Ciência de dados: perspectivas para tempos modernos

Com o constante acesso à web, resultado de uma grande produção e explosão de dados gerados por usuários ao redor do mundo, o estudo da Ciência de Dados e Big Data tornou-se pauta para vários profissionais e pesquisadores e vem ganhando destaque ao longo dos anos. Para Saldanha (2021) “O termo ‘ciência de dados’ vem se consolidando como um campo de convergência tecnológica, científica, acadêmica, filosófica e pragmaticamente interdisciplinar [...]” e de uma forma mais prática, trata-se basicamente em conseguir extrair padrões e retirar o máximo de informações do que têm de dados. Saldanha (2021) afirma ainda que a “[...] a big data é um dos aspectos do campo da ciência de dados que trata de outros aspectos, como estratégias para extração, transformação e carga dos dados, modelagem, construção e avaliação de algoritmos [...]”.

O profissional que trabalha diretamente com a Ciência de Dados e Big Data é denominado como “cientista de dados” e, atualmente, algumas universidades do Brasil disponibilizam o curso. Com isso, surgem algumas dúvidas do que de fato esse profissional faz e quais são as suas atividades. O cientista de dados precisa ter uma comunicação assertiva para conseguir encontrar os dados corretos e contextualizados para a necessidade de negócio da organização ou setor, já que a informação só se torna coerente a partir de um contexto. É necessário entender o que está coletando para gerar insights e responder questões relevantes para problemas de negócio. Além de ter uma bagagem de matemática, estatística e saber utilizar da programação para poder empregar toda a manipulação dos dados.

Outro ponto importante a relacionar com o assunto é a ética na Ciência de Dados, já que lida com questões referentes à privacidade e ao uso responsável dos dados e principalmente de dados sensíveis. É necessário ter um olhar crítico quanto aos conjuntos de dados, mesmo que não sensíveis, pois a coleta pode ocorrer de forma enviesada, para respaldar ou deslegitimar pesquisas.

Para saber mais sobre o assunto, confira o 23º episódio do LibriCast, o podcast da Biblioteca Central da Unifor clicando aqui.

Referências

SALDANHA, Raphael de Freitas; BARCELLOS, Christovam; PEDROSO, Marcel de Moraes. Ciência de dados e big data: o que isso significa para estudos populacionais e de saúde? Cadernos Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 29 (spe), p. 51-58, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cadsc/a/JWLSWTVvPcKkkbB6p5VPVTL/#. Acesso em: 12 de set. 2023.

Valeska Sousa - Bibliotecária do Setor de Empréstimos