null Projeto Literatura na Varanda disponibiliza obras literárias

Qui, 9 Dezembro 2021 15:11

Projeto Literatura na Varanda disponibiliza obras literárias

Já escolheu seu livro para aproveitar bem as férias? A Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza oferece diversas possibilidades para quem quer curtir os dias sem aula

O projeto intensifica o incentivo à leitura, bem como evidencia livros que podem ser ótimas companhias durante o período de férias (Foto: Arquivo Pessoal)

A Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, lançou o Projeto “Literatura na Varanda” que consiste em ações diárias de estímulo às descobertas literárias para a comunidade acadêmica da Unifor.

Sabendo da importância do hábito da leitura e de como ela é importante para o desenvolvimento da criticidade, criatividade, habilidades de escrita, aumento da concentração, entre tantos outros benefícios,  a gerente da Biblioteca, Leonilha Lessa, propôs o projeto como forma de intensificar o incentivo à leitura, bem como evidenciar as obras literárias disponíveis que podem ser boa companhia durante o período de férias.

O projeto vai até o dia 14 de dezembro, último dia letivo na Unifor. Então, se você ainda não foi escolher o seu livro de literatura, corre que ainda dá tempo! A ação visa alcançar todos os públicos da Universidade com vínculo ativo: alunos, professores e funcionários.

Visite o acervo de Rachel de Queiroz

Quando for escolher novos livros, que tal aproveitar para conhecer o acervo bibliográfico da escritora cearense Rachel de Queiroz? Ele está aberto à visitação e consulta no 1º piso da Biblioteca. A Unifor dispõe ainda de um acervo de mais de 330 mil obras, dentre as quais cerca de 194 mil livros físicos, 22 mil obras digitais e a assinatura de bases de dados digitais.

Rachel de Queiroz (1910-2003)  está entre as maiores escritoras do Brasil. Foi também a primeira mulher a integrar a Academia Brasileira de Letras, com prosa vigorosa e enxuta. Também foi jornalista, tradutora, cronista prolífica e dramaturga.

Clássicos como O Quinze, de Rachel de Queiroz, estão entre os exemplares do acervo literário da Biblioteca (Foto: Arquivo Pessoal)

Rachel nasceu em Fortaleza (CE), em 17 de novembro de 1910, e faleceu no Rio de Janeiro (RJ) em 4 de novembro de 2003. Em 1917, foi para o Rio de Janeiro, em companhia dos pais que procuravam, nessa migração, fugir da seca de 1915, que mais tarde a romancista iria aproveitar como tema de “O Quinze”, seu livro de estréia.

Serviço:

Biblioteca Central da Unifor
Endereço de contato: Praça central do campus
Atendimento: de segunda a sexta-feira, de 7h às 21h55; sábado de 8h às 14h10
Mais informações: BiblioZap - 3477.3257