null As adolescências e suas crises: ouça o podcast Psicologia Polifônica

Qua, 2 Dezembro 2020 17:05

As adolescências e suas crises: ouça o podcast Psicologia Polifônica

No episódio 12, a psicóloga Susana Lins participa da roda de conversa com Sabrina Matos e Mariana Lopes

Confira reflexão sobre os nove meses de pandemia cearense. (Foto: Pexels)

O podcast “Psicologia Polifônica” traz como debate do seu 12º episódio o tema “As adolescências e suas crises” e conta com a participação da psicóloga clínica e professora da Universidade de Fortaleza, Susana Lins

O programa se inicia a partir do pensamento do psicanalista Contardo Calligaris. Para o autor, a adolescência é um ideal para todas as idades, o adolescente se torna um ideal para si mesmo. Ele é empurrado pelo olhar admirado de adultos e crianças e se torna cada vez mais a cópia do seu próprio estereótipo, a se marginalizar para seguir ocupando o centro de nossas culturas, ou seja, o lugar do sonho dos adultos. A adolescência a essa altura, não precisa acabar. Crescer e se tornar adulto não significaria nenhuma promoção, consistiria em sair do ideal de todos para se tornar um adulto que só sonha com adolescência. Assim como o pensamento de Calligaris, outras reflexões da psicologia e da psicanálise estão presentes no episódio.

Quer saber mais? Confira o episódio abaixo.

Sobre o podcast “Psicologia Polifônica”

O podcast Psicologia Polifônica vai ao ar semanalmente no UniforCast, sempre com discussões de temas relevantes na área da Psicologia, de forma simples, objetiva e direta. O programa é uma iniciativa da Diretoria de Comunicação e Marketing, em parceria com as coordenações dos cursos de Psicologia e de Jornalismo da Universidade de Fortaleza. O projeto tem curadoria da professora do curso de Psicologia Sabrina Matos e produção da aluna Mariana Lopes, estagiária da TV Unifor.