null Programa de Monitoria transforma a jornada acadêmica e promove iniciação à docência

Qua, 9 Fevereiro 2022 15:29

Na Universidade de Fortaleza, estudantes têm a oportunidade de dar os primeiros passos da vida profissional ainda na graduação (Foto: Ares Soares/foto tirada antes da pandemia)

O mundo acadêmico possibilita uma grande variedade de oportunidades aos alunos, seja por meio de pesquisas, estágios ou até com a realização de projetos. Na Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, estudantes encontram a oferta de diversas iniciativas para o próprio desenvolvimento. Dentre elas, uma das mais transformadoras é o Programa de Monitoria Acadêmica.

A monitoria é um dos processos de ensino-aprendizagem com maior aprofundamento dentro do espaço universitário. Nela, os estudantes têm a possibilidade de dar os primeiros passos na execução de projetos de vida acadêmica e pesquisa científica, sendo o primeiro contato do aluno com o mundo da docência. Além disso, na Unifor, os discentes contam com o acompanhamento do programa aplicador e do corpo docente.

Para o semestre 2022.1, os quatro centros de ciência da Universidade de Fortaleza realizaram a seleção de estudantes para o programa. Conversamos com alunos-monitores aprovados e eles dividiram suas expectativas para este novo ciclo.

Confira o resultado da seleção de monitores para 2022.1

Novas oportunidades

Lorena Sales será monitora da disciplina “Contabilidade Societária 1”, no curso de Ciências Contábeis (Foto: arquivo pessoal)

Lorena Sales, 32 anos, é aluna do 4° semestre do curso de Ciências Contábeis e, pela segunda vez, foi contemplada pelo programa. A partir deste semestre, a estudante será monitora da disciplina “Contabilidade Societária 1”. “Ter sido selecionada foi uma sensação maravilhosa, pois tinham muitos candidatos disputando a vaga para essa cadeira”, comenta.

Segundo Lorena, essa nova participação “será uma oportunidade para aprender com a disciplina, professores e outros estudantes”, além de reforçar suas visões de sala de aula, já que tem o grande sonho de se tornar professora.

A aluna também ressalta a importância do Programa de Monitoria Acadêmica dentro da jornada na Universidade. “O projeto é um presente para os universitários, tanto para aqueles que buscam exercer a docência, como para os demais interesses. É um método de estudo ativo, em que dá pra aprender muito. Além disso, é um recurso para os alunos que possuem algum tipo de dificuldade na disciplina, bem como buscam saber um pouco mais”, destaca.

Alegria pela aprovação

Antônio Saraiva será monitor da disciplina “Direito Tributário II” (Foto: arquivo pessoal)

Aos 22 anos, essa é a segunda vez que Antônio Saraiva, estudante do 8° semestre do curso de Direito, é selecionado para ser monitor. Desta vez, ele irá atuar na disciplina “Direito Tributário II”. Apesar de já ter experiência no programa, Antônio não esconde a felicidade por ter conseguido ser selecionado novamente.

“Foi inefável! Não consigo descrever em palavras a minha sensação. Pulei, gritei, vibrei, comemorei numa rede social, onde dezenas de pessoas me parabenizaram”, relata o aluno-monitor, ao descobrir que havia conquistado a vaga.

Segundo Antônio, a participação na monitoria será uma de suas prioridades neste ano: "Honestamente, uma das minhas metas de 2022 é ser o melhor monitor possível dentro do programa. Ser monitor e ensinar pra mim é uma prioridade, algo que me traz felicidade e propósito”.

Primeiras experiências no mundo acadêmico

Brunna Mendes será monitora da disciplina “Morfologia Bucomaxilofacial I”, do curso de Odontologia (Foto: arquivo pessoal)

Estudante do 2° semestre do curso de Odontologia, Brunna Mendes, 19 anos, foi selecionada para ser monitora da disciplina “Morfologia Bucomaxilofacial I”. Esta é a  primeira participação da discente no programa. “Fiquei bastante realizada pela aprovação, pois é uma conquista para a minha vida acadêmica que acabou de começar”, relata aluna.

Segundo ela, seu interesse em participar do projeto, mesmo no início da graduação, se deu pela oportunidade de adquirir e compartilhar conhecimentos. “Eu decidi ingressar no programa porque gosto do contato com as pessoas, gosto de ajudar e estar disponível. Além de ser um meio muito bom para revisar uma disciplina muito importante da Odontologia”, afirma. Para ela, essa será uma oportunidade de “aprender e ensinar dando o melhor, além de conhecer a área da docência”, que é de interesse da aluna.

Afinidade com a docência

Gabriel Carvalho será monitor da disciplina “Composição, Expressão e Representação 2”, do curso de Arquitetura e Urbanismo (Foto: arquivo pessoal)

Gabriel Carvalho, 21 anos, é aluno do 8° semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo e foi selecionado para a monitoria da disciplina “Composição, Expressão e Representação 2”. Esta é a terceira vez que o estudante é aprovado pelo programa. Segundo Gabriel, ele voltou a participar do projeto porque descobriu, a partir de suas primeiras experiências, a afinidade com a docência.

“Voltei, pois é um trabalho que eu gosto bastante. Estar em sala, acompanhar os colegas e criar planos de aula e materiais são atividades que eu me vejo fazendo no futuro”, afirma.

Para ele, a aprovação para uma nova oportunidade dentro da monitoria é muito satisfatória, porque reconhece o trabalho e esforço que o estudante desenvolve durante a sua graduação. Sobre o novo ciclo, que se inicia em 2022, Gabriel declara: “Estou esperando muitas coisas boas. Pretendo ampliar as noções de sala de aula e trabalhar em conjunto com os professores e colegas”.