angle-left Praça Almirante Saldanha recebe desfile de moda

Qua, 3 Outubro 2018 17:05

Praça Almirante Saldanha recebe desfile de moda

Realizado pelo curso de Design de Moda da Unifor, o projeto “Tá na Moda Tá na Faixa” leva criações dos estudantes às ruas da cidade. Evento acontece próximo dia 11.


O desfile abordará as temáticas do Barroco, Manifestações Religiosas e Cearenses, Expressionismo e Tema Livre. Foto: Ares Soares.
O desfile abordará as temáticas do Barroco, Manifestações Religiosas e Cearenses, Expressionismo e Tema Livre. Foto: Ares Soares.

O curso de Design de Moda da Universidade de Fortaleza (Unifor) realiza, no próximo dia 11 de outubro, a partir de 19h30, mais uma edição do desfile Tá na Moda Tá na Faixa, projeto itinerante que leva as tendências de moda produzidas por alunos do curso de graduação da Universidade aos espaços urbanos de Fortaleza. Na próxima edição, o desfile acontece na Praça Almirante Saldanha, rua Dragão do Mar.  

As peças expostas são criações dos alunos das disciplinas de Projeto Integrador I, II, III e IV, com os respectivos temas: Barroco, Manifestações Religiosas e Cearenses, Expressionismo e Tema Livre. Os transeuntes que passarem pela popular praça durante o desfile, poderão conferir um pouco das mini-coleções que são realizadas pelos estudantes a cada semestre. O objetivo do evento é deixar as tendências de moda mais próximas da população. 

A professora Ana Cláudia Farias, coordenadora do curso de Design de Moda da Unifor, fala um pouco sobre levar arte para os espaços urbanos da cidade. “É uma forma de mostrar para a comunidade em geral, o que estamos fazendo na universidade”, afirma. 

Segundo a professora, a atividade também leva os alunos a dialogarem com o consumidor. “Os alunos ao realizarem uma coleção estão pensando no consumidor final, que por vezes têm pouco acesso a esse movimento, e nessas  oportunidade a gente realiza esse encontro”, ressalta Ana Cláudia. 

Assim como nas edições anteriores, a organização do evento espera que o desfile resulte no fortalecimento das interlocuções tanto do curso Design de Moda, como da Unifor com os espaços urbanos de Fortaleza. 

 “Queremos estar onde o povo está, trocando experiência com eles, sentindo a aceitação do que estamos apresentando, tendo essa troca direta. Eles são inspiração, e temos que estar onde está nossa inspiração, que é nas ruas, e ao mesmo tempo, damos um brilho para a cidade”, finaliza a coordenadora. 

Confira o tema geral de cada disciplina e os estudantes e subtemas que serão apresentados no desfile: 

Programa Integrador I - Tema Barraco 

Daniel Garcia e Simône Fernandes - O Barroco nas obras de Vermeer 
Clara Baima, Cassiana Assunção e Julia Rodrigues - Diego Velázquez 
Trycia Costa e Victória Aguiar - O Barroco nas obras de Velázquez

Projeto Integrador II - Manifestações Religiosas e Cearenses 

Jeane Monteiro - Virgem de Fátima 
Lucas Marques - Fundamentalismo Religioso: Como a comunidade LGBTQ+ encara e resiste a essa manifestação

Projeto Integrador III - Expressionismo

Beatriz Henrique, Elizabeth, Francisco Jonas e Lavinie Evelyn - “Nefasto A incerteza do amanhã” 
Camiele França, Lorena Spinosa, Mariana Azevedo e Mikael Kelvin - Mulher: Escandâlo e Sucesso 
Rebeca Castro, Kássia Martins, Ranna Rodrigues e Thais Freitas - Bruno Taut e as sensações de vidro 
Jelza Herculano, Eduarda Lopes, Elizabeth Baldessar e Leila Correia - “A Noite Estrelada”, Van Gogh 

Projeto Integrador IV - Tema Livre 

Renato Oliveira - Festas Noturnas, Cervejas 
Carolina Almeida - A princesa desconstruída e contemporânea 
Gessika Oliveira - “Pedra, Papel, Tesoura”. A vida no sertão (Quixadá) 
José - The Killer, Flesh and Bone - Público LBGTQ+ 

Design de Moda na Unifor

O curso de Design de Moda da Unifor é para quem quer trabalhar com criação e gestão de produtos e projetos de vestuário e/ou acessórios em confecções, na indústria têxtil e no comércio varejista e atacadista da moda. Avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação, o curso proporciona ao estudante a oportunidade de ver sua produção ser apresentada ao público em um desfile promovido pela própria universidade, através do Unifor Moda Integra (UMI).

Processo Seletivo 2019.1 

A Unifor está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2019.1. Nesta etapa serão utilizados dois critérios para a seleção: Prova e a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Serviço 

Tá na Moda Tá na Faixa 
Data: 11 de outubro (quinta-feira) 
Horário: 19h30
Local: Praça Almirante Saldanha (Rua Dragão do Mar - Centro)