null Professor da Unifor tem obra sobre Direitos Culturais com destaque de vendas na Amazon

Qua, 19 Fevereiro 2020 15:28

Entre os livros da autoria do professor Humberto Cunha, estão Teoria dos Direitos Culturais, Direitos Culturais como Direitos Fundamentais, Cultura e Democracia na Constituição de 1988 e Federalismo Cultural e Sistema Nacional de Cultura.

O professor Humberto Cunha e seu livro
O professor Humberto Cunha e seu livro "Teoria dos Direitos Culturais: Fundamentos e Finalidades", em destaque na Amazon (Foto: Ares Soares)

Humberto Cunha é professor do curso de Direito da Universidade de Fortaleza e está com sua obra Teoria dos Direitos Culturais: Fundamentos e Finalidades entre os livros mais vendidos da Amazon, no critério Direitos Humanos. A produção, lançada em várias cidades do Brasil, no Uruguai e na Itália, em 2018, foi publicada pelas Edições Sesc/SP, e é fruto de duas décadas de estudo do docente sobre a temática dos Direitos Culturais.

Desde o lançamento, a obra sempre permaneceu no top 20 de livros mais vendidos da plataforma online e por muitos dias ocupou a primeira posição de vendas no segmento dos Direitos Humanos. Na Universidade de Fortaleza, a obra serve de suporte bibliográfico para disciplinas da Graduação, Mestrado e Doutorado, programas dos quais Humberto Cunha faz parte do corpo docente.

A obra possui uma qualificação e variedade de conteúdos que aborda a definição de cultura para o âmbito do Direito, definição de direitos culturais, os princípios de regência dos direitos culturais, a mecânica de conexão dos direitos culturais entre países, uma especificação do conteúdo da constituição cultural e as garantias dos direitos culturais.

O professor aponta alguns dos fatores que levaram a obra a ter grande índice de vendas. “Atualmente, o mercado nacional requer mais obras sobre essa temática dos direitos culturais, que são direitos historicamente negligenciados; por exemplos, os debates em relação à liberdade de expressão artística e os fomentos à cultura. E este é um livro pioneiro sobre a teoria dos direitos culturais no Brasil, o que justifica a grande demanda. É uma literatura jurídica que ajuda a suprir um espaço vazio que tinha a respeito desse tema”, destaca.

Humberto possui outras obras que também obtiveram destaque de venda e abordam essa temática, como os livros Direitos Culturais como Direitos Fundamentais, Federalismo Cultural e Sistema Nacional de Cultura e Cultura e Democracia na Constituição de 1988.

Direitos Culturais e a Universidade de Fortaleza

A Universidade de Fortaleza possui uma forte pesquisa no campo dos direitos culturais, com um grupo de estudo e pesquisas sobre o tema, do qual o professor Humberto é coordenador. Também realiza anualmente o Encontro Internacional de Direitos Culturais. Essas ações são fomento para a credibilidade da produção acadêmica que é realizada no campus.

O docente pontua a participação da instituição na abordagem do tema e quais impactos são causados a partir disso. “É importante destacar o abrigo que a Universidade de Fortaleza deu à disciplina de Direitos Culturais, adotando-a em dois âmbitos: Graduação e Pós-graduação (Mestrado e Doutorado). Além de sempre investir e prestigiar as atividades culturais e as atividades de Direitos Culturais. Então, a Unifor acrescenta prestígio à obra e oferta todo um background, já que o livro aborda início e resultados de processos”, afirma Humberto Cunha.