null Artista plástico José Guedes reestiliza marca do Movimento Doe de Coração

Qua, 1 Agosto 2018 17:57

Artista plástico José Guedes reestiliza marca do Movimento Doe de Coração

José Guedes se diz muito feliz por participar da campanha de incentivo à doação de órgãos, idealizada há 16 anos pela Fundação Edson Queiroz (Foto: Arquivo Pessoal)

A Fundação Edson Queiroz, responsável pelo movimento Doe de Coração, que incentiva a doação de órgãos, divulgou a logo da edição de 2018. A tradicional marca, com o coração formando a palavra DOE, foi redesenhada pelo artista plástico cearense José Guedes, ganhando cor vibrante e figuras geométricas.

Uma das campanhas mais tradicionais da Fundação Edson Queiroz, a Doe de Coração chega à 16ª edição com uma marca de vitória decorrente dos anos anteriores: o Ceará é o Estado com a menor taxa de recusa de famílias de doadores do Nordeste. O fato é consequência do trabalho de profissionais da saúde, da constante divulgação da doação de órgãos e da conscientização da população.

Segundo José Guedes, a marca da campanha ganhou um verde vibrante, que remete à esperança de uma nova vida, e o coração ganhou formas geométricas em seu interior, dando-lhe perspectiva e profundidade. “As figuras geométricas na verdade são redes de conexão, destacando a importância da união de todos para fortalecer essa grande rede de solidariedade humana que é a doação de órgãos e que acaba sendo doação de vidas”, ressalta.

Com obras no Museu de Arte Moderna, de São Paulo, no Museu IVAM, na Espanha, e na coleção DAROS, de Zurique, José Guedes salienta que antes mesmo de receber o convite de redesenhar a logo da Doe de Coração já era um admirador e já havia vestido literalmente a camisa da iniciativa.

Para ele, a Doe de Coração é uma campanha de extrema importância: “Eu conheço várias pessoas que estão na fila para receber órgãos, então, quanto mais doações mais rapidamente essas pessoas serão beneficiadas. É aí que entra a Doe de Coração, porque muitos não sabem como ajudar e a Fundação Edson Queiroz faz um papel importantíssimo em levar esse conhecimento às pessoas”.

José Guedes ressalta ainda a alegria e satisfação em poder participar ativamente da edição da campanha deste ano. “É uma das campanhas de saúde mais importantes que conheço e tem que ser sempre fortalecida. Esta nobre causa deve estar sempre na mídia. Eu me sinto extremamente gratificado em poder dar minha pequena contribuição  a esse grande projeto. Estou superfeliz”, frisa.

Sobre a campanha

O tradicional movimento Doe de Coração, idealizado pelo chanceler Airton Queiroz, falecido ano passado, ocorre desde 2003, sempre em setembro, mês já conhecido pelo estímulo à doação em vários Estados do País, com o objetivo de encorajar as doações de órgãos no Ceará, por meio da sensibilização da sociedade. A edição de 2018 da Doe de Coração será lançada oficialmente pela presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, em solenidade que acontecerá dia 5 de setembro, no Teatro Celina Queiroz, no Campus da Unifor.

Contando com a parceria de hospitais públicos e particulares, o movimento envolve principalmente veiculação de anúncios em jornais, portais de notícias, rádios e emissoras de televisão, além de distribuição de fôlderes, cartazes e camisas para funcionários das empresas do Grupo Edson Queiroz, a fim de mobilizar o público interno para a campanha. O objetivo é alcançar e impactar o maior número de pessoas a fim de otimizar a doação de órgãos.

À semelhança da edição do ano passado, a campanha de 2018 trará depoimentos de transplantados que foram beneficiados pela doação de órgãos e tecidos. Para aumentar a interatividade, os vídeos da campanha também serão veiculados nas mídias sociais da Unifor e do Grupo Edson Queiroz. Além disso, o movimento Doe de Coração terá mais uma vez como grande diferencial a realização de campanhas de mobilização em locais de grande fluxo de pessoas, como avenidas, praças e parques públicos, e em instituições parceiras do movimento, como hospitais públicos e privados. Na Unifor, alunos e colaboradores são estimulados durante todo o mês de setembro, por meio de ações internas, a se engajarem na doação de órgãos e tecidos.