null Ciência da Computação: novas metodologias colocam o aluno no centro do aprendizado

Qua, 9 Outubro 2019 15:44

Mudanças na matriz curricular do curso da Universidade de Fortaleza trazem benefícios para os estudantes

A nova matriz curricular do curso de Ciência da Computação tem como premissa a inovação e o alinhamento da teoria à prática. Foto: Ares Soares.

Vigente desde, 2019.1, a nova matriz curricular do curso de Ciência da Computação tem como premissa a inovação e o alinhamento da teoria à prática. Com a mudança, a arquitetura pedagógica do curso passa a ser pautada em metodologias ativas, tendo a problematização como meio de trabalhar o conteúdo, e traz o aluno ao centro do processo de aprendizagem.

As mudanças não acontecem somente na matriz curricular. Em 2020.1, as pessoas interessadas em cursar Ciência da Computação poderão ingressar na Universidade de Fortaleza no modelo seriado, de oito semestres, ou no modelo seriado estendido, com a possibilidade de realizar a graduação em 12 semestres, passando também a ter mensalidades de menor valor.

Segundo Liádina Camargo, professora coordenadora do curso, a nova matriz é baseada em competências e o aluno é o centro do aprendizado. Para ela, existe uma mudança de postura no processo e no percurso do aluno, no qual ele passa a ser agente ativo na própria formação e desenvolva a sua autonomia no processo de aprendizagem.

“O professor passa a atuar como mediador, como facilitador, no sentido de organizar atividades, provocar situações problemas e fazer uma curadoria dos conteúdos para que o aluno seja orientado a apresentar soluções ao problema posto, fazendo com que ele perceba a importância do conteúdo apreendido”, ressalta a coordenadora.

As metodologias ativas contempladas na arquitetura pedagógica do curso geram significado para o aluno e possibilita que professores e alunos trabalhem juntos a partir de cenários que representam situações  do mundo real, gerando  oportunidade para o aluno encontrar suas próprias soluções, buscar novas alternativas de resolutividade, descobrir outros conteúdos associados ao contexto estudado e desenvolver atividades em de forma colaborativa.

Conheça o curso de Ciência da Computação

O mercado de trabalho é um dos grandes atrativos da área de Ciências da Computação, com intensa oferta de oportunidades nos mais diversos setores produtivos do Brasil e exterior. Na Universidade de Fortaleza, o direcionamento do estudante ao mercado de trabalho ocorre, também, através de parcerias estratégicas com organizações nacionais e internacionais na área de TI pertencentes ou não ao Parque Tecnológico da Universidade.

O curso conta com vasto aparato tecnológico. A medida que o aluno vai completando seu percurso de aprendizado, ele vai adquirindo competências que o coloca no Mercado de Trabalho com destaque.  Os espaços de aprendizado do curso de Ciência da Computação, se diversificam como:  Laboratórios de Criação de Projetos e Experimentação, Sistemas Ciberfísicos, Ciência de Dados, Redes Convergentes, Inteligência Artificial.

As salas de aula oportunizam que os alunos desenvolvam trabalhos em equipe, criem soluções colaborativamente, integre os projetos de inovação desenvolvidos em parceria com o Núcleo de Aplicações em Tecnologia da Informação (NATI), e nos projetos de pesquisas do Programa de Mestrado e Doutorado em Informática Aplicada da Universidade de Fortaleza.