BBB: o fenômeno e por que chama a atenção das empresas

Você já deve ter ouvido falar do Big Brother Brasil (BBB) alguma vez na sua vida. O programa, que está no ar há mais de 20 anos, vem se tornando um fenômeno a cada edição. Diante disso, você deve ter se perguntado como esse reality ficou tão famoso, além de ter se tornado uma das maiores audiências da televisão brasileira e tão influente para as marcas a ponto de atingirem recordes de vendas.

O BBB, de fato, sempre teve uma grande audiência, estando entre os trending topics / assuntos mais comentados no Twitter, graças à popularização da internet e, com o passar dos anos, influenciou ainda mais a quebrar esse recorde. À medida que as redes sociais ampliaram seu alcance, tudo se tornou mais fácil de debater e discutir, e ficar por dentro do programa, gerando mais visibilidade e proporcionando mais interação / entretenimento  do que se podia nos anos 2000, quando a internet discutia mais em blogs e fóruns.

Com o aumento desse engajamento, logo a emissora percebeu que poderia aproveitar e expandir a sua influência com marketing e publicidade. Foi assim também - com o início de uma pandemia e reformulação no programa, trazendo influenciadores - que o reality se reinventou, tornando-se o fenômeno que é hoje. Com toda essa popularização e relevância, o Big Brother Brasil está conseguindo lucrar cada vez mais, batendo recordes de investimentos e visibilidade para as marcas, além do aumento do número de patrocinadores a cada edição.

E o que leva as marcas a quererem patrocinar o BBB?

O BBB é uma peça-chave indispensável para quem tem estratégia de branding, vendas e marketing como metas para o seu negócio. É garantido que o retorno financeiro será mais alto que o investimento.

Por exemplo, no BBB 21 o McDonald's promoveu uma festa do pijama para os brothers e foi um dos assuntos mais comentados no Twitter, conseguindo mais de 50 milhões de menções nas redes sociais, além de ter aumentado em 80% a vendas de lanches. A Above, marca de antitranspirante, também se sobressaiu nas vendas quando investiu em publicidade no BBB 20, ultrapassando seu principal concorrente (Rexona), registrando um crescimento de 175% no ano e faturamento total de R$ 250 milhões.

E você empreendedor, já pensou como seria se sua marca patrocinasse o reality mais famoso da TV brasileira?

Texto escrito por Clara Almeida, estagiária do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES).