Conheça o novo sistema da Biblioteca Central da Unifor

A Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza, ao longo de sua existência, sempre buscou a otimização dos seus serviços, visando se alinhar à modernização da Universidade e às novas tendências nas linhas de pesquisa, ensino e extensão.

Nesse cenário, a Biblioteca Central apresenta para toda a comunidade acadêmica o seu novo sistema de gerenciamento de acervo. Além de contar com uma interface moderna e amigável, a nova Busca Integrada vantagens como:

• Recursos de acessibilidade: A Busca Integrada está disponível em três idiomas (português, inglês e espanhol) e possui contraste ajustável para melhor visualização e tamanho da fonte personalizável;

• Espaço do usuário personalizado, onde é possível consultar seus empréstimos, histórico de serviços e renovar livros;

• Realizar renovações de empréstimo a qualquer momento dentro do prazo;

• Possibilidade de reservar livros diretamente na Busca Integrada;

• Possibilidade de criar listas de títulos selecionados do catálogo para compartilhar por e-mail;

• Possibilidade de criar lista de Favoritos;

• Possibilidade de gerar referências das obras do acervo conforme as normas da ABNT.

Como utilizar a nova Busca Integrada?

A autenticação no novo sistema acontece juntamente com a autenticação no Unifor Online, digitando matrícula e senha. Depois, no menu superior, clique em biblioteca, em seguida biblioteca acervos e sem seguida, clique no ícone Busca Integrada.

No canto superior direito você encontra o Espaço do usuário com a sua foto. Nele estão disponíveis os seus avisos, empréstimos e reservas.

Para renovar suas obras basta acessar “Empréstimos” e selecionar os itens a serem renovados.

Para iniciar sua pesquisa em nosso catálogo de obras físicas e digitais, retorne à página inicial da Busca Integrada, clicando na logo da Unifor. A caixa de busca rápida fica localizada na região superior da página: clique na caixa, insira seus termos de busca e clique na lupa, à direita, para ver os resultados. Com o resultado da busca sendo exibido, use os filtros na lateral esquerda para refinar o conteúdo desejado.

Caso a obra que deseja não esteja disponível para empréstimo, você já poderá fazer a reserva através do próprio catálogo utilizando o botão Reservar. É importante observar detalhes do exemplar, como: edição, ano e volume. Quando sua reserva for liberada, uma notificação será enviada para a seção Meus Avisos, no Espaço do Usuário e por e-mail. Lembre-se que é muito importante manter o seu e-mail atualizado no Unifor Online.

Para fazer uma pesquisa por assunto ou autor numa base de dados específica: como a Minha Biblioteca, a Lectio ou a Cambridge, basta digitar o autor ou o assunto   adicionado do sinal de + (adição) e a base de livros digitais contemplada na Busca Integrada.

Exemplo: DIREITO CONSTITUCIONAL + minhabiblioteca

Os resultados de sua pesquisa se darão somente por títulos presentes na base específica que você escolheu. Clique no hiperlink para fazer a sua leitura.

Requisitos de técnicos para acesso às bases de dados

Caso você esteja utilizando o navegador Safari:

- Em seu iPhone ou iPad, vá até Ajustes > Safari > Configuração > Geral e desabilite o bloqueio de pop-ups.

- No Macbook, tente configurar o acesso em sites e habilite os pop-ups para o site. Caso esteja utilizando outros sistemas operacionais, lembre-se de ativar os pop-ups nos demais navegadores.

Essas configurações permitirão que sua leitura aos títulos das bases de dados ocorra sem nenhuma interferência.

Em caso de dúvidas entre em contato com a Biblioteca Central através do telefone ou Bibliozap 85 3477-3257 ou e-mail: bibemprestimo@unifor.br. Acesse aos tutoriais aqui.

Busca Integrada, mais acesso ao conhecimento!

Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza