null Projeto busca conscientizar população de Fortaleza sobre limpeza das praias

Qua, 8 Agosto 2018 09:55

Projeto busca conscientizar população de Fortaleza sobre limpeza das praias

Criado no início de 2018, o Projeto Clean já recolheu 270 quilos de lixo das praias de Fortaleza.

Larissa Cajado, Levir Colares, Bruna Ferreira e Renan Dantas são alunos do 4º semestre de Arquitetura e Urbanismo da Unifor (Ares Soares/Unifor)

Pensando no que poderia ser feito para despertar a consciência ambiental na população de Fortaleza, quatro alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifor criaram o Projeto Clean em março deste ano. A iniciativa retira resíduos sólidos do litoral da Capital ao mesmo tempo em que reforça a importância de manter praias e mares limpos.

Desde a implantação do projeto, os estudantes Bruna Ferreira, Larissa Cajado, Levir Colares e Renan Dantas, todos do 4º semestre de Arquitetura e Urbanismo, já realizaram seis ações nas Praias do Futuro, Beira Mar e Iracema, recolhendo 270 quilos de lixo e distribuindo em pontos de reciclagem da cidade.

Além das ações nas praias, o grupo conscientiza seus seguidores através da rede social Instagram, com a página @projeto_clean, na qual publicam textos e fotos sobre o assunto diariamente. Assim, a rede acaba serve também como ponto de encontro e convite, uma vez que os estudantes postam a programação de ações e chamam outras pessoas.

Bruna Ferreira conta que a intenção do projeto é ir além de recolher o lixo das praias e realocá-los para espaços de reciclagem.“Queremos conscientizar as pessoas, falar com elas. Queremos que a pessoas façam mais do que limpar a praia, que essa atitude faça com que elas levem isso para suas casas e também aprendam o reuso do lixo plástico”, enfatiza ela.

O grupo também conta que as coletas na praia sempre atraem as atenções de quem está no local, mobilizando até mesmo para a participação. “Já aconteceu de vir criança e ajudar, pais e mães, famílias inteiras”, relata Renan Dantas.

Para ele é necessário também trazer a questão ambiental para dentro das salas de aula e cotidiano acadêmico. “Não pode se resumir a uma aula de biologia, um tópico sobre meio ambiente em um ano inteiro. O mundo precisa de nós, então, quanto mais você estuda mais você se informa e mais você se importa com os bichos e com o que está acontecendo agora no mundo todo com o lixo que jogamos sem uma consciência ambiental”, ressalta Levir Colares.

Depoimentos

“O nosso maior foco é passar uma conscientização para assim salvar o planeta. A situação está crítica, nós não conseguimos ver os oceanos cheios de lixo, mas as praias sim, então, precisamos limpar cada microplástico que a gente vê” - Bruna Ferreira.

“Se não mudamos nossas atitudes até 2050 vai existir mais plástico do que peixes nos oceanos. Quando realmente vamos mudar nossas atitudes? Precisamos mudar agora” - Levir Colares.

“Queria que as pessoas tivessem mais informação sobre as mazelas que o lixo plástico causa ao meio ambiente, algumas pessoas querem mudar e se conscientizar, mas não sabem como. A partir do momento que você se conscientiza e muda trás mais pessoas com você, o que gera uma corrente do bem e de informação” - Larissa Cajado.

“Menos plástico e mais vida no planeta, seja seres humanos ou animais marinhos” - Renan Dantas.

Praia Linda, Praia Limpa

Em comemoração ao Dia do Estudante, a Fundação Edson Queiroz realiza, em 11 de agosto, ação de educação ambiental nas praias da Barra do Ceará, Iracema, Futuro e Sabiaguaba, com participação de alunos ingressantes da Unifor e membros do Projeto Clean, sob a orientação de professores do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e de técnicos da Prefeitura.

O objetivo da iniciativa é coletar resíduos sólidos recicláveis, como sacos, garrafas e copos plásticos e latinhas de cervejas e de refrigerantes, além de repasse de informações para a população sobre o descarte correto de materiais reaproveitáveis.

“Praia Linda, Praia Limpa”
Data: 11 de agosto de 2018
Saída do ônibus: 7h