null Programa de Formação em Roteiro abre inscrições para projetos da região Nordeste

Ter, 8 Setembro 2020 18:15

Interessados devem realizar inscrição online até o dia 11 de setembro. Uma das vagas externas é exclusiva para candidatos do Ceará.

O professor Daniel Tavares é roteirista e consultor de roteiro de produções, incluindo filmes premiados dos diretores cearenses Karim Aïnouz e Armando Praça. (Foto: Luiza Ester)

O Programa de Formação em Roteiro do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, prorroga as inscrições para o Núcleo Primeira Versão até esta sexta-feira, 11 de setembro. E, agora, com uma novidade: gratuito e aberto ao público, o programa receberá projetos oriundos de outros estados da região Nordeste, com uma vaga exclusiva para o Ceará. A experiência é inédita no país, sendo destinada a estudantes e roteiristas de primeira viagem, que buscam desenvolver suas primeiras obras no terreno da ficção.

Serão selecionadas 5 propostas de roteiros de longa-metragem ou séries de ficção para acompanhamento, desde a ideia até as primeiras versões do argumento do roteiro. As vagas serão ocupadas da seguinte maneira: 3 vagas serão exclusivas de alunos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, enquanto para as duas vagas externas à Universidade, ficando uma vaga reservada para o Ceará e a segunda para os demais estados nordestinos.

A dinâmica do Núcleo Primeira Versão, projeto tutorado pelo professor Daniel Tavares, é construída com análises e discussões coletivas, sempre pontuada por etapas de escritura dos projetos. “A abertura de inscrições do Núcleo Primeira Versão aos estudantes e roteiristas externos à Universidade de Fortaleza está em sintonia com o compromisso do curso de Cinema e Audiovisual em colaborar ainda mais com os processos de formação e desenvolvimento do audiovisual cearense e da região Nordeste”, destaca Daniel, que é roteirista e consultor de roteiro de produções dos mais distintos lugares da América Latina.

Inscrições

Para se inscrever, os interessados devem preencher a ficha de inscrição neste link até o dia 11 de setembro de 2020. As inscrições são por projeto e a seleção será feita a partir do potencial das propostas apresentadas. Podem ser submetidos projetos em estágio de desenvolvimento a partir da sinopse ou do próprio argumento. Após duas faltas ou não participação ativa nos encontros e nas devolutivas, o projeto dará lugar ao próximo na lista de espera enquanto retorna à fila do rodízio. O acompanhamento é válido pelo semestre 2020.2.

Formação em Roteiro

O Programa de Formação em Roteiro da Universidade de Fortaleza, coordenado pelos professores e roteiristas Daniel Tavares, Glauber Filho e Marcelo Müller, percorre toda a graduação, com práticas de disciplinas e pesquisas de desenvolvimento de projetos por meio de núcleos criativos. As áreas de atuação de um roteirista hoje em dia são vastas, com o avanço das ferramentas virtuais, o mercado observa toda uma expansão, por isso a grande relevância do Programa, que contribui para a pensamento e a reflexão da escrita de narrativas.