null Professor do curso de Nutrição é contemplado no edital CNPq

Seg, 17 Fevereiro 2020 16:09

Professor do curso de Nutrição é contemplado no edital CNPq

Augusto Carioca foi o único contemplado no Ceará, dando destaque à Universidade de Fortaleza.

O professor Augusto Carioca, do curso de Nutrição e da pós-graduação em Saúde Coletiva da Unifor (Foto: Ares Soares)

Augusto Carioca, professor do curso de Nutrição e pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza, foi contemplado em edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com o projeto “Perspectivas e desafios do aprimoramento do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional: uma abordagem de métodos mistos”. O docente foi o único contemplado no estado do Ceará, dando destaque à Universidade de Fortaleza.

O intuito do projeto é avaliar os dados inseridos atualmente no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), manejado por profissionais de saúde na atenção básica. Os dados imersos no programa servem para subsidiar a elaboração de políticas públicas para a população.

“Os dados atuais são de baixa cobertura e precisam ter sua qualidade aprimorada. Nosso objetivo é identificar quais são os pontos de melhoria necessários para os dados inseridos e para a baixa cobertura. Vamos entrevistar gestores, profissionais da saúde e usuários do sistema de saúde para avaliar a percepção deles sobre qual seria o grande problema para a manutenção dessa qualidade de dados”, enfatiza. O pesquisador ressalta que, caso não sejam utilizados dados fidedignos, não é possível planejar políticas públicas destinadas a distúrbios nutricionais que são comuns na sociedade.

Augusto enfatiza que as perguntas feitas pelo sistema são defasadas e não levam em consideração o atual perfil nutricional da população. O projeto visa fornecer dados mais realistas e identificar um melhor perfil dos estudos nutricionais. Dessa forma, poderão ser trabalhadas políticas públicas focadas em problemas reais da população. A intenção é analisar a qualidade de dados antropométricos como peso, estatura e dados de consumo alimentar, além de avaliar como profissionais da saúde, gestores e usuários observam a qualidade dos dados.

O estudo é multicêntrico, tendo como instituição executora a Universidade de Fortaleza e, como colaboradoras, a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Acre (UFAC) e Universidade FEEVALE. O pesquisador explica que pelo fato de o sistema de informação ser brasileiro, se faz necessário o uso de outras regiões para avaliar se a problemática é em nível regional ou nacional.

Da Universidade de Fortaleza fazem parte da equipe os professores Antonio Augusto Ferreira Carioca, Luiza Jane Eyre de Souza Vieira, Rosa Lívia Freitas de Almeida, Carlos Garcia Filho, José Eurico de Vasconcelos Filho e Maria Soraia Pinto.