null Egressa da Farmácia alia empreendedorismo e conhecimentos técnicos para lançar marca própria de cosméticos

Sex, 14 Janeiro 2022 11:51

Marília Guerra uniu sua formação com o desejo de empreender. O resultado foi a criação de uma linha de produtos contra queda de cabelo

Segundo Marília, a ideia surgiu ao verificarem que não havia no mercado uma marca especializada em tratamento para queda de cabelo que aliasse qualidade e eficácia (Foto: Arquivo Pessoal)

“O que me levou a cursar Farmácia de início foi o fato de eu ter N possibilidades de atuação no mercado. E o curso da Unifor me deu muita base de conhecimento prático e teórico, o que possibilitou com que eu expandisse bastante minhas ideias”. A declaração é da farmacêutica Marília Guerra, egressa do curso de Farmácia da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz. Formada em 2019.1, ela uniu seus conhecimentos sobre farmacologia com o desejo de empreender na profissão.

Ao lado da irmã, também farmacêutica, em dezembro de 2020, elas lançaram a marca “mqSi”, que possui uma linha de produtos voltados para queda de cabelo (alopécia). Segundo Marília, a ideia surgiu ao verificarem que não havia no mercado uma marca especializada em tratamento para queda de cabelo que aliasse qualidade e eficácia

“Nós mesmas criamos e fizemos tudo desde o início: desenvolvimento da fórmula, criação e registro da marca, patente, regularização junto à Vigilância Sanitária. E nós mesmas produzimos com a nossa equipe em uma indústria parceira”, orgulha-se a egressa da Unifor.

Diversidade na atuação

O trabalho de Marília como uma das farmacêuticas da marca vai muito além da formulação de produtos. “A minha atuação é muito ampla dentro do mqSi. Além de estruturar toda a parte empresarial, fico também supervisionando a produção, compra de matéria-prima, controle de qualidade etc.”, conta a gestora. “Eu costumo dizer que o farmacêutico pode ter o pé em quase tudo. Para ter uma marca é necessário, além de muito conhecimento técnico, ter muita disposição e vontade pra fazer acontecer”, orienta.

De acordo com Marília, a previsão é de expandir a marca ainda este ano. “Estamos programando lançar toda a linha de tratamento de queda de cabelo. Hoje comercializamos o suplemento Silício Orgânico mqSi e já estamos em teste com outro produto para uso tópico. Nossos planos são que, em dois anos, tenhamos uma linha de suplemento e cosmético completa para tratamento da queda de cabelo”, planeja.

Graduação em Farmácia

Na Universidade de Fortaleza, o curso de graduação em Farmácia forma profissionais preparados para atuar de forma ampla, alinhados ao que o mercado de trabalho exige. Com duração de cinco anos, o curso desenvolve no aluno competências e habilidades para atuar na área do cuidado em saúde, tecnologia e inovação em saúde e gestão de serviços farmacêuticos, capaz de integrar equipes multiprofissionais em todos os níveis de atenção à saúde individual e coletiva.

Com nota 5 no Exame Nacional de Estudantes (Enade), do Ministério da Educação (MEC), o curso de Farmácia da Unifor conta com mais de 35 laboratórios de última geração onde são desenvolvidas atividades práticas, de pesquisa e estágio curricular. O corpo docente é 100% composto por mestres e doutores e parte do que o aluno aprende em sala de aula pode ser aplicado na Polifarma, empresa júnior formada exclusivamente por estudantes de Farmácia da Unifor.
Veja tudo o que o curso de Farmácia da Unifor tem a oferecer para você clicando aqui