null Inscrições abertas para o Programa Top Espanha Santander 2022

Qui, 20 Outubro 2022 14:57

Inscrições abertas para o Programa Top Espanha Santander 2022

Os sete alunos selecionados farão Curso de Espanhol e de Cultura Espanhola, com duração de três semanas na cidade de Salamanca, Espanha

Bolsa do programa inclui passagens, curso de espanhol, alimentação e hospedagem em residência universitária (Foto: Arquivo pessoal)

A Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação (VRE) e a Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária (VIREX) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, firmaram novamente parceria com o Santander Universidades de modo a viabilizar a participação de seus alunos no Programa Top Espanha. As inscrições para participar do processo seletivo seguem até o dia 06 de fevereiro de 2023.

Os estudantes interessados devem se inscrever pelo Programa Santander Universidades e a documentação precisa ser enviada à Assessoria para Assuntos Internacionais para o e-mail international@unifor.br. Os documentos necessários e os requisitos para inscrição estão detalhados no EDITAL de seleção. Confira também o formulário de análise curricular

Serão selecionados 07 (sete) alunos de cursos de graduação de centros de ciências diferentes para participar de Curso de Espanhol e de Cultura Espanhola, com duração de 03 (três) semanas na cidade de Salamanca – Espanha. O processo seletivo será realizado em três etapas: prova objetiva em português e espanhol, entrevista em língua portuguesa e língua estrangeira (espanhol), análise da Performance Média Global (PMG) e curriculum. O resultado final deve ser divulgado no dia 17 de fevereiro de 2023 no Portal Unifor e os termos de compromisso devem ser assinados até o dia 20 de fevereiro de 2023.

A bolsa Top España visa proporcionar aos alunos o contato com a cultura local e o aperfeiçoamento da língua espanhola durante uma viagem de três semanas, em julho de 2023, à cidade de Salamanca, sob a supervisão de um professor da Unifor. A bolsa inclui passagens, curso de espanhol, alimentação e hospedagem em residência universitária.

Nayara Cavalcanti participou do Programa Top Espanha Santander 2019 (Foto: Arquivo pessoal)

“Além de um curso de espanhol e cultura espanhola em uma das universidades mais antigas do mundo, os alunos terão a oportunidade de passar três semanas em um ambiente altamente internacionalizado, onde conhecerão pessoas do mundo inteiro, criando networks que poderão abrir várias oportunidades no futuro”, acrescenta Lina Sena, chefe da Assessoria para Assuntos Internacionais da Unifor.

Para Nayara Cavalcanti, aluna selecionada pelo Top Espanha Santander 2019, participar do programa foi a melhor experiência da sua vida. “Estar na Espanha foi um verdadeiro acontecimento, o país é muito diverso e, para entendê-lo melhor, elegi as aulas de cultura espanhola na Universidade de Salamanca, além das obrigatórias de língua espanhola. O clima da sala de aula é descontraído e nos deparamos com alunos do mundo todo que fazem cursos de verão por lá, o que acaba por favorecer uma experiência de networking, pois tive a oportunidade de construir relações de amizade e parceria para projetos futuros com professores e alunos do Brasil, e também com alunos dos Estados Unidos. O Top España não me desenvolveu apenas intelectualmente e culturalmente, mas me proporcionou um acesso mais autêntico comigo mesma”, reforça.

Yvna Leorne, que participou da edição de 2020 do Programa afirma que viver o Top Espanha foi a realização de um sonho. “Fazer uma imersão na cultura espanhola, estudar em uma das universidade mais antigas do mundo, conhecer pessoas de diversas origens e viver em uma cidade linda que é patrimônio da humanidade! Me encantei com tudo que envolveu essa experiência e com as possibilidades que ela me despertou”, lembra.

Programa Top Espanha Santander
Inscrições até 06 de fevereiro de 2023