null Últimos dias para concorrer às bolsas de estudos filantrópicas da Unifor; veja o passo a passo da inscrição

Qua, 25 Janeiro 2023 10:05

Milhares de bolsas de 50% e 100%, para cursos presenciais e EAD na Unifor, serão concedidas aos candidatos; inscrições se encerram no dia 26 de janeiro

As inscrições para o Programa Super Bolsas Filantrópicas Edson Queiroz são gratuitas e devem ser feitas online no site www.unifor.br/cebas  (Foto: Getty Images)
As inscrições para o Programa Super Bolsas Filantrópicas Edson Queiroz são gratuitas e devem ser feitas online no site www.unifor.br/cebas (Foto: Getty Images)

Milhares de bolsas de estudo para cursos de graduação da Universidade de Fortaleza (Unifor) serão concedidas a candidatos inscritos no Programa Super Bolsas Filantrópicas. Resultado da obtenção pela Fundação Edson Queiroz do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), do Ministério da Educação, o benefício abrange tanto cursos presenciais como a distância (EAD). O programa é filantrópico e, portanto, destinado a candidatos que se encaixam no perfil socioeconômico exigido no edital. As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 de janeiro.

Serão distribuídas bolsas de 100%, a candidatos com renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio; e 50%, aos de renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos. As inscrições são gratuitas e realizadas pelo site www.unifor.br/cebas.

O processo de inscrição é simples e rápido. O formulário é dividido em três partes e pode ser preenchido em cinco minutos. Mas, importante, os candidatos devem preenchê-lo sem pressa, conferindo as informações antes de salvá-lo. Após o envio das informações, essas não podem ser retificadas ou complementadas. Erros e omissões no preenchimento podem levar a inscrição a ser indeferida.

O passo a passo

O primeiro passo é fornecer os dados básicos de identificação do candidato: nome completo, número do CPF, contato por telefone e e-mail. O formulário também pede que seja criada uma senha. Deve-se escolher uma senha segura e memorizá-la.

No segundo passo, o candidato escolhe a graduação que pretende cursar. Ao selecionar a modalidade – se presencial ou EAD, são disponibilizadas as listas dos cursos disponíveis. A oferta de graduações presenciais é maior e, caso opte por uma delas, o candidato deverá escolher o turno em que deseja estudar (a quantidade de turnos varia, de curso para curso). Ao optar pela formação EAD, não há a necessidade de se optar por um turno, dado o formato da graduação. Por fim, deve-se marcar o semestre: 2023.1.

O terceiro passo é o de complemento dos dados pessoais. Confirmam-se nome completo, CPF, endereço de e-mail, telefone celular, data de nascimento e o ano de conclusão do ensino médio. É solicitada, também, a autorização de envio de informações por WhatsApp e perguntado se o candidato já é aluno da Unifor. Checados todos os dados, a inscrição pode ser finalizada. Uma mensagem de confirmação será enviada para o candidato. Algumas vezes, o envio não é imediato. Caso não a encontre em sua caixa de entrada, o candidato deve conferir entre os spams ou nas abas de promoções.

Próximos passos

Após inscritos, alguns candidatos se perguntam: o que fazer agora? A resposta é ficar atento aos prazos listados no edital (acesse aqui).

O Anexo 1 do edital do Programa Super Bolsas Filantrópicas traz o cronograma do processo seletivo. É preciso estar atento aos prazos e às informações enviadas aos inscritos. Está prevista para acontecer, entre 27 e 31 de janeiro, a análise classificatória baseada no questionário socioeconômico. No dia 1º, será divulgado o resultado da 1ª fase. Entre 6 e 24 de fevereiro, os candidatos pré-aprovados devem enviar a documentação comprobatória exigida e listada no edital.

O resultado final dos contemplados com as bolsas filantrópicas será divulgado no dia 4 de abril, no portal da Unifor.

Quem pode se candidatar

As bolsas filantrópicas são destinadas a pessoas que tenham concluído o ensino médio. Isso inclui tanto quem ainda não entrou na universidade quanto estudantes já matriculados em cursos de graduação, seja na Unifor ou em outras instituições de ensino superior do Ceará. No caso daqueles candidatos que já são universitários, é importante destacar: a bolsa não atende quem já tem uma primeira graduação, nem pode ser usada para fazer mais de um curso paralelamente.

Para a seleção, os candidatos devem ter notas do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem (anterior ao de 2022, que ainda não teve suas notas divulgadas) ou de edições passadas do Processo Seletivo da Unifor. Quem não tem nenhuma dessas notas também pode participar do Programa de Super Bolsas Filantrópicas; será aplicada uma prova de redação online para inscritos que estão nessa situação, após a primeira fase da seleção.

Em caso de dúvida, pergunte

O edital do Programa Super Bolsas Filantrópicas dispõe de todas as informações sobre as inscrições e o processo seletivo. Ele está disponível online aqui. Se após sua leitura, o candidato ainda tiver alguma dúvida, ele pode recorrer à Central de Bolsas de Estudo da Unifor. Os contatos podem ser feitos por telefone ou WhatsApp, nos números (85) 34773000 – opção 1 e  (85) 9.9246.6625. Atendimentos presenciais também estão disponíveis no campus da Universidade de Fortaleza, com a equipe do Programa de Acolhimento e Permanência e Sucesso do Aluno (PAPSA).