null Curso de Cinema e Audiovisual abre seleção para Programa de Núcleos Criativos

Qua, 19 Fevereiro 2020 18:30

Curso de Cinema e Audiovisual abre seleção para Programa de Núcleos Criativos

Interessados devem se inscrever até 28 de fevereiro de 2020.

No Programa de Núcleos Criativos, os alunos fortalecem sua formação a partir da experiência. (Foto: Bruno Bressam)

Filmes, séries, escrita de roteiro, inovação, realidade virtual, cineclubes e podcasts. Estão abertas as inscrições para o Programa de Núcleos Criativos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza. De 19 a 28 de fevereiro de 2020, interessados devem se inscrever e submeter projetos nas mais diversas áreas do audiovisual, que explorem as demandas do mercado contemporâneo.

Com o objetivo de promover essa relação dos estudantes com a experiência de mercado, seis linhas de experimentação audiovisual são vinculadas ao programa. Os projetos são tutorados no âmbito do Laboratório de Mídias Digitais (Labomídia) e coordenados pelos professores Marcelo Müller e Daniel Tavares, profissionais com vasta experiência no mercado cinematográfico.

“O intuito é fortalecer a formação dos estudantes, a partir do estímulo à realização audiovisual, ao desenvolvimento e à produção de projetos inovadores. O modelo de funcionamento busca reproduzir as dinâmicas de trabalho do mercado audiovisual, contando com a assessoria direta dos professores do curso de Cinema e Audiovisual. Dessa forma, oferece ao estudante a possibilidade de experimentar a maneira como o mercado cinematográfico independente se organiza na contemporaneidade e estimula a liberdade criativa”, afirma o professor Daniel Tavares.

Bete Jaguaribe, coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual, acentua a importância do Programa de Núcleos Criativos para a trajetória de formação dos alunos e a parceria com a TV Unifor em um dos projetos desenvolvidos. “O Programa inspira-se nas experiências de criação mais contemporâneas do mercado audiovisual. São grupos criativos que se reúnem em torno de ideais, numa perspectiva de produção de conteúdo. A parceria com a TV Unifor é estratégica, considerando que teremos assegurada uma janela de exibição para o conteúdo produzido”, acentua a professora.

Para Max Eluard, professor da graduação, produtor de cinema e diretor da TV Unifor, essa é a concretização de uma parceria estimada há bastante tempo. “A TV sempre teve essa vontade de investir em dramaturgia. A parceria com o Programa de Núcleos Criativos é importante para a gente tentar reproduzir essa experiência, também, para formatos televisivos, como séries, webséries e tantas outras produções”, conta.

Estudantes de qualquer curso de graduação da Universidade de Fortaleza podem se inscrever. As candidaturas serão aceitas até o dia 28 de fevereiro (sexta-feira), através do link abaixo. Os interessados deverão acessar os formulários de inscrições por meio do e-mail institucional da Universidade ( @edu.unifor.br ). O resultado está previsto para o dia 3 de março de 2020.

Confira a relação dos projetos do Programa de Núcleos Criativos:

• Primeira Versão

Núcleo de desenvolvimento de roteiros de ficção seriada e de longa-metragem.

Seis projetos serão desenvolvidos em uma dinâmica de núcleo criativo, reproduzindo as práticas do mercado audiovisual.

• Estudos da Escrita e da Poética do Roteiro Audiovisual

Grupo de estudos pautado por leituras e debates sobre textos e filmes, com o objetivo de explorar caminhos alternativos na escrita de roteiros e projetos audiovisuais.

• Mesa de Roteiro Labomídia - TV Unifor

Seleção de estagiários para compor um grupo fixo de roteiristas e desenvolver duas séries de ficção com a TV Unifor.

• Projetos Inovadores

Filme, cineclube, podcast, exposição, projetos experimentais, pilotos de séries ou webséries. Se você tem uma ideia que pode fazer a diferença, apresente para nós.

• Laboratório de Animação

Realização de produções de animação. Criação de um espaço de produção contínua de animação. Pesquisa em Estética por meio das possibilidades do gênero e das novas tecnologias.

• Realidade Virtual

A produção de curtas-metragens de ficção ou de documentários em 360 graus é um novo desafio para os realizadores de audiovisual. Por isso, o Labomídia irá apoiar sua realização com consultoria e infraestrutura.

• Acessibilidade e Cultura Surda

O audiovisual está presente na vida de muita gente. Mas como é um filme feito para espectadores surdos? Podemos pensar o universo audiovisual para pessoas com necessidades específicas.

Sobre o Labomídia

Espaço de experimentação, criação, produção e realização de conteúdos e projetos audiovisuais do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza. Está equipado com o que há de mais moderno em tecnologia digital da Apple, com computadores Mac Pro de última geração, que favorecem o desenvolvimento de projetos nas áreas de animação, jogos eletrônicos, realidade virtual, além das práticas de edição de conteúdo.

O Labomídia tem ambientes de exibição de filmes e vídeos, que dão lugar a debates de aperfeiçoamento crítico e estético da linguagem audiovisual. O curso de Cinema e Audiovisual ainda disponibiliza estúdios de gravação, além de um conjunto de equipamentos sofisticados de captação de som e imagem, como câmeras de captação em Full HD, com lentes PRIME, e microfones de ultra sensibilidade.

Programa de Núcleos Criativos
Realização: Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza