null Cantor cearense Marcos Lessa é o novo aluno do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor

Sex, 31 Janeiro 2020 13:39

A ligação entre duas vertentes culturais, a música e o cinema, impulsionam o artista para realizar mais um sonho e conquistas profissionais

Cantor Marcos Lessa é agora aluno do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza. Foto: Ares Soares.

O cantor e compositor cearense Marcos Lessa inicia uma nova fase de sua vida: o retorno à vida acadêmica. Para essa nova trajetória, escolheu a graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza

Dono de uma das vozes mais promissoras da nova geração da música brasileira, Lessa relata suas expectativas para o início das aulas e seus planos para o futuro, bem como o carinho que já possui pela instituição. Confira a entrevista:

Unifor - Como começou o seu afeto pelo mundo do cinema? Tem alguma relação direta com a paixão pela música?

Marcos Lessa - Desde pequeno eu sempre gostei de cinema, ia ao centro da cidade com o meu avô para assistir filmes no Cine São Luiz, tenho ótimas lembranças desses momentos. Além disso, sempre gostei de fotografar, adorava ir passear sozinho e registrar os detalhes da cidade: beira-mar, ponte metálica, os cafés, onde eu ficava em “meu mundo”. Então, desde sempre eu tive esse amor pelo cinema e pela fotografia, bem como o amor pela música, na qual fui chamado de forma mais forte para trilhar profissionalmente nesse caminho. Mas nunca esqueci minhas outras duas paixões, elas apenas ficaram um pouco adormecidas por um tempo.

Unifor - Conta um pouco mais sobre a sua vida acadêmica e o que você espera dessa nova trajetória?

Marcos Lessa - Eu fiz dois anos da graduação em música, mas com a entrada no programa The Voice Brasil e a repercussão nacional e internacional, precisei cancelar a matrícula na universidade. E quando decidi retomar os estudos, eu gostaria de fazer algo que pudesse somar a minha carreira, que fosse mais uma ferramenta para o meu trabalho, então, após analisar tudo, eu encontrei no curso de Cinema e Audiovisual o que eu eu preciso. Tenho certeza que vai abrir muito o leque da minha própria arte, pois sempre que faço alguma música, já vem na minha cabeça como isso pode dialogar com as imagens, então é algo que vai potencializar o meu ofício. Já estou sonhando em no futuro poder produzir um curta-metragem, com uma trilha sonora feita por mim, com algum tema aqui do Ceará.

Unifor - Porque escolheu a Universidade de Fortaleza?

Marcos Lessa - Eu sempre paquerei muito a Unifor, sou frequentador do Café das Artes há muitos anos, costumo fazer reuniões e é um espaço de lazer para mim. Além disso, sempre acompanhei as exposições do Espaço Cultural, e por diversas vezes estive na Unifor apenas para passear pelo campus. Também já me apresentei várias vezes no Teatro Celina Queiroz, ensaiei com a Big Band. Sempre tive um carinho enorme e uma vontade grande de estar nesse local, e por saber que é uma das melhores universidades da América Latina, por toda a receptividade que a equipe me proporcionou, fiquei impressionado com a estrutura que o curso de cinema possui, as câmeras, os estúdios, laboratórios. Tudo se uniu para que eu fizesse a melhor escolha.

Unifor - Quais as suas expectativas e seus planos para o futuro?

Marcos Lessa - Estou com a cabeça fervilhando, quero logo chegar e poder conhecer os meus colegas, fazer amizades e quero que eles saibam que o meu trabalho está a total disposição de todos, para juntos podermos produzir diversas coisas legais com os nossos talentos. Espero poder proporcionar muito conteúdo para o curso, para área da comunicação e das artes, para a Universidade como um todo, para o estado do Ceará, o Brasil e o planeta. Com certeza será um crescimento enorme para mim, como cantor e futuro cineasta!

Cinema e Audiovisual na Unifor

Pioneiro no Ceará, o curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza consolida uma formação multidisciplinar e atenta para as transformações de uma das carreiras mais importantes do século.

O curso possui uma matriz curricular atualizada, corpo docente de excelência formado por doutores, mestres e realizadores audiovisuais com experiência legitimada na academia e no mercado para a construção de um fértil diálogo entre teoria e prática. Além de diversos espaços que possibilitam uma formação abrangente. Para isso, o estudante têm à disposição os equipamentos da TV Unifor, os estúdios de televisão, fotografia e rádio, o Laboratório de Produção em Audiovisual e Novas Mídias (Labomídia), as salas de exibição e a midiateca.

A graduação prepara profissionais para os diferentes campos do audiovisual, que possam atuar desde a concepção artística e estética à produção de conteúdos, com uma visão crítica capaz de compreender a complexidade da experiência contemporânea. A proposta pedagógica do curso tem o intuito de criar ambientes capazes de articular conteúdos teóricos e experiências práticas, que mobilizem o exercício do pensamento crítico e das sensibilidades estéticas do estudante.