A literacia da informação e sua importância na avaliação de fontes confiáveis de informação

Buscar informações no meio digital nunca esteve tão acessível, mas encontrar de fato aquilo que se procura, não é uma tarefa fácil. O número cada vez maior de produtores de conteúdo na internet torna a disseminação da informação, sem um parecer técnico ou científico, numa fonte inesgotável de desinformação. Qualquer indivíduo na sociedade digital precisa estar apto a identificar fontes de informações confiáveis, utilizar critérios de qualidade de informação, checar possíveis fake news e saber como categorizar informações a nível elementar, utilitário ou científico. Treinar esse olhar minucioso é uma competência que envolve a literacia da informação ou literacia informacional.

A literacia da informação

A literacia informacional é definida como a capacidade de reconhecer quando há necessidade de informação e conseguir identificar, localizar, avaliar e utilizar eficazmente essa informação, sendo um conjunto integrado de habilidades que vai além da simples busca de informações. É a capacidade de refletir sobre a natureza da informação, compreender seu valor e utilizá-la de forma crítica e ética (APA, 1989; Sanches; Borges, 2021). Ou seja, é uma competência essencial para desenvolver habilidades que podem ser aplicadas ao longo da vida social, acadêmica e profissional. 

No ensino superior, então, investir em competências de literacia da informação é fundamental. Ao compreender e gerir informações de forma eficaz, os estudantes podem aprimorar o seu potencial enquanto pesquisadores e elaborar trabalhos acadêmicos com um maior valor de confiabilidade (Sanches, 2019).

Fontes de informação para pesquisa científica e acadêmica

A informação científica está registrada em diferentes tipos de meios de comunicação, como os artigos científicos, publicados em revistas científicas (ou periódicos); os livros técnico-científicos; os Trabalhos de Conclusão de Curso (Monografias, Dissertações e Teses), papers, entre outros.

A principal fonte de informação para a pesquisa científica e acadêmica são os Portais de Periódicos e as bases de dados científicas.

Os Portais de Periódicos disponibilizam acesso ao conteúdo de várias bases de dados científicas em suas plataformas. Um exemplo é o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com 396 bases em todas as áreas do conhecimento para acesso da comunidade científica que possui vínculo com as Instituições de Ensino Superior no Brasil.

Já as Bases de Dados científicas, são plataformas que reúnem e disponibilizam o conteúdo de revistas científicas, as quais são criteriosamente selecionadas para as compor. A Web of Science (Clarivate) e Scopus (Elsevier) são as maiores fontes de informação científica no mundo, tem como alguns de seus critérios: frequência de publicação, a composição de seu conselho editorial, revisão por pares, relevância do conteúdo e indicadores de impacto.

Critérios de avaliação da informação científica em fontes de informação

Os critérios de avaliação de informação estão constantemente sendo atualizados e estudados por autores em áreas multidisciplinares, mas é apresentamos aqui quatro critérios iniciais (Dutra; Barbosa, 2017) para determinar se a fonte analisada pode ser considerada para fins de pesquisa científica ou acadêmica, sendo estes:

  1. Atualidade da Informação: A depender da área de estudo ou objeto de estudo, é imprescindível que os dados e informações utilizados sejam os mais atuais. Garantindo que você aborde o conhecimento mais moderno disponível;
     

  2. Integridade da Informação ou Confiabilidade: Uma fonte confiável é aquela que foi produzida por uma fonte respeitável e que passou por um processo de revisão por pares ou foi reconhecida como autoridade no assunto;
     

  3. Autoria ou Origem da Informação: É a capacidade de localizar o responsável pela produção da fonte de informação;
     

  4. Relevância ou Importância: É a relação entre a informação encontrada e o tema da sua pesquisa. Se ela está exaustivamente apresentada ou ao nível superficial da informação que você necessita.

As Instituições de Ensino Superior através de suas Bibliotecas Universitárias disponibilizam fontes de informação para as pesquisas científicas e acadêmicas. Cabe a estas bibliotecas o papel de divulgar e capacitar a comunidade acadêmica a utilizar estes recursos eficientemente a fim de fomentar a produção científica da Universidade, sendo a peça-chave para desenvolver as competências da literacia informacional e formar pesquisadores referente ao uso da informação.

Diante das inesgotáveis fontes de informação digitais, é urgente utilizar as competências da literacia informacional para discernir o que se deve replicar ou perpetuar em produções acadêmicas. Tal competência perpassa a capacidade de navegar na internet ou de utilizar um smartphone: ela demanda uma análise consciente e crítica dessas fontes, tendo impacto direto na produção e disseminação do conhecimento científico e acadêmico.

A Biblioteca Central da Unifor oferece capacitações para o uso dos recursos informacionais disponíveis para a comunidade acadêmica. Entre em contato conosco: sec@unifor.br | (85) 3477-3167 (Whatsapp). 
Confira o nosso canal no Youtube com Tutoriais sobre os recursos digitais disponibilizados pela Biblioteca Central da Unifor: https://www.youtube.com/@BibliotecaDigitalTutoriais

Referências

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION (ALA). Presidential Committee on Information Literacy: Final Report. ALA. Washington, 1989. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/publications/whitepapers/presidential. Acesso em: 1 mar. 2024. 

DUTRA, F. G.; BARBOSA, R. R. Modelos e critérios para avaliação da qualidade de fontes de informação: uma revisão sistemática de literatura. Informação & Sociedade, [s.l.], v. 27, n. 2, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/32676. Acesso em: 1 mar. 2024.

SANCHES, T. Citar e referenciar: uma estratégia formativa para o uso ético da informação e prevenção do plágio em meio acadêmico. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 24, n. 3, p. 59–72, jul. 2019.  Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/hNDBzcbrwyy9bYGTFVt7wDS/?lang=pt#. Acesso em: 1 mar. 2024.


Dayanne Araújo - Bibliotecária do Setor de Apoio ao Ensino e a Cultura