null Doe de Coração homenageia profissionais na área de transplantes

Seg, 30 Agosto 2021 14:52

Doe de Coração homenageia profissionais na área de transplantes

A divulgação dos homenageados acontecerá na live de lançamento da campanha de doação de órgãos e tecidos da Fundação Edson Queiroz, dia 1º de setembro, às 10h.

"Saber que é possível dar novas experiências de vida ao outro é saber que somos, sim, corresponsáveis por esse mundo que habitamos", Lia Brasil - diretora do Centro de Ciências da Saúde da Unifor (Foto: Ares Soares)

A 19ª edição do Movimento Doe de Coração, iniciativa da Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição da Fundação Edson Queiroz, homenageia profissionais de saúde que se destacaram na realização de transplantes de órgãos e tecidos em 2020. São professoras e professores que representam os cursos de graduação do Centro de Ciências da Saúde, de áreas que atuam diretamente com transplantes de órgãos e tecidos, além de uma profissional da Secretaria da Saúde do Ceará.

“O reconhecimento da Universidade de Fortaleza consolida um sentimento de gratidão a nossos profissionais que possibilitam por meio da realização de um transplante ou na reabilitação de um transplantado novas possibilidades de se viver”, ressalta a diretora do Centro de Ciências da Saúde da Unifor, Lia Brasil.

Lecionando na Unifor há 26 anos, ela destaca o suporte que a Universidade de Fortaleza dá à formação dos alunos e ao exercício de suas atividades na área de transplantes de órgãos e tecidos. “Os cursos de graduação do Centro de Ciências da Saúde da Unifor se caracterizam por formar profissionais generalistas aptos a atuar em diversos cenários e níveis de atenção à saúde, favorecendo o desenvolvimento das competências do século XXI exigidas no mundo do trabalho atual”, diz.

No dia 27 de setembro, Dia Nacional da Doação de Órgãos, o Movimento Doe de Coração realizará a solenidade de homenagem aos profissionais de saúde, com a entrega de uma placa alusiva ao reconhecimento pelos serviços prestados aos transplantes. O evento será transmitido, às 18 horas, nas redes sociais da Unifor e TV Unifor (181 NET).

Reconhecimento

A homenagem é um reconhecimento da Fundação Edson Queiroz e da Universidade de Fortaleza ao trabalho e à dedicação dos profissionais de saúde pela realização de transplantes, mesmo em tempos de pandemia de Covid-19. Uma comissão de professores do Centro de Ciências da Saúde da Unifor foi responsável pela escolha dos homenageados. Destaques nas áreas de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Educação Física e Farmácia.

“Uma homenagem é sempre um reconhecimento, uma valorização dos profissionais envolvidos, o que promove mais motivação para continuar o trabalho. E, também, pode servir de inspiração a outros profissionais da saúde e aos próprios egressos dos cursos para continuarem a desenvolver ações a favor da ampliação da doação de órgãos em nosso estado, assim como atuarem profissionalmente nessa área”, enfatiza.

De acordo com a diretora do Centro de Ciências da Unifor, no decorrer dos anos, a Universidade de Fortaleza vem desempenhando um papel essencial na área de transplantes. Com a 19ª edição do Movimento Doe de Coração, “a Unifor busca uma maior sensibilização e reconhecimento da população, assim como o engajamento de seus acadêmicos na luta por salvar vidas”.

“Saber que é possível dar novas experiências de vida ao outro é saber que somos, sim, corresponsáveis por esse mundo que habitamos. Portanto, agradeço aos profissionais da saúde por possibilitarem uma nova chance de vida aos pacientes, bem como a população que num gesto de amor ao próximo e à vida se dispõe a ser doadora”, diz Lia Brasil.

Transplantes no Ceará

O agravamento da pandemia provocou a queda nas taxas de doação e transplantes, mas não venceu a esperança de quem luta para salvar vidas. Apesar das dificuldades provocadas pela Covid-19, os transplantes não foram suspensos no Ceará. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado, já foram realizados mais de 780 transplantes de órgãos e tecidos neste ano. Em 2020, o estado registrou 1.122 transplantes.

Doe de Coração 2021

O lançamento da campanha será no dia 1º de setembro, às 10h, quando serão apresentados os nomes dos profissionais que serão homenageados. A live terá participação da professora de Medicina da Unifor e coordenadora do Doe de Coração 2021, a nefrologista Janaína Ramalho; do professor de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) e presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o hepatologista Huygens Garcia, e do presidente da Associação Brasileira de Transplantados (ABTx), o gastroenterologista Edson Arakaki.

Com o tema Doe de Coração e os desafios do transplante de órgãos e tecidos em tempos de pandemia de Covid-19, a live terá mediação da jornalista Taís Lopes, e será transmitida nas redes sociais da Unifor e TV Unifor (181 NET).