null Universidade de Fortaleza irá ofertar disciplina com foco na agenda ESG

Seg, 26 Junho 2023 09:33

Universidade de Fortaleza irá ofertar disciplina com foco na agenda ESG

Alunos poderão desenvolver projetos na área de empreendedorismo, gestão e sustentabilidade para solucionar problemas reais de empresas parceiras da Unifor

A disciplina será ofertadas para todos os cursos do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão da Unifor (Foto: Getty Images)

No semestre 2023.2, a Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, vai ofertar a nova disciplina de “Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade”, com foco na agenda ESG (Environmental, Social and Governance). Cada vez mais buscado no mercado, o termo representa uma visão estratégica focada em questões ambientais, sociais e de governança corporativa.

Concebida pelo curso de Administração, a disciplina será disponibilizada na matriz curricular de todas as graduações do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG), que engloba 14 cursos (bacharelado e tecnológico), como Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Moda, Publicidade e Propaganda, Design, dentre outros.

A iniciativa é resultado do sucesso do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES) da Unifor. Proporcionando aos alunos experiências de aproximação com o mercado, o espaço atende gratuitamente quem tem dúvidas sobre como abrir uma empresa e potencializar os negócios, além de fornecer orientações relacionadas ao empreendedorismo.

Segundo Rogério Barros, coordenador do EGES, a matéria letiva vem com uma série de atrativos, vivências, seminários e mentorias de pessoas externas à Universidade, como empreendedores. “Queremos disponibilizar todo um ambiente de aprendizagem favorável para o aluno se desenvolver e, logicamente, trazer ideias e projetos relevantes para contribuir com a agenda ESG”, afirma.

Com início das aulas em agosto, a disciplina busca colocar o aluno como protagonista, com desafios e parceiros reais e, sobretudo, com um trabalho feito em equipe, sendo mentorado por professores experientes na área.

Como surgiu a disciplina?

Durante a pandemia, o Escritório desenvolveu ações visando a retomada da economia e para ajudar o pequeno empreendedor a se fortalecer, aumentando sua competitividade. Uma série de iniciativas foi realizada, como eventos, seminários, lives e conteúdos publicados em veículos de comunicação.

“Nosso objetivo sempre foi fortalecer o pequeno empreendedor. Começamos a trazer essa ideia para as salas de aula e passamos a levar desafios reais para os alunos serem protagonistas e participarem ativamente, por exemplo, da mitigação dos efeitos da pandemia nas pequenas e médias empresas, e começamos a atrair grandes parceiros para isso”Rogério Barros, professor e coordenador do EGES

Em 2022, uma parceria com o banco Santander realizou a premiação das melhores ideias de alunos voltadas à mitigação dos efeitos da pandemia para micros e pequenos empreendedores. O professor explica que, dentro desse guarda-chuva, abriram o leque para iniciativas da agenda ESG que os alunos gostariam de trabalhar. Daí, surgiram vários projetos interessantes, pontua Rogério.

A ideia é que os projetos desenvolvidos possam mitigar os impactos sociais e ambientais e promover, sobretudo, a transparência, a ética e a governança. Isso serve para que as empresas não só cresçam, mas se consolidem de uma maneira justa, promovendo equidade e transformando a sociedade. “É isso que nós queremos”, diz o coordenador.

“O EGES tem esse método em sala de aula de aproximar grandes parceiros, trazer as agendas que são mais urgentes. Neste próximo semestre, vamos trabalhar muito a agenda ESG, especialmente a questão do clima e a mitigação dos impactos climático”, reforça.

+ O momento ideal para ser um profissional de ESG

Sobre o EGES

Criado em 2011 para fomentar a cultura empreendedora na Unifor, o Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES) é responsável por programas e projetos que visam colocar o aluno como protagonista no processo de ensino, aperfeiçoando as habilidades necessárias para se destacarem no mercado de trabalho.

O EGES opera como agente transformador dentro da Unifor, aproximando as demandas das empresas às salas de aula (Foto: Ares Soares)

O EGES atua diretamente na captação de empresas públicas e privadas, aproximando suas demandas da sala de aula, proporcionando aos estudantes experiências práticas e gerando soluções para as necessidades dessas organizações. Como um agente transformador, promove iniciativas que reforçam o papel da Unifor como produtora e disseminadora de conhecimento.

Além do Santander, o Escritório já teve como parceiros, por exemplo, o Hard Rock Café e o Evino, maior clube de vinho da América do Sul. Entre os projetos do espaço também estão: