null Unifor bate recorde de trabalhos na Intercom Nacional

Qui, 5 Setembro 2019 13:45

Unifor bate recorde de trabalhos na Intercom Nacional

Alunos da Unifor participam do Intercom nacional na UFPA (Foto: arquivo pessoal)

Com um número inédito de participação, os alunos do curso de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Cinema e Audiovisual foram selecionados para representar a Unifor no 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), evento que ocorre na Universidade Federal do Pará, em Belém, de 2 a 7 de setembro de 2019.

Para a mostra competitiva nacional, foram selecionados 29 trabalhos que passaram por uma peneira regional. E para iniciação científica, outro número bastante expressivo. Os cursos de Comunicação tiveram 19 artigos aceitos para o Intercom Júnior (IJ), algo inédito e muito bom para a atividade acadêmica. "Acho importante observar que nós recuperamos a vocação para a pesquisa”, reforça a professora Adriana Santiago, do curso de Jornalismo da Unifor.

Com a temática “Fluxos comunicacionais e crise da democracia”, o congresso reúne trabalhos e são divididos em duas categorias: Intercom Júnior e Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). Com a participação de grandes profissionais da comunicação, a previsão é de alunos de universidades de todo o Brasil.

“Participar do Intercom para mim que tenho interesse em uma carreira acadêmica é algo muito importante, e estou muito feliz em representar a Unifor, espero que possamos cada vez mais representar com bons trabalhos e crescer cada vez mais como instituição” relata a aluna do curso de Jornalismo da Unifor, Beatriz Irineu.

Sobre o Congresso

O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação acontece desde 1977 e reúne, tradicionalmente, cerca de 3,5 mil pessoas, entre alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área. No evento, são debatidos tópicos de jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, cinema, produção editorial e de conteúdo para mídias digitais e políticas públicas de Comunicação, entre outros. A cidade-sede muda a cada ano e é escolhida pelos sócios da Intercom, em votação realizada no ano anterior.

A programação do congresso inclui oficinas e minicursos, sessões de apresentação de trabalhos nos Grupos de Pesquisa, Intercom Júnior e Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) e evento de lançamento de livros (Publicom). O Intercom 2019 também abriga outros eventos científicos como: IV Colóquio Latino-americano (Pan Amazônico) de Ciências da Comunicação; VI Encontro Internacional do Colégio dos Brasilianistas da Comunicação; Jornada Beltraniana 2019 (Rede Folkcom); Fórum Ensicom 2019 (que terá a última audiência pública sobre as Diretrizes Curriculares de Publicidade e Propaganda); III Fórum de Rádios e TVs Universitárias; V Fórum Socicom-Intercom; IV Fórum Comunicação e Trabalho; II Ciclo Amazônia; 42º Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação; IV Colóquio Jornalismo, Resistência e Literatura; e I Colóquio de Ciências Humanas.

42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
De 2 a 7 de setembro de 2019