null Professora de Medicina da Unifor inspira websérie de Drauzio Varella

Qua, 26 Setembro 2018 15:23

Professora de Medicina da Unifor inspira websérie de Drauzio Varella

O principal objetivo é mostrar a dificuldade enfrentada por pessoas com linfoma de Hodgkin, do diagnóstico ao tratamento.

Paola Tôrres e Drauzio Varella. Foto: Ares Soares.

A websérie “Sertão de Dentro”, protagonizada pelo médico Drauzio Varella e que tem como tema principal o tratamento e o diagnóstico tardio do câncer, teve como inspiração o trabalho da professora Paola Tôrres, do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (Unifor), que vem ajudando pacientes na busca pelo tratamento do linfoma de Hodgkin no Ceará. O médico Drauzio Varella esteve em agosto em Fortaleza para o lançamento da 16ª edição do Movimento Doe de Coração, campanha da Fundação Edson Queiroz de estímulo à doação de órgãos e tecidos.

Cada um dos quatro episódios da websérie de Drauzio Varella aborda um aspecto diferente da doença. O primeiro aborda as dificuldades de quem mora no sertão e precisa chegar até a capital para receber o tratamento devido. No segundo episódio, Drauzio viaja a Quixadá, no Sertão Central do Ceará, para conversar com a médica Paola Tôrres sobre o tratamento do linfoma de Hodgkin. O terceiro e o quarto episódio mostram o medo de quem descobre o linfoma e também a superação dessas pessoas.

A série, que foi apresentada no 5º Congresso Todos Juntos contra o Câncer, que acontece de 25 a 27 de setembro em São Paulo, contou com o apoio da gigante farmacêutica japonesa Takeda Oncology e foi produzida pela paulista Uzumaki Comunicação. Eduardo Almeida, um dos diretores da Takeda Oncology no Brasil, explica que, como o linfoma de Hodgkin ainda é pouco conhecido pelos brasileiros, a série tem o objetivo de alertar a população sobre a doença.

Jefferson Gorgulho Peixoto, diretor da Uzumaki Comunicação, ressalta, que além da característica de documentário e ser importante para informar as pessoas, a série usa a linguagem do cordel, que traz a literatura nordestina para o audiovisual, fazendo com que os vídeos tenham um diferencial.

O 5º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer reúne os principais líderes da oncologia do Brasil, incluindo médicos, profissionais da saúde, representantes do governo e de organizações de apoio ao paciente e jornalistas. O principal objetivo do evento é discutir a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, salientando os desafios para sua implementação nos 296 hospitais públicos que atendem pacientes com câncer no país.

Sobre o linfoma de Hodgkin

O linfoma de Hodgkin (LH) surge quando certas células que moram no sistema linfático, e que deveriam nos proteger contra as bactérias e vírus, dentre outros perigos, transformam-se em malignas, crescendo de forma descontrolada e “contaminando” o sistema linfático. Como o tecido linfoide está presente em muitas partes do corpo, o linfoma de Hodgkin pode começar em qualquer local do corpo, mais frequentemente nos gânglios linfáticos presentes no tórax, pescoço e axilas.

Sobre Paola Tôrres

Autora do livro “Andei por Aí”, Paola Tôrres é fundadora do Instituto Roda da Vida, Organização Não Governamental (ONG) que oferece Medicina Integrativa a pacientes oncológicos. Também é fundadora do Núcleo de Medicina Integrativa (Numi) na Universidade Federal do Ceará. Tem mestrado e doutorado em Farmacologia Clínica na área de câncer e pós-doutorado em Medicina Integrativa pela Unicamp, além de ser Fellow em Medicina Integrativa pela Universidade do Arizona (EUA). Possui vários projetos de extensão e pesquisa, entre eles, o Programa de Orientação e Educação em Medicina Integrativa (Poemi), Programa Integrativo de Apoio e Revitalização (Printar) e “Medicina com Poesia, o Cordel e Cantoria para a Saúde de Todos”.

Medicina na Unifor

O curso de Medicina da Unifor prepara o aluno para atuação profissional, seja no campo clínico, nas várias especialidades e espaços de prática (hospitais, ambulatórios e consultórios), na pesquisa, na saúde pública e na gestão. Avaliada com nota máxima pelo Ministério da Educação, a graduação conta com estrutura arrojada, incluindo o Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), laboratórios, bibliotecas, centros de saúde e recursos de tecnologia da informação. Tudo isso aliado a um corpo docente com formação acadêmica e experiência clínica de alto nível.

Processo Seletivo 2019.1

A Unifor está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2019.1. Nesta etapa serão utilizados dois critérios para a seleção: Prova e a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais informações no site.