null Alunos da Pós-Unifor elaboram projeto paisagístico para associação beneficente

Sex, 9 Junho 2023 14:11

Alunos da Pós-Unifor elaboram projeto paisagístico para associação beneficente

A iniciativa, que representa o trabalho final do curso de Especialização em Paisagismo, contemplou a instituição “O Caminho”

A quinta turma da Especialização em Paisagismo apresentou o projeto para “O Caminho” (Foto: Acervo pessoal)

Transformar ambientes, tornando-os mais agradáveis, aconchegantes, acolhedores e funcionais, sempre considerando aspectos estéticos e sustentáveis. Essa é uma das características da atuação do paisagista, profissão que ganha cada vez mais destaque no mercado de trabalho.

Visando a formação de profissionais qualificados neste segmento, o curso de Especialização em Paisagismo da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz,  desenvolve diversas iniciativas práticas entre os estudantes. Dentre elas, o produto final, que representa o trabalho de conclusão do curso. Nele, os alunos realizam um projeto paisagístico de grande relevância, contemplando variadas instituições de cunho social.

Para Suellen Galvão, coordenadora do curso de Paisagismo da Unifor, as ações de impacto, como a entrega do produto final, são a culminância de todos os conhecimentos adquiridos pelos alunos ao longo do curso. “Acima de tudo, a ideia é possibilitar que seja realizado um projeto real que viabilize transformações sociais”, declara.

Nesta perspectiva, estudantes concludentes da quinta turma do curso elaboraram, nos meses de março e abril, um projeto paisagístico para o "O Caminho" - Associação Beneficente São João Eudes (ASBEJE). A iniciativa visou otimizar o grande espaço abrangido pela associação, que engloba nove setores distintos.

Para isso, a turma teve como pilar quatro objetivos centrais:

• Preservação do mandacaru existente;
  • Reorganização espacial das atividades realizadas;
  • Expansão das atividades oferecidas, através de um melhor aproveitamento das áreas livres disponíveis;
  • Criação de espaços e atividades que possam servir como fonte de renda para a sustentação financeira da instituição.

“O Caminho” é um coletivo integrante do Condomínio Espiritual Uirapuru - CEU. Suas atividades são voltadas para o cuidado e capacitação de mulheres  familiares de pessoas que se encontram em regime de privação da liberdade. A associação é de caráter pastoral e sem fins lucrativos.

“Foi uma experiência bastante positiva, tivemos uma interação bastante intensa entre os alunos e conseguimos elaborar um projeto único, com um grupo grande e diverso”, afirma Ricardo Marinho, docente orientador do trabalho.

+Confira o projeto aqui

Cliente

"O Caminho" - Associação Beneficente São João Eudes (ASBEJE)

Ricardo Marinho - Engenheiro Agrônomo / Paisagista

Equipe técnica multidisciplinar

Turma 05 - Especialização em Paisagismo - Pós Unifor

Beatriz Saldanha - Arquiteta e Urbanista / Paisagista
Danyella Carneiro - Arquiteta e Urbanista / Paisagista
Dreide Araújo - Administradora / Paisagista
Eric Batista - Arquiteto e Urbanista / Paisagista
Francisco Régis - Arquiteto e Urbanista / Paisagista
Fred Alves - Arquiteto e Urbanista / Paisagista
Gerson Munayer - Empresário / Paisagista
Isabela Clareana - Arquiteta e Urbanista / Paisagista
Letícia Pontes - Arquiteta e Urbanista / Paisagista
Lucas Benevides - Arquiteto e Urbanista / Paisagista
Lucas Saraiva - Arquiteto e Urbanista / Paisagista
Mariana Oliveira - Arquiteta e Urbanista / Paisagista
Úrsula Prado - Engenheira Agrônoma / Paisagista

Seja um aluno da Pós-Unifor

Quer se especializar em Paisagismo na melhor universidade particular do Brasil? Na Unifor, o curso de especialização capacita profissionais de Arquitetura e Urbanismo e do Paisagismo com suas áreas afins, enquanto campo interdisciplinar de atuação para a aplicação integrada de conhecimentos ambientais, artísticos, históricos e técnicos no projeto e no desenvolvimento de intervenções projetuais paisagísticas.

As inscrições para a próxima turma estão abertas, com previsão de início das aulas para o mês de setembro. Corra e não perca essa oportunidade!