null Documentarista João Moreira Salles participa do IV Encontrão de Cinema da Unifor

João Moreira Salles é diretor, roteirista e produtor cinematográfico (Foto: Joyce S. Vidal)

João Moreira Salles, um dos mais reconhecidos documentaristas do Brasil, estará na Unifor, nesta quarta-feira (07) para falar de suas experiências como documentarista. O IV Encontrão de Cinema da Unifor, promovido pelo curso de Cinema e Audiovisual, acontece às 19h, no Auditório A2 da Universidade.

Com ênfase na partilha de ideias, o Encontrão promove a troca de diálogos e o esclarecimento de dúvidas entre grandes profissionais, que já estão no mercado, e futuros cineastas, estudantes de Cinema e Audiovisual. Em sua quarta edição, o evento busca instigar os alunos na narrativa do real: o documentário. Um momento para discutir as compreensões de mundo e pensar na construção de novos projetos no gênero. O IV Encontrão será mediado pelos professores pesquisadores de documentário, Henrique Codato, Eliane Diógenes e Valdo Siqueira.

O Encontrão de Cinema da Unifor já recebeu convidados como Karim Ainouz, Marcelo Gomes e Sérgio Machado. Para Bete Jaguaribe, coordenadora do curso de Cinema da Unifor, esses encontros são preciosos, no sentido de compartilhar experiência e visões do mundo. "No mundo contemporâneo, espaços para reflexão são precisos. Mais do que nunca precisamos nos dedicar ao pensamento".

Sobre João Moreira Salles

João Moreira Salles é diretor, roteirista e produtor cinematográfico. Como documentarista, são algumas das suas principais realizações: “Notícias de uma Guerra Particular” (1999), “Nelson Freire” (2003), “Entreatos” (2004), “Santiago” (2007) e “No Intenso Agora” (2017). Por “Entreatos”, recebeu, ainda em 2004, uma nomeação ao Grande Prêmio Cinema Brasil de melhor diretor. Foi produtor de obras como “Lavoura Arcaica” (2001), de Luiz Fernando Carvalho, “Madame Satã” (2002), de Karim Aïnouz, e “Edifício Master” (2002), de Eduardo Coutinho. Em 1987, fundou com Walter Salles, seu irmão e também cineasta, a produtora VideoFilmes. Em 2006, criou a revista “Piauí”, para a qual, até hoje, atua como editor.

IV Encontrão de Cinema
Data: 07 de novembro de 2018 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Auditório A2