null Colação de Grau 2022.2 acontece nesta sexta-feira (6) no campus da Unifor

Colação de Grau 2022.2 acontece nesta sexta-feira (6) no campus da Unifor

Solenidade acontece às 20h, na praça da Biblioteca Central, em frente ao Centro de Convivência

A tradicional cerimônia de Colação de Grau reúne comunidade acadêmica e familiares para momento de celebração (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realiza a Colação de Grau 2022.2 no dia 6 de janeiro (sexta-feira), às 20h, no campus da instituição. A cerimônia acontece na praça da Biblioteca Central, em frente ao Centro de Convivência, e marca o encerramento de um importante ciclo na vida dos estudantes de graduação e pós-graduação.

Conhecida também como ‘formatura’, a Colação de Grau é o momento no qual os concludentes dividem a conquista do diploma com colegas, amigos e familiares, e celebram o início de uma nova etapa de suas vidas. Com o intuito de preparar os formandos para o grande momento, a Unifor realizará reunião geral com os alunos no dia 5 de janeiro, às 18h, em frente à Biblioteca. Clique aqui e confira o vídeo no Youtube para mais informações acerca da solenidade.

Requisitos

Para que o aluno possa participar da celebração, é necessário que tenha cumprido todos os requisitos institucionais e legais exigidos pela instituição, como: estar aprovado por nota e frequência em todas as disciplinas do fluxograma de seu curso de escolha, assim como ter concluído toda a carga horária, totalizando todos os créditos necessários, tanto de disciplinas obrigatórias como optativas.

Também é necessário que o estudante esteja em situação regular com o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para que possa se graduar. É preciso ainda realizar a atualização de dados cadastrais para o diploma digital no acesso do aluno na plataforma Unifor Online, e assinar a Ata de Colação de Grau* no dia da cerimônia.

*A assinatura da Ata permanece virtual e o link para a assinatura só estará disponível no dia 06 de janeiro de 2023 das 08h às 21h30, conforme listagem dos possíveis concludentes, por Curso e por Centro, que tiverem cumprido com todos os critérios acadêmicos exigidos à Colação de Grau.

Solicitação do diploma

Desde janeiro de 2022, o diploma, independentemente do curso, é expedido em formato digital, por obediência ao Ministério da Educação (MEC). Dessa forma, no dia seguinte à Colação de Grau, o graduado pode retirar o Certificado de Conclusão de Curso e o Histórico Escolar por meio do Unifor Online, no menu de Serviços.

Em relação ao diploma digital, o aluno receberá uma notificação da Secretaria Acadêmica por meio de torpedo e e-mail cadastrado na atualização de dados, indicando que o documento está disponível. O prazo para a disponibilização do diploma é de até 30 (trinta) dias úteis.

Enquanto isso, o estudante pode utilizar o Certificado, documento que possibilita ao novo profissional recorrer ao seu respectivo conselho de classe ou órgão similar para solicitar o registro profissional, assim como apresentar em propostas de emprego.

Colação de Grau 2022.2
Data: 6 de janeiro de 2023