null Encerramento da Doe de Coração 2023 apresenta principais resultados obtidos pela campanha

Ter, 26 Setembro 2023 15:05

Encerramento da Doe de Coração 2023 apresenta principais resultados obtidos pela campanha

A 21ª edição da iniciativa promoveu diversas ações de conscientização e sensibilização. Entre as atividades realizadas, destaca-se a projeção mapeada da marca no Cristo Redentor


Profissionais de destaque na área de doação de órgãos foram homenageados durante a ocasião (Foto: Ares Soares)
Profissionais de destaque na área de doação de órgãos foram homenageados durante a ocasião (Foto: Ares Soares)

Nesta terça-feira, 26 de setembro, aconteceu a cerimônia de encerramento da Doe de Coração 2023, no Auditório da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz. Na ocasião, foram apresentados os principais resultados obtidos pela campanha de estímulo à doação de órgãos e tecidos, além de homenagear quatro profissionais da saúde que possuem atuação de destaque em prol dos transplantes no Ceará. 

“Esse momento que fazemos aqui na Universidade é muito importante para que possamos conscientizar as pessoas e mostrar a importância da doação de órgãos. Nós tivemos várias ações durante essa edição, em hospitais, clínicas, espaços públicos, praças, entre outros. Então, quero agradecer a todos vocês e dizer que esse ano foi muito importante para a campanha”, afirma Randal Pompeu, reitor da Unifor, em sua fala durante o evento. 

Em 2023, a Doe de Coração chegou a sua 21ª edição de forma histórica. Durante o mês de setembro, a campanha promoveu diversas ações de conscientização e sensibilização, e entre as atividades realizadas, destaca-se a projeção mapeada da marca da campanha no Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno. A iniciativa, realizada no dia 20 de setembro, reuniu milhares de espectadores em transmissão ao vivo nos canais da Unifor e foi noticiada nos principais portais do Brasil, viabilizando uma repercussão nacional a favor da doação de órgãos. 

“Para mim, é muito claro o alcance dessa marca, que já é uma referência no assunto mas ainda podemos mobilizar muitas pessoas em prol do movimento, tornando o nosso trabalho constante. Eu agradeço a todos que contribuíram para o sucesso da edição este ano, e espero que o sentimento gerado durante esses 20 dias se perpetue ao longo do ano, para que possamos estar juntos novamente em 2024, ajudando cada vez mais pessoas que esperam por um transplante”, declarou Jailton Vieira, coordenador da Doe de Coração 2023.

O evento de encerramento homenageou ainda quatro profissionais da saúde que possuem destaque na prestação de serviços em prol dos transplantes de órgãos no Ceará. São eles: Clayton Aguiar, professor do curso de Medicina e coordenador das Ligas Acadêmicas da Unifor; Ilana Farias, egressa do curso de Farmácia da instituição, Jailton Vieira, docente do curso de Medicina; e Kátia Castelo, professora de Fisioterapia da Universidade.

“Gostaria de agradecer essa homenagem e desejar que a gente perpetue essa iniciativa em nossos corações, para as nossas famílias. [Espero] que, cada vez mais, consigamos propagar o bem por meio da doação de órgãos”, disse Kátia Castelo ao receber a condecoração. 

Para o professor Clayton, a homenagem reverberou ainda mais a atuação das ligas acadêmicas de Medicina na campanha. "Agradeço a oportunidade das ligas cada vez mais se empoderarem e terem noção da responsabilidade social que elas promovem", acrescentou. 

Ilana Farias agradeceu o reconhecimento e relembrou as responsabilidades e desafios do transplante, assim como reforçou o quão lindo e gratificante o trabalho é. “Eu tenho muito orgulho de fazer parte disso, e fico especialmente feliz por essa homenagem partir da Unifor, instituição em que convivi tantos anos e fui tão feliz", finalizou. 

Simpósio Transplante do Coração: Um Caminho para a Vida

Ainda como parte da programação da Doe de Coração, será realizado no dia 28 de setembro, o Simpósio Transplante do Coração: Um Caminho para a Vida, com a participação de cirurgiões do Hospital de Messejana, referência de transplantes cardíacos no Brasil, e do Instituto do Coração da Criança e do Adolescente (Incor Ceará), entidade parceira do evento. Além disso, seguem em exposição no hall do Centro de Convivências (CC), durante a última semana de setembro, imagens de transplantes e transplantados feitas pelo fotógrafo João Palmeiro.