angle-left Trabalhos de conclusão de curso de estudantes da Arquitetura ganham destaque

Sex, 31 Julho 2020 18:53

Trabalhos de conclusão de curso de estudantes da Arquitetura ganham destaque

Sob a perspectiva da Economia Criativa, os projetos dos egressos foram apresentados para o quadro de colaboradores do Sebrae Ceará.


À esquerda, o centro gastronômico projetado por Gabriel Freire e à direita, o projeto de coworking elaborado por Kandarpa Galas. (Fotos: Divulgação)
À esquerda, o centro gastronômico projetado por Gabriel Freire e à direita, o projeto de coworking elaborado por Kandarpa Galas. (Fotos: Divulgação)

Os concludentes do curso de Arquitetura e Urbanismo de 2020.1 Gabriel Freire e Kandarpa da Silva Galas apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e atingiram excelentes resultados. Sob orientação da professora Fernanda Rocha, os alunos desenvolveram projetos arquitetônicos que abordam a temática da Economia Criativa. As duas apresentações contaram com a participação - na banca avaliadora - do arquiteto e urbanista Joaquim Cartaxo, atual superintendente do Sebrae Ceará.

Em virtude da excelente qualidade dos projetos, Joaquim Cartaxo convidou os dois arquitetos e a professora Fernanda Rocha para apresentarem seus trabalhos, em 21 e 23 de julho, no treinamento mensal de colaboradores internos do Sebrae Ceará. 

Em seu trabalho, Gabriel Freire projetou o Cumê - Centro Gastronômico de Cultura Nordestina, espaço situado na Av. Monsenhor Tabosa, que objetiva enaltecer a culinária local e utilizá-la como elemento agregador de valor para o turismo na capital, além de fazer com que os fortalezenses possam desfrutar das iguarias que remetem à memória afetiva do paladar. O projeto foi pensado como um lugar de expressão cultural, com festivais, eventos e outros acontecimentos do tipo de tenham como base a cultura nordestina. 

Já Kandarpa Galas projetou o MonTa coworking, em referência ao nome da Av. Monsenhor Tabosa, onde o trabalho está inserido. O MonTa Co. foi desenvolvido a partir das necessidades identificadas na fase inicial de pesquisa e oferece espaços compartilhados e individuais, com estações de trabalho, salas de reunião, espaços de treinamento e salas privativas para empresas que desejam migrar para um ambiente de inovação e compartilhamento como o coworking.

TCC no curso de Arquitetura e Urbanismo

Para os estudantes da graduação em Arquitetura e Urbanismo, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) se organiza em dois semestres, como explica a professora Fernanda Rocha. “Trata-se de um momento único na formação de profissionais propositivos, no qual eles irão escolher situações de seu interesse e desenvolver questionamentos e possíveis respostas contextualizadas a tais situações, seja com projetos de arquitetura, paisagismo, urbanismo, ou os três”, explica.

Estude Arquitetura e Urbanismo na Unifor 

Se você tem o sonho de cursar Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Fortaleza, não perca mais tempo e conheça as vantagens especiais* para transferidos e graduados que a Unifor oferece. De forma totalmente online e gratuita, você pode realizar sua inscrição e acompanhar toda a aprovação sem precisar sair de casa.

Caso você ainda não seja estudante de uma Instituição de Ensino Superior (IES), mas deseja estudar na Unifor, o processo seletivo 2020.2 acontecerá de forma online para todos os cursos da Universidade, exceto Medicina. Inscreva-se!