null Engenharia Civil na Unifor: para além do mercado tradicional

Seg, 27 Agosto 2018 15:29

Engenharia Civil na Unifor: para além do mercado tradicional

Bacharelado oferece formação ampla e inovadora, aproximando os estudantes das áreas de Administração e Finanças.

Professor Ítalo Salomão, coordenador do curso de Engenharia Civil da Unifor (Foto: Ares Soares)

Com as constantes mudanças no mercado contemporâneo é necessário para o engenheiro civil um perfil inovador, capaz de ir além do mercado tradicional dos escritórios de construção civil e empresas construtoras, assim, a formação precisa ser ampliada e a capacidade de adaptação tem de ser exercida cotidianamente, tendo em vista a formação de profissionais aptos a exercer funções também em outras áreas, especialmente naquelas ligadas à administração e finanças.

“É necessário que se trabalhe as competências e não de forma curricular para formamos potenciais líderes”, é o que afirma Ítalo Salomão, coordenador do curso de Engenharia Civil da Universidade de Fortaleza. Na Unifor a graduação na área possui titulação de Bacharelado e duração média de cinco anos.

O curso da Unifor oferece subsídios para que o estudante aprofunde sua capacidade analítica na resolução de problemas, o que leva muitos à carreira de executivos em grandes empresas. Entre as múltiplas atribuições profissionais a serem trabalhadas está a capacidade de exercer a gestão, supervisão, coordenação e orientação técnica, assim como elaborar estudo de viabilidade técnica-econômica e ambiental. Da mesma forma, fazer vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo, parecer técnico, auditoria e arbitragem, e também treinamento, ensino, pesquisa e ensaio.

Com a tradição de mais de 30 anos, a graduação de Engenharia Civil da Unifor já conquistou diversos prêmios nacionais e internacionais, está equipada com 20 laboratórios de ponta e se constitui referência em toda a região. Em 2017, o curso foi eleito o melhor do Ceará e um dos melhores do Norte/Nordeste entre as universidades privadas pelo RUF (Ranking Universitário da Folha), avaliação anual de Ensino Superior do Brasil.

Ainda na graduação, o estudante pode entrar em contato com importantes projetos de práticas acadêmicas, como é o caso do NEPE (Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão), criado para integrar projetos para a comunidade universitária e comunidades carentes. Outro destaque é o APO que desenvolve um pórtico de concreto armado capaz de suportar uma carga de impacto.

O curso dispõe ainda de visitas técnicas a obras emblemáticas das grandes áreas da engenharia civil (construção civil, recursos hídricos, saneamento, geotecnia e transportes). A produção científica também é destaque por meio do Núcleo de Pesquisas Tecnológicas.

Confira a seguir entrevista com o professor Ítalo Salomão, coordenador do curso:

UNIFOR: Como está o mercado de trabalho para o profissional de Engenharia Civil?

Ítalo Salomão: O setor da Construção Civil vem sendo impactado pelos acontecimentos do mercado desde 2012, com efeitos notórios na desvalorização do setor imobiliário. No entanto, as áreas de planejamento da mobilidade urbana e construção de equipamentos que gerem energias renováveis como parques eólicos é crescente.

UNIFOR: Quais são as áreas de atuação em que há mais contratações de recém-formados? E para quem já tem experiência?

Ítalo Salomão: Dentre as diferentes áreas de atuação do Engenheiro Civil estão o planejamento e gestão de obras estruturais e de infraestrutura, concepção e desenvolvimento de projetos estruturais, de instalação, de infraestrutura e outros, analisar e estruturar a malha viária das cidades e rodovias, e ainda gestão de projetos, pessoas e gestão financeira. Os alunos recém-formados, sob a configuração atual da demanda de mercado, estão em maior atuação no acompanhamento de obras de construção e, de forma pontual, nas demais áreas supracitadas.

UNIFOR: Onde estão as melhores oportunidades?

Ítalo Salomão: O estado de Tocantins, atualmente, tem apresentado expectativa de crescimento na demanda de obras civis, por ser um estado relativamente novo, com significativa demanda de construção.

A região portuária do Pecém também apresenta ótimas oportunidades para quem trabalha na área de logística de transporte, na área de portos, rios e canais.

Com o início da concessão do aeroporto Pinto Martins para a empresa Fraport, haverá a retomada da construção da ampliação do terminal dos passageiros, demandando engenheiros civis para acompanhamento e planejamento da obra.

UNIFOR: Quais são as tendências e perspectivas futuras para essa profissão?

Ítalo Salomão: O retorno de investimentos em grandes cidades deve retornar em breve, sendo portanto demandado profissionais das áreas de transporte, habitação e saneamento.

UNIFOR: Surgiram novas áreas de atuação?

Ítalo Salomão: As geotecnologias, tais como o sensoriamento remoto, monitoramento de obras na construção civil, são realizados através o uso de drones. Os Veículos Aéreos não Tripulados (VANTs) ou drones, como são conhecidos, são pouco utilizados no mercado civil, no entanto, é uma área crescente no mercado.

UNIFOR: No caso do curso, há novidades no currículo?

Ítalo Salomão: O curso passa a ser trabalhado por competência e não de forma curricular, sendo potencialmente formador de líderes. O aluno é demandado ao final do curso a realizar um trabalho de conclusão de curso, a fim de sistematizar o conhecimento adquirido em uma determinada área de formação profissional.

Os estágios são realizados pelos alunos nas empresas de forma a desempenhar atribuições desenvolvidas em sala de aula, vinculando o conhecimento adquirido de forma prática.