2023 e suas tendências de mercado

Na reta final de 2022, apareceram diversas tendências que nos marcaram durante o ano. Para este novo ano, seguem alguns insights econômicos e perspectivas que, provavelmente, apresentarão relevância durante o período. 

Estar atento às tendências do mercado é fundamental para analisar e avaliar a situação ao seu redor, principalmente em uma situação pós-pandemia. Diante disso, trouxemos algumas tendências cotadas para bombar no ano de 2023.

Tecnologia: empresas de todas as esferas da vida precisam se reinventar digitalmente. Algumas não precisam começar do zero pois já avançaram na transformação digital e estão investindo mais na área. As tendências mudaram porque as empresas entenderam que é um desafio adicional construir relacionamentos e experiências emocionais com os clientes. É muito importante entender as tecnologias que estão crescendo e que devem abrir novos modelos de negócios, ou influenciar o relacionamento com os clientes; uma delas são as NFTs, uma tecnologia que funciona como um certificado digital que pode assegurar a originalidade e a exclusividade de um bem digital. 

Consciência ambiental: está diretamente relacionada à sustentabilidade, já que significa colocar em prática as ações para preservar os recursos. O que antes era deixado de lado, ganhou novo valor com as tendências de reutilização e ESG que continuam agitando o mercado, inspirando muitos negócios. As possibilidades são infinitas e podem fazer parte de diferentes campos. Por isso é importante que os empreendedores pensem nos valores inegociáveis da sua marca e como isso se encaixa na vida do seu consumidor. 

Saúde: você talvez já tenha ouvido falar em wearable - qualquer dispositivo tecnológico que possa ser usado como acessório, ou que possamos usar. Os principais exemplos são os smartwatches e pulseiras fitness, relógios de pulso e pulseiras conectadas, que podem realizar o monitoramento da saúde, além de ajudar os usuários a medir sua frequência cardíaca ou velocidade de corrida. Os wearables também são uma facilidade a mais para quem precisa de mais praticidade na sua vida diária, permitindo que você acompanhe notificações sem a necessidade do seu telefone, pague suas contas por proximidade e pode ser usado até como GPS. 

Delivery: outro setor que está crescendo rapidamente. O que antes era apenas uma comodidade tornou-se uma necessidade. É quase impossível imaginar um negócio sem um serviço de delivery. Considerar a entrega na experiência de compra do cliente é tão ou mais importante para um negócio do que ter uma boa presença digital. Um setor que está em alta é o delivery de alimentos. Encontrar um meio de investimento e um bom marketing é crucial para quem deseja iniciar.

As novas habilidades do trabalho e a corrida por talentos: de acordo com um estudo da Mckinsey, 85 milhões de empregos podem ser substituídos e 97 milhões podem passar a existir enquanto a divisão do trabalho entre humanos e máquinas se fortalece. Um relatório do Fórum Econômico Mundial chegou às 15 principais habilidades do futuro que - embora indiquem que as empresas devem focar no desenvolvimento de habilidades capazes de sustentar tecnologias emergentes como inteligência de dados e IA - não devem abrir mão das “people skills”. Esse novo paradigma demanda uma abordagem mais social e emocional por parte das organizações, fazendo com que o “employee experience” seja um aspecto relevante para a retenção de talentos.

O sucesso dos negócios vai depender da utilização de boas estratégias comerciais para superar a concorrência. Para isso, as ferramentas tecnológicas vão ser um apoio. Estar antenado às tendências do empreendedorismo para 2023 pode ser um fator fundamental para um ano de sucesso nas esferas profissional e pessoal.

Texto de Leticia Pioto, estagiária do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES).