null Projeto “Seu sucesso nos interessa”: egressos da Unifor são destaque no mercado de trabalho

Ter, 14 Julho 2020 13:54

Projeto “Seu sucesso nos interessa”: egressos da Unifor são destaque no mercado de trabalho

Semestralmente, a Universidade de Fortaleza vem formando excelentes profissionais para o mercado de trabalho e contribuindo para o desenvolvimento da região Nordeste.


Celma Prata é formada em Jornalismo pela Universidade de Fortaleza. Sua trajetória profissional é extensa e já percorreu diversos caminhos. (Foto: Divulgação)
Celma Prata é formada em Jornalismo pela Universidade de Fortaleza. Sua trajetória profissional é extensa e já percorreu diversos caminhos. (Foto: Divulgação)

Como forma de estreitar laços e saber mais sobre os caminhos percorridos pelos egressos da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, desde o início da graduação até à inserção profissional, o projeto “Seu sucesso nos interessa” visa inspirar por meio de trajetórias de sucesso de profissionais que estão no mercado de trabalho. Vamos juntos conhecer a história de ex-alunos da Unifor que obtiveram êxito em diferentes áreas. Confira!

Celma Prata, jornalista 

Celma Prata é formada em Jornalismo pela Universidade de Fortaleza e em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Sua trajetória profissional é extensa e já percorreu diversos caminhos. 

Prata lecionou e trabalhou como técnica de educação da Secretaria de Educação e foi vice-diretora de uma escola pública. Também editou produções de um jornal sobre agronegócio. Depois de realizar um curso de curta duração em marketing, na Universidade de Nova York, Celma decidiu cursar jornalismo e se aperfeiçoar na área da comunicação social. “Pesquisei a matriz curricular do curso e conversei com alguns profissionais da área. Optei pela Unifor porque oferecia as melhores práticas e excelentes professores”, conta a jornalista que ingressou na Universidade em 2007. 

Ela nos diz que aproveitou ao máximo cada ensinamento teórico e prático. “Foram oficinas, laboratórios, estágios etc. Ainda na faculdade, comecei como revisora de jornal impresso, que migrou depois para online. Atuei como repórter, editora e atualmente sou membro do conselho editorial”. A experiência com o jornalismo também a fez ingressar no mundo novo da literatura. Ainda durante a graduação na Unifor, Celma começou a vivenciar a arte da escrita por meio de crônicas 

A estreia na literatura veio com o livro de crônicas “Descascando a Grande Maçã” (2012), lançado após a formatura de Prata. O livro é um “manual de sobrevivência” na cidade de Nova Iorque, a partir de sua própria experiência como moradora da cidade, com o marido e dois filhos menores, durante o ano de 1997. O livro possui 24 capítulos, incluindo 14 ilustrações, complementados com informações, serviços e curiosidades, e temperados com toques de humor. 

Já o primeiro romance – “O Segredo da Boneca Russa” (2018) – é uma obra de ficção. Classificada como um romance policial, conta a história da biógrafa francesa Joëlle Dousseau, 45 anos. Filha de uma brasileira que se autoexilou em Paris no período da ditadura militar do Brasil, desvenda em 2014 um crime hediondo que envolve sua mãe, à época uma criança de apenas sete anos. Para chegar ao autor do crime, Joëlle precisa encontrar a matrioska, um souvenir russo que simboliza a maternidade, e dissecar meio século de segredos, mentiras, ódio e intrigas. Em meio a revelações tenebrosas, Joëlle reencontra seu antigo amor da juventude, que pode fazê-la voltar a acreditar na humanidade. Uma narrativa cheia de suspense, onde as várias peças se encaixam com perfeição como uma boneca russa.

A jornalista aproveita mandar um conselho a quem quer se tornar um jornalista de sucesso. “Antes de ser uma profissão, o jornalismo é um serviço que o profissional da área presta à comunidade. O compromisso do jornalista é com os fatos e no que eles podem afetar a vida das pessoas. É uma atividade para vocacionados, entusiastas, curiosos e corajosos. Exige olhar vigilante e evolução constante no pensar, sem perder de vista o compromisso com a ética. No meu caso específico, foi o responsável por meu ingresso no mundo da literatura. O contato constante e direto com pessoas reais das mais diferentes origens é muito inspirador”. 

O curso de jornalismo da Unifor prepara o profissional para trabalhar com produção e edição de notícias em diferentes plataformas de comunicação e de imprensa – rádio, TV, web e impresso –, em assessorias de comunicação e projetos voltados para a comunicação pública, popular e/ou empresarial. Com os conhecimentos adquiridos na Universidade, o egresso pode desenvolver competências comunicacionais que permitem a atuação em empresas de comunicação e instituições diversas, incluindo as do terceiro setor, além da pesquisa acadêmica.

Estude Jornalismo na Unifor 

Para você que quer cursar Jornalismo, não perca mais tempo e ingresse na Universidade de Fortaleza, eleita por dois anos a melhor universidade particular das regiões norte e nordeste do país, segundo THE Latin America Ranking 2020, editado pela Times Higher Education Latin America (THE), entidade britânica que produz a principal avaliação internacional do segmento de educação.

Na graduação em Jornalismo da Unifor, você tem acesso a um currículo inovador e atualizado com o que há de mais moderno exigido no mercado nacional e internacional. O curso equilibra teoria e experiência por meio de espaços de prática e aplicabilidade acadêmica e possui a maior estrutura de laboratórios da região, integrada por redação multimeios, estúdios de rádio, fotografia e ilhas de edição. 

O curso foi eleito o melhor do Norte/Nordeste pelo ranking universitário do jornal Folha de São Paulo (RUF) em 2015, 2016 e 2017 e tem 4 estrelas no Guia do Estudante 2017, cujo índice máximo são 5.

Ingresse em uma das maiores instituições de ensino superior do mundo. Participe do nosso vestibular online e gratuito*. Escolha o melhor dia e horário para você, sem precisar sair de casa. 

*exceto Medicina 

Confira as regras em unifor.br.