null Alunos do turno da noite da Unifor terão ônibus de graça a partir deste semestre

Qui, 30 Janeiro 2020 16:52

Os veículos sairão dos terminais da Parangaba, Papicu, Antônio Bezerra e Messejana para o Campus da Universidade de Fortaleza.

A medida beneficiará alunos, professores e funcionários do turno da noite (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza vai implantar, ainda em fevereiro deste ano, amplo programa de mobilidade urbana, com o objetivo de facilitar o acesso de seus alunos ao campus da instituição, além de contribuir para a sustentabilidade ambiental.

O programa constará de vários benefícios, como serviço gratuito de ônibus para alunos, professores e funcionários da Unifor no período noturno, acesso dos veículos do TopBus+, serviço de transporte coletivo por aplicativo sob demanda, às ruas internas da universidade, e instalação de pontos de embarque e desembarque de transporte de passageiros por aplicativo em locais estratégicos do campus.

Os ônibus gratuitos, principal medida do programa, sairão no início da noite de quatro terminais de Fortaleza: Antônio Bezerra, Parangaba, Messejana e Papicu. E retornarão aos mesmos terminais ao final das aulas. Os alunos, professores e funcionários da Unifor poderão pegar os ônibus nos terminais e em paradas ao longo dos percursos.

O serviço funcionará de segunda a sexta-feira e beneficiará alunos e professores da graduação e pós-graduação. Para ter acesso aos ônibus, o usuário basta apresentar a cartão de identificação de aluno ou funcionário da Unifor.

O vice-reitor de Graduação da Universidade de Fortaleza, professor Henrique Sá, afirma que o projeto vai gerar mais economia, segurança e comodidade aos alunos que estudam à noite. “Com esse programa, o aluno vai ter a oportunidade de usufruir de um serviço de transporte provido pela Unifor com seus colegas durante um trajeto em que ele pode descer nos pontos de parada usuais, garantindo não só agilidade no deslocamento, como também conforto, segurança e confiabilidade nas viagens”, destaca.

A implantação do serviço de ônibus gratuitos vem ao encontro de uma outra medida, recentemente adotada pela Universidade de Fortaleza com o objetivo de beneficiar os alunos que estudam à noite: concessão de bolsas de estudo com descontos de 20% durante toda a graduação para a grande maioria dos cursos noturnos. Os cursos contemplados com a bolsa são os seguintes: Direito, Marketing, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Psicologia, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Engenharia Ambiental Sanitária.

“Se olharmos o conjunto dessas medidas, vamos constatar que o aluno que estuda à noite, que geralmente trabalha nos dois outros turnos para pagar os estudos, terá um grande ganho financeiro. Isso porque, além da bolsa durante toda a graduação, ele ainda terá o benefício de transporte gratuito para vir estudar e voltar para casa”, salienta Jéfferson Cândido, gestor administrativo-financeiro da Universidade de Fortaleza.