null Campus Saudável: tudo preparado para o retorno das atividades presenciais

Qui, 13 Agosto 2020 19:56

Campus Saudável: tudo preparado para o retorno das atividades presenciais

Confira as medidas de biossegurança que a Universidade de Fortaleza adotou para proteger seus alunos, professores e funcionários. Retomada das aulas presenciais aguarda autorização do Governo Estadual.

A Universidade de Fortaleza preparou o campus para garantir a segurança e saúde de toda sua comunidade acadêmica. (Foto: Ares Soares)

O campus da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, já está preparado para receber seus alunos no início deste novo semestre, após autorização governamental. A Universidade já realizou diversas ações para se adaptar e preservar a saúde da sua comunidade acadêmica neste momento de pandemia.

Uma das primeiras medidas tomadas pela Unifor foi a elaboração do protocolo de biossegurança, que segue as normas de distanciamento social, proteção individual e higiene do Plano Estadual de Contingência. O documento orienta alunos, professores e funcionários na atuação e vivência dentro do campus de maneira segura e saudável.

Para ajudar na compreensão dessas diretrizes de forma rápida e simples, também foi produzida uma cartilha digital de orientações aos alunos e demais públicos da Universidade. Ambos os conteúdos estão disponíveis gratuita e publicamente no portal da instituição para acesso democrático.

A biossegurança é de responsabilidade individual e coletiva. É muito importante que todos os funcionários, professores, alunos e visitantes sigam com rigor as medidas de proteção contra o risco biológico. Estamos vivendo o maior desafio sanitário da nossa geração”, ressalta a professora Lia Brasil, diretora do Centro de Ciências da Saúde e coordenadora do Comitê de Biossegurança da Unifor.

Além dos protocolos, a Universidade ainda realizou treinamento virtual das medidas de biossegurança com os funcionários, instalou equipamentos de proteção e sinalizou todas as instalações do campus, dentre salas de aula, espaços de atendimento, bebedouros, bancos e acessos.

O objetivo das ações é garantir o distanciamento mínimo e todas as medidas de proteção individual: higienização, controle de equipamentos de proteção individual, lavagem de mãos, limpeza de equipamentos etc. “O indispensável agora é a segurança e a garantia do bem-estar da comunidade universitária”, destaca o professor Henrique Sá, vice-reitor de Ensino de Graduação da Unifor.