null Fundação Edson Queiroz e Incor Ceará promovem simpósio sobre transplante cardíaco

Qui, 14 Setembro 2023 18:02

Além das palestras, haverá exposição fotográfica e distribuição de livros. Eventos fazem parte da campanha Doe de Coração

Dentro da programação da campanha Doe de Coração 2023, a Fundação Edson Queiroz realiza dia 28 de setembro, o Simpósio Transplante do Coração: Um Caminho para a Vida, com a participação de cirurgiões do Hospital de Messejana, referência de transplantes cardíacos no Brasil, e do Instituto do Coração da Criança e do Adolescente (Incor Ceará), entidade parceira do evento. O simpósio será aberto ao público, mediante inscrição prévia, e acontecerá a partir das 18h30, no Teatro Celina Queiroz, da Universidade de Fortaleza (Unifor). Os interessados poderão fazer a inscrição nesse link. O evento conta com o apoio da Escola de Pediatria do Incor Ceará.

Além do simpósio, a Fundação Edson Queiroz e o Incor Ceará vão realizar na última semana de setembro exposição no hall do Centro de Convivência da Unifor com imagens de transplantes e transplantados feitas pelo fotógrafo João Palmeiro. As fotos fazem parte do livro que leva o mesmo nome do simpósio, de autoria dos médicos Valdester Cavalcante Pinto Jr., João David de Souza Neto, Juan Alberto Cosquillo Mejia e Kátia Castello Branco e editado em celebração aos primeiros transplantes cardíacos realizados no Brasil e no Ceará. Durante o simpósio serão distribuídos exemplares do livro aos presentes.

A programação do simpósio vai discutir temas como o preparo de pacientes candidatos a transplantes, como viabilizar mais corações para transplantes e o transplante cardíaco pediátrico. Além das palestras com renomados profissionais da área, o simpósio terá espaço também para debates entre os palestrantes e a plateia, com mediação do Dr. Valdester Cavalcante Jr., diretor do Incor Ceará.

Doe de Coração

A Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Unifor, lançou dia 5 de setembro a 21ª edição da Doe de Coração. Desde 2003, a campanha desenvolve ações para informar, conscientizar e mobilizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos. Durante todo o mês de setembro são realizadas ações de conscientização e sensibilização no Campus da Unifor e em hospitais, clínicas e empresas parceiras.

Os números de doadores efetivos e de transplantes no Ceará já apresentam aumento em comparação a 2020, período em que houve uma queda brusca nos registros de doações e transplantes de órgãos no Ceará devido à pandemia de Covid-19. Se naquele ano o número total de transplantes chegou a 1.122, o menor desde 2010, a partir de 2021 os transplantes voltaram a ultrapassar a marca de 1.500 anuais, segundo dados do IntegraSUS, portal de transparência da Saúde do Ceará.

Atualmente, segundo o Ministério da Saúde, mais de 65 mil pessoas estão na fila de transplante de órgãos no Brasil, um dos maiores números do século 21. E o assunto ganhou destaque na mídia nacional nos últimos dias com o caso do apresentador de televisão Fausto Silva, que está na fila de espera por um transplante cardíaco. No último fim de semana, após 15 dias de internação, o quadro de insuficiência cardíaca de Faustão se agravou e o hospital anunciou que ele vai precisar de um transplante de coração. A fila de espera por esse tipo de transplante no Brasil é de 387 pacientes.

Programação do Simpósio Transplante do Coração: Um Caminho para a Vida

• 18h30 às 18h50 : Apresentação da Camerata Unifor
  • 18h50 às 19h10: Aspectos multidisciplinares no preparo do paciente candidato a transplantes
  • Drª Francisca Helena Gadelha de Lima
  • 19h10 às 19h30: Transplante cardíaco pediátrico – Drª Isabel Cristina Leite Maia
  • 19h30 às 20h40: Debate – Mediação Dr. Valdester Cavalcante Jr.
  • 20h40 às 21h30: Como viabilizar mais corações para transplante? – Dr. Juan Alberto Cosquillo Mejia

Simpósio Transplante do Coração: Um Caminho para a Vida
28 de setembro de 2023 (quinta-feira)
A partir das 18h30