null Ciclo de Palestras: papel da enfermagem no pré e pós-transplante é tema de novo encontro

Ciclo de Palestras: papel da enfermagem no pré e pós-transplante é tema de novo encontro

O evento é aberto ao público e faz parte da programação da campanha Doe de Coração 2022. A palestrante será a doutora em Enfermagem, Mônica Studart.


A palestra faz parte da programação da 20ª edição da campanha Doe de Coração, que acontece até o fim do mês de setembro (Foto: Ares Soares)
A palestra faz parte da programação da 20ª edição da campanha Doe de Coração, que acontece até o fim do mês de setembro (Foto: Ares Soares)

Nesta quarta-feira, 14, a 20ª edição da Doe de Coração, iniciativa da Fundação Edson Queiroz, traz mais uma palestra em sua programação. A partir das 9h30, na Videoteca da Universidade de Fortaleza, a Dra. Mônica Studart, coordenadora da Residência Multiprofissional em Transplantes do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e professora da Unifor, falará sobre o papel da enfermagem no pré e pós-operatório de transplantados. O evento é aberto ao público.

Segundo a doutora em Enfermagem, a assistência no pré e pós-transplantes de órgãos e tecidos é sistematizada sob a forma holística nos cuidados com os pacientes, respeitando as especificidades e demandas de cada um. O processo desse trabalho e a importância das suas etapas serão alguns dos assuntos abordados em sua palestra. 

“O cuidado sistematizado permite traçar diagnósticos de enfermagem para organizar a assistência ao paciente, permite ainda fazer um acompanhamento e uma avaliação do serviço prestado com foco na segurança e promoção da saúde”, ressalta a docente.

Graças aos potenciais doadores e aos profissionais da Saúde do Ceará, o transplante de órgãos e tecido não parou durante o período mais crítico da Covid-19. Dentre eles, estavam os profissionais da Enfermagem, cuja assistência é essencial para garantir a segurança do paciente transplantado. “É o cuidado diferenciado, humanizado e com alto padrão de qualidade”, afirma Studart.

“Os desafios foram em muitos aspectos. Dentre eles, a redução dos transplantes, o agravamento da saúde dos que já se encontravam transplantados e a necessidade de fazer consultas online”, relembra a coordenadora.

Doe de Coração

Atualmente, o Ceará registra 937 transplantes de órgãos e tecidos. Das 462 notificações de potenciais doadores, 159 foram efetivadas de janeiro a agosto deste ano. A campanha Doe de Coração é uma iniciativa que tem estimulado a conscientização sobre a solidariedade, alén do valor da doação de órgãos e tecidos para salvar vidas.

De acordo com a Dra. Mônica Studart, esse projeto idealizado e realizado pela Fundação Edson Queiroz impulsiona o aumento dos números de transplantes no Estado. “A campanha já é um ícone na nossa cultura e no nosso meio. Ela traz consigo um impulso fantástico para aumentar a doação de órgãos”, fala.

Sorteio de camisas

As atividades da 20ª edição da campanha Doe de Coração ocorrerão até o fim do mês. Além do ciclo de palestras, serão realizadas atividades em espaços públicos, como Avenida Beira-Mar e o Parque Estadual do Cocó, sorteio de camisas, distribuição de folders, cartazes e outros materiais informativos para a população são algumas das ações programadas.

Quem participar da palestra poderá concorrer ao sorteio da camisa oficial da campanha. Neste ano, o redesenho da marca da campanha, feita em bordado sobre tela, traz a assinatura do artista plástico, designer gráfico e ilustrador Mario Sanders. Nascido em Aquiraz, o cearense atua no segmento das artes desde 1980. Foi premiado no tradicional Salão de Abril e marcou presença em diferentes edições da Unifor Plástica.

Serviço

Palestra “O papel da enfermagem no pré e pós-operatório de transplantados”
Palestrante: Dra. Mônica Studart, Coordenadora da Residência Multiprofissional em Transplantes do Hospital Geral de Fortaleza (HGF)
Data: 14 de setembro de 2022
Horário: 9h30
Local: Videoteca do Centro de Convivência da Unifor - Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz