Qualidade em Saúde - Da Gestão ao Cuidado Centrado no Paciente Curso de Curta Duração

Médico em atendimento

Objetivos Gerais

Proporcionar aos participantes uma experiência única na discussão prática de casos relacionados à gestão da qualidade e cuidado ao paciente.

Objetivos Específicos

 Apresentar experiências práticas nas áreas de gestão, qualidade e segurança do paciente; Promover a discussão entre palestrantes e participantes para melhor desenvolvimento dos temas propostos.

Público Alvo

Todos os profissionais e estudantes envolvidos com a gestão e assistência à saúde.

Conhecimentos necessários para participação no curso

Conhecimentos básicos em qualquer área da saúde.

Carga Horária
13h

Vagas
150 vagas

Informações para contato

Divisão de Pós-Graduação e Educação Continuada

  • E-mail de contato: educacaocontinuada@unifor.br
  • Fone de contato: 3477.3114
  • Endereço de contato: Bloco B - Sala 8

Mais Informações

Até 03 de junho de 2019, ou enquanto houver vagas.

de 14 e 15 de junho de 2019.

8h às 18h (6ª feira)  8 às 12h (sábado)

SIMPÓSIO DA QUALIDADE EM SAÚDE 

SUBMISSÃO DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA :


1. Normas para inscrição: 
Os relatos deverão ser encaminhados, sob a forma de resumo estruturado simples de até 300 palavras. A totalidade de palavras do resumo deverá incluir introdução, objetivos, método, resultados e conclusões. O texto deverá ser digitado sem parágrafos, de acordo com a norma culta; fonte Times New Roman 12; espaço simples entre linhas; margens superior, inferior, direita e esquerda (2,0 cm). 
O título completo deverá ser escrito em letras maiúsculas, centralizado. Na linha seguinte, deverão constar os nomes completos dos autores, sublinhando-se o nome do relator.  
O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central do evento: Qualidade em saúde. 
No rodapé deverá constar a categoria profissional, titulação, cargo ou função dos autores, instituição de origem e um endereço eletrônico válido do relator para contato. 


2. Normas para apresentação: 
Os resumos aprovados deverão ser apresentados em modelo power point ou em outra modalidade de exposição oral com limite máximo de 15 minutos  de apresentação. 

OBS: Os participantes poderão submeter um relato de experiência sobre Qualidade em Saúde, para seleção e apresentação no evento, a submissão poderá ocorrer até 06/05, de acordo com orientações em anexo e ser enviado para eq@hospitalsaocarlos.com.br

 

Enfermeira – Coach, Formação em Coaching Integral Sistêmico - FEBRACIS, Certificação Green Belt pela Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico Especialização em Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente – Hospital Sírio Libanês. Atualmente no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes atua como assessora Técnica da Gerência de Enfermagem, membro do Comitê de Segurança do Paciente e gestora do Projeto “Colaborativa Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”.

Enfermeira, Doutora em Cuidados Clínicos em Saúde Professora, Adjunta do Departamento de Enfermagem da UFC, Membro da REBRAENSP núcleo Fortaleza. Diretoria do Centro de Estudos e Pesquisa da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) - seção Ceará.

Administrador hospitalar – FGV 10 anos de experiência em Gestão da Qualidade 10 anos de experiência como avaliador de sistemas de gestão da qualidade em saúde por metodologia nacional e internacional 5 anos de experiência em cargos de Diretoria em hospitais e empresas no ramo de saúde Diretor de Projetos e Novos Negócios do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde “Viciado” em qualidade assistencial e segurança do paciente.

Assistente Social, Mestrado em Planejamento e Políticas Públicas. Especialização em Administração Hospitalar e Qualidade em Serviços de Saúde. Cursos de Formação de Avaliadores para Processos de Acreditação, Gestão de Riscos e Segurança do Paciente, Experiência do Paciente, Modelagem de Processos (BPM). Atuação nas áreas de Administração Hospitalar, Planejamento Estratégico, Qualidade e Segurança do Paciente, Processos e Ouvidoria. Atualmente no Hospital São Carlos em implantação do Escritório de Processos.

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Ouro Preto; Especialista em Farmácia Hospitalar e em Farmácia Clínica pela SBRAFH; Mestre e Doutora pela USP Ribeirão Preto; e MBA em Marketing pela FUNDACE/FEARP USP. Implementou o Programa Ebserh de Segurança do Paciente como Chefe de Serviço de Gestão da Qualidade da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Coordenou a implementação do Selo Ebserh de Qualidade. É Professora-adjunta do Departamento de Farmácia da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília.

Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará, Professora adjunto do Curso de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará. Pesquisadora do Grupo de Estudos Segurança, Tecnologia e Cuidados Clínicos da UECE. Coach pela Federação Brasileira em Coaching Integral Sistêmico.

Fundador e Diretor Executivo do IBSP, Médico Infectologista, MBA em gestão em saúde pela FGV, Patient Safety Executive - IHI, Especialista em qualidade e Segurança do Paciente pela universidade, Nova de Lisboa Ex Diretor Clínico do Hospital São Camilo – Santana, Ex Presidente da Soc Brasileira de Medicina Hiperbárica.

Advogada, Enfermeira, Especialista em Direito Médico e Hospitalar Especialista em Direito da Medicina, Especialista em Direito e Processo do Trabalho, Membro da Comissão de Saúde da OAB/CE.  Certificada em Diagnóstico e Gerenciamento de Risco Jurídico pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

 Professor do Departamento de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente da Universidade Federal do Ceará (UFC); Doutor em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de  Medicina (UNIFESP); Gerente de Atenção à Saúde da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand / Universidade Federal do Ceará / Ebserh.

Farmacêutica - Universidade Federal do Ceará, Doutora em Ciências Farmacêuticas, Especialista em Gestão Hospitalar NESC/FIOCRUZ e em Gestão de Hospitais Universitários/ Sírio Libanês, Chefe do Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde da MEAC, Membro do ISMP-Brasil, Autora de capítulos de livros e de artigos sobre Segurança do Paciente, Farmácia Clínica e Farmácia Hospitalar.

Enfermeira e Coach pela Federação Brasileira de Coaching (FEBRACIS). Docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.  Professora colaborador da Rede Nordeste em Formação em Saúde da Família (RENASF). Doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (UECE) com a temática Segurança do Paciente na Atenção Básica.  Pesquisadora na área de Qualidade dos Serviços de Saúde e líder do Grupo de Pesquisa e Extensão em Qualidade dos Serviços em Saúde. Membro da Rede Brasileira de Enfermagem em Segurança do Paciente (REBRAESP-CE).

Médico pediatra neonatologista MBA Gestão PublicaFoi Diretor de Ensino e Pesquisa do HGWA e Diretor Geral das UPAS de FortalezaAtualmente Diretor de Gestão Estratégica do ISGH.

Pediatra, formada pela UFRJ. Mestrado em Saúde Pública-FIOCRUZ, Especialista em: Gestão da Qualidade em Ambientes Hospitalares pela Escola de Saúde Pública, Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente pela-FIOCRUZ, Pediatria e Terapia Intensiva Pediátrica. Foi Diretora Geral do HGWA. Atualmente professora do Curso de Medicina da UNIFOR e Diretora do HRU Fortaleza.

Pneumologista e especialista em Terapia Intensiva com Título de Especialista em Medicina Intensiva, Pós- Graduado em Gestão Hospitalar e de Organizações de Saúde pela UFC, Pós-Graduado em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente pela FIOCRUZ, Médico Pneumologista Hospital de Messejana e Diretor-Presidente do ISGH.

Enfermeiro, Doutorando em Ciências Médico-Cirúrgicas - UFC. Mestre em Saúde Coletiva - UNIFOR Especialista em Enfermagem Cardiovascular. Assessor Técnico da Coordenadoria de Políticas da Secretaria Estadual de Saúde. Docente da Faculdade Terra Nordeste. Possui expertise em Certificação de Qualidade de Unidades de Atenção Primária, Ambulatorial Especializada e Odontologia.

Matrícula de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).

 

Formas de Pagamento

Para efetuar a inscrição (ou pré-inscrição) neste curso, basta clicar na aba “Inscreva-se já” e preencher com os seus dados. Ao final deste processo, você escolhe a forma de pagamento, que pode ser por meio de boleto bancário ou cartão de crédito (online ou presencial).

O boleto pode ser pago em agências bancárias, casas lotéricas e na Tesouraria da Unifor (térreo do prédio da reitoria – ao lado da Divisão de Assuntos Estudantis).

Se optar pelo pagamento com cartão de crédito na modalidade on line, você pode parcelar em até 6 vezes nas bandeiras VISA ou MASTERCARD. Na modalidade presencial também são aceitos os cartões Dinners, Hipercard, American Express e Elo.

Política de Descontos

A universidade pratica a seguinte política de descontos nas mensalidades dos cursos de curta duração:

  • Aluno e Ex-aluno Unifor: 15%

  • Funcionários Unifor, Filhos e Cônjuges: 15%

  • Funcionários de Empresas Parceiras: 10%

Os descontos não são cumulativos e estão condicionados à regularidade do egresso junto à Universidade. Para fins de desconto, são considerados ex-alunos os graduados e/ou pós graduados pela Unifor.

Para receber o desconto, você deve se dirigir à secretaria da Pós-Graduação com o boleto impresso e ir à Tesouraria da Unifor (térreo do prédio da reitoria – ao lado da Divisão de Assuntos Estudantis) e efetuar o pagamento.

Atendimento via chat
Atendimento via chat