ABNT NBR 10520:2023: saiba o que mudou com a atualização da norma de citações

Após 21 anos, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) atualizou a NBR 10520, alinhando com as últimas reformulações realizadas no Comitê Brasileiro de Informação e Documentação (ABNT/CB-014), entrando em concordância com a NBR 6023 (Referências - elaboração), atualizada em 2020.

Deste modo, temos mudanças importantes que precisam ser revisitadas nas regras gerais e específicas quanto a apresentação das citações em documentos, pois a mesma já está em vigor desde 19 de julho. Vejam quais são:

1. Nas citações de pessoas físicas 

A principal mudança é na apresentação da autoria de pessoa física entre os parênteses. Antes o sobrenome dos autores eram em letras maiúsculas e agora somente as letras iniciais serão maiúsculas. 

Ex.: (Silva, 2019, p. 1).

2. Nas citações de pessoas jurídicas

O nome da pessoa jurídica ou sua sigla deve ser grafado em letras maiúsculas e minúsculas. Recomenda-se, no entanto, que as siglas sejam grafadas em letras maiúsculas.

Citação no texto com o sistema de chamada para pessoas jurídicas por extenso:
Ex.: (Organização Mundial da Saúde, 2010, p. xi).

Citação no texto com o sistema de chamada para pessoas jurídicas utilizando a sigla:
Ex.: (IBGE, 2011, p. 3).

3. Citações com quatro ou mais autores pode-se utilizar a expressão et al.

Nas citações com quatro ou mais autores, pode ser usada a expressão et al. (em itálico) após o sobrenome do primeiro autor, ainda que, nas referências, constem todos os autores. Lembrando que qualquer recurso utilizado, deve ser uniformizado no documento.

Ex.: Maciel et al. (2019, p. 163) ou Maciel, Brum, Del Bianco e Costa (2019, p. 163).

4. Nas citações com fontes informais e/ou não publicadas

Informações obtidas por meio de fontes não publicadas formalmente, como palestras, discursos, comunicações, entre outros, devem ser mencionados no texto ou em nota de rodapé explicativa.

5. Nas citações de pesquisas em andamento

Pesquisas em andamento e/ou documentos gerados através delas devem ser mencionadas no texto e em nota de rodapé explicativa.

6. Nas citações diretas

A indicação de página ou localização deve ser acrescentada se houver. Para paginação usar abreviatura p. e para localização usar a abreviação local.

Ex.: (Bourdieu, 2004, p. 28) ou (Dongo-Montoya, 2009, local. 264) ou (Brasil, 1999).

Para documentos não paginados e/ou documentos eletrônicos, convém indicar a localização do trecho citado como consta no documento.

Ex.: (Brasil, 1998, cap. V, art. 49, inc. I) ou (Cidade [...], 2002, 9min 41s).

7. Indicação do volume, tomo e/ou seção em livros

Volume, tomo e/ou seção, se houver, devem ser indicados. Volume e número de publicações periódicas não devem ser indicados.

Ex.: (Senac, 1979, v. 1, p. 16).

8. Recuo nas citações diretas com mais de 3 linhas ou citação direta longa

O recuo de 4 cm agora é uma recomendação, mantendo-se o espaçamento simples, letra em fonte menor à utilizada no texto, sem aspas duplas. Deste modo, entende-se que qualquer recuo a partir da margem esquerda, já atende ao indicado.

9. Ponto final nas citações

Na norma de 2002, existia uma confusão se o ponto final encerrava a frase ou o trecho da citação, o que gerava duplicação de pontuação. Agora, a regra deixou claro que o ponto final deve ser usado para encerrar a frase e não a citação.

Ex.: “Na década de 1930, Piaget desenvolve um programa de pesquisa experimental junto aos seus três filhos [...]” (Dongo-Montoya, 2009, local. 264).

Para consultar a norma NBR 10520/2023 na íntegra através dos recursos digitais disponíveis para comunidade acadêmica da Unifor, acesse a plataforma Target GedWeb pelo Unifor On-line > Biblioteca > Biblioteca - acervos. Consulte o nosso Tutorial, clicando aqui.

Caso precise de mais informações, o Setor de Apoio ao Ensino e a Cultura da Biblioteca Central da Unifor oferta o serviço de orientações e esclarecimentos, e capacitações nas normas da ABNT referentes às citações em documentos, referências e quanto à formatação de trabalhos acadêmicos. Para agendar, entre em contato através do e-mail sec@unifor.br ou (85) 3477-3167.


Dayanne Araújo - Bibliotecária do Setor de Apoio ao Ensino e a Cultura
Rosana Marinho - Bibliotecária do Setor de Processamento Técnico