null Concludentes participam de colação de Grau 2021.1 com evento virtual e atrações musicais 

Sáb, 3 Julho 2021 07:30

Concludentes participam de colação de Grau 2021.1 com evento virtual e atrações musicais 

A cerimônia aconteceu na noite desta sexta-feira, 2 de julho. O momento que simboliza uma nova etapa na vida e na carreira dos concludentes foi encerrado com música ao vivo


As atrações musicais The Dillas, Lorena Nunes e trio regional Chico Chic encerraram a noite (Foto: Ares Soares)
As atrações musicais The Dillas, Lorena Nunes e trio regional Chico Chic encerraram a noite (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, realizou nesta sexta-feira a cerimônia de Colação de Grau 2021.1 dos cerca de 1.200 concludentes, com muita música e com todos os cuidados que o momento requer. A programação para celebrar essa nova etapa da vida profissional conta com a participação das bandas The Dillas, da cantora Lorena Nunes e do trio regional Chico Chic. O evento foi apresentado pela jornalista Sabrina Aguiar.

A cerimônia contou com a participação do chanceler da Universidade de Fortaleza, Edson Queiroz Neto. “Saúdo as turmas de graduados nos diversos cursos desta Universidade pela persistência e pela determinação que tiveram para vencer os obstáculos que se antepunham à realização do objetivo concretizado nesta noite de colação de grau”, disse o chanceler, que ressaltou a importância da cerimônia que coincide com o cinquentenário da Fundação Edson Queiroz.

Poder da educação

A concludente de Jornalismo Letícia Lavor da Silva Moreira, 21 anos, aluna do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG), destacou a importância da conquista do diploma para cada um dos participantes. “Desejo que nunca esqueçam o poder transformador que a educação tem. Sigam se aperfeiçoando, batalhando e lutando para que mais pessoas tenham a mesma oportunidade que tivemos. É apenas com a educação que podemos vislumbrar melhorias e crescimento. Que possamos sair hoje daqui com o desejo de seguir ensinando e aprendendo”, destacou Letícia.

Os docentes da Universidade de Fortaleza foram representados na cerimônia pelo professor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ),  Marcus Vinícius Parente Rebouças. “Que as luzes desses conhecimentos possam contribuir para o sucesso profissional, o crescimento espiritual e a felicidade pessoal de cada um de vocês. Mas que esses saberes também concorram para a obra de desenvolvimento de um mundo mais livre, justo e solidário, ancorado nos elevados valores da dignidade da pessoa humana, da democracia e da paz”, disse o professor.

O concludente Rafael Bessa Lemos, do curso de Medicina Veterinária, do Centro de Ciências da Saúde, leu o juramento. Ao final da solenidade, a reitora da Unifor, Fátima Veras, conferiu o grau aos alunos aprovados em todas as disciplinas obrigatórias, que concluíram os créditos exigidos para os cursos que concluíram nos centros de Ciências da Saúde, Centro de Ciências da Comunicação e Gestão, Centro de Ciências Tecnológicas e Centro de Ciências Jurídicas da Universidade.

A Universidade de Fortaleza é considerada a melhor instituição de ensino particular do Norte e Nordeste pelo RUF - Ranking Universitário da Folha. A qualidade do ensino, pesquisa e extensão da instituição também é reconhecida internacionalmente. A Unifor entrou para as melhores universidades do mundo para estudar de acordo com dois rankings de âmbito mundial: o “World University Rankings 2021”, feito pela entidade britânica Times Higher Education (THE), e o QS Latin America 2021, elaborado pela entidade britânica Quacquarelli Symonds (QS).

Colação de Grau 2021.1

Saúdo as turmas de graduados nos diversos cursos desta Universidade pela persistência e pela determinação que tiveram para vencer os obstáculos que se antepunham à realização do objetivo concretizado nesta noite de colação de grau. Cada um de vocês guarda uma história pessoal de superação para contar nesta crise epidemiológica. Todos vocês são duplamente vencedores e, assim, além do diploma, recebam igualmente nosso reconhecimento pela coragem, disciplina e persistência neste momento de mudanças bruscas que vão desde o modo de ensinar dos docentes até o modo de estudar e apreender dos discentes.

 

Diante desse contexto crítico de mutação, as instituições têm de adotar com presteza as alterações necessárias ao seu funcionamento, para se adequarem aos tempos modernos. Tendo elaborado um plano de reestruturação do quadro diretivo da Universidade de Fortaleza, anuncio a todos a extinção da Chancelaria a partir do segundo semestre. As atribuições da Chancelaria serão absorvidas, em grande parte, pela Reitoria, que poderá promover com maior agilidade as ações que as atividades de vida no Campus, do Ensino, da Pesquisa e da Extensão estejam a demandar.

Tomada essa decisão, importa salientar que vocês estão a ver e ouvir a saudação do último dos três chanceleres na história da Universidade de Fortaleza, mas não se trata de uma despedida, pois continuarei conselheiro da Fundação Edson Queiroz e sempre contribuirei para concretização da visão do nosso fundador.

Gostaria agora de evocar a figura de Edson Queiroz, meu carismático avô, que iniciou a construção da Universidade de Fortaleza em 1971 na convicção de que, para desenvolver o Ceará, se fazia necessário acelerar a criação de cursos superiores destinados a habilitar e a qualificar seu capital humano. Essa iniciativa foi uma antevisão dos acontecimentos, pois o Ministério da Educação apresentou, anos depois, o plano nacional para difusão dos cursos superiores a cargo da iniciativa privada. Implantada a Universidade de Fortaleza, coube ao chanceler Edson Queiroz fazer, com o entusiasmo que lhe era peculiar, o discurso de saudação da primeira turma de formandos em 1975. Sem dúvida, foi a Universidade sua obra mais importante como cidadão, uma demonstração precursora do que hoje denominamos de responsabilidade social.

  Com a morte precoce do fundador em 1982, assumiu o chanceler Airton Queiroz, filho que partilhava com Edson Queiroz os seus ideais, cultivava os mesmos pensamentos e apoiava os mesmos projetos. O segundo chanceler seria assim o continuador de sua obra benemérita, tornando-se após 35 anos de árdua labuta o consolidador da Universidade de Fortaleza. Embora cumprisse expediente diário em seu gabinete, não tinha dia e hora para trabalhar, zelar, construir e projetar o futuro da instituição. Sua administração foi de alto desempenho. As pessoas da sua convivência, os funcionários, colaboradores e alunos da instituição, os visitantes do campus e das exposições artísticas, todos manifestaram depoimentos espontâneos sobre sua capacidade de execução e sua firmeza de liderança. Ainda formou uma belíssima coleção de arte, promoveu exposições e festivais de música e teatro. Ora, seria fatigante citar todas as suas realizações, mas merece ser ressaltado que ele colocou a Universidade de Fortaleza na posição de melhor universidade privada do Norte e Nordeste, uma das melhores do Brasil e consta da relação das melhores no mundo. A obra revela o homem!

Caros graduados.

Vocês constituem turmas históricas, eis que esta solenidade de colação de grau marca o ano do cinquentenário do lançamento da pedra fundamental da Universidade de Fortaleza, que foi assentada em 18 de setembro de 1971. A instituição chega em 2021 em posição privilegiada devido à sua inclusão nos principais rankings de universidades de excelência. Esse fato fala por si mesmo, significando que o trabalho desenvolvido em cinco décadas foi eficiente e eficaz e se reflete no presente. A Universidade de Fortaleza está preparada para enfrentar os desafios dos próximos cinquenta anos e marchar para o centenário prestigiada e atuante como uma instituição atemporal. 

Atentem que o estudo é uma tarefa permanente tendo em vista as situações cotidianas da vida e a evolução contínua da ciência e do conhecimento. Para aqueles que desejam se atualizar ou se aprimorar nos avanços acadêmicos, a Universidade de Fortaleza oferta para vocês os melhores cursos de especialização, mestrado e doutorado.

Parabenizo todos vocês, com suas amadas famílias, pela honrosa conquista, desejando-lhes sucesso no horizonte favorável que se abre.

Caros concludentes,

Boa noite!

Eu imagino que muitos de vocês sonharam com essa noite de uma forma diferente. Ao longo dos anos de estudo e dedicação, devem ter imaginado como seria chegar na noite de colação de grau ao lado de amigos, familiares e colegas de curso. Infelizmente, a situação que o nosso país está enfrentando nos últimos dois anos impossibilitou que a tão sonhada colação acontecesse fisicamente. Mas isso não significa que a festa foi cancelada. Muito pelo contrário, estamos aqui esta noite para celebrar mais uma conquista, e cada um de vocês deve sentir orgulho por celebrar isso.

Gostaria de agradecer, especialmente, a cada docente, pois sem eles esse feito não seria possível. Obrigada por não desistirem de nos motivar mesmo diante de tempos tão difíceis. foi por conta da perseverança e do acompanhamento de vocês que, juntos, superamos o desafio. agradeço também à universidade de fortaleza, e a todos os seus profissionais, por terem nos dado o suporte necessário durante todo o percurso. saímos com a certeza de que escolhemos a melhor universidade para construir nossa formação acadêmica. 

A vocês, formandos, digo uma verdade que não nos assusta: o mercado não precisa apenas de mais profissionais apenas com teorias e prontos para executarem ideias sem olhar ao redor. O que o mercado precisa é de seres humanos. Pessoas que aprendem com seus erros e acertos, que são capazes de olhar para o outro e enxergá-lo. E isso é a vida que nos ensina, desde que estejamos abertos para aprender. vocês são muito mais do que as cargas horárias que cumpriram na faculdade, do que o diploma que vão receber e do que um exemplar currículo. Somos seres humanos com as qualificações acadêmicas exigidas, sim, e com o diferencial de uma formação humanística.

Sendo humanos, enfrentamos esse longo caminho, marcado por altos e baixos, momentos de alegria, tristeza, e até mesmo vontade de desistir. mas não desistimos, estamos hoje aqui colhendo os frutos da nossa vitória. Por isso, vamos  vibrar, celebrar e agradecer por essa oportunidade. tivemos o privilégio de estar na universidade, de ter acesso à educação, de aprender, de crescer e de chegar hoje sabendo de todo o potencial que temos enquanto profissionais, e, principalmente, enquanto pessoas.

Desejo que nunca esqueçam o poder transformador que a educação tem. Sigam se aperfeiçoando, batalhando e lutando para que mais pessoas tenham a mesma oportunidade que tivemos. É apenas com a educação que podemos vislumbrar melhorias e crescimento. Que possamos sair hoje daqui com o desejo de seguir ensinando e aprendendo. que cada um de vocês, nas profissões que escolheram, sejam agentes transformadores da nossa sociedade. E sim, podemos, e vamos, fazer a diferença para além dos muros da universidade. 

Eu acredito que cada pessoa tem uma missão, só quando a descobrimos é que tudo o que fazemos tem sentido, e esse é nosso maior diferencial. Clarice Lispector disse uma vez que “prisão seria seguir um destino que não fosse o próprio”, então, façam uso de suas liberdades para trabalharem com propósito, com humanidade e sabendo o que os motiva a serem melhores. O que se encerra hoje é apenas uma página de uma longa jornada que temos pela frente. Saiam daqui prontos para impactar o mundo sendo vocês mesmos! Obrigada!

Caros concludentes,

Boa noite! Que noite especial! Sob a luz desse luar, vislumbro uma constelação de realizações pessoais, familiares, sociais e institucionais memoráveis. 

Hoje se encerra uma odisseia acadêmica ímpar. Uma longa jornada que envolveu uma engenhosa comunhão de sonhos, esforços e abdicações por parte de muitos. Como se não bastassem os mares bravios normalmente inerentes à travessia acadêmica, fomos todos confrontados pelas tormentosas e graves curvas e ondas da pandemia. Isto nos tem imposto inúmeras provações diariamente e demanda de nós uma estóica fortaleza espiritual, além de energias adicionais em termos de adaptação, de resiliência, de responsabilidade e de solidariedade. 

Como integrante do corpo docente desta instituição de ensino superior, o que me enche o coração de felicidade, eu sempre reflito a respeito da fecunda riqueza que uma consistente experiência acadêmica lega às dobras de nossas mentes. Com inspiração no velho heráclito, eu diria que, quando imergimos no leito acadêmico, não mais saímos os mesmos, despertamos para um novo ser. 

E que mundo se descortina no tecido existencial do século XXI? 

Por um lado, um jardim em que florescem promissoras inovações da criatividade humana e que evidencia muitas possibilidades construtivas em diversos domínios, como na informática, na robótica, na engenharia genética, na biotecnologia, na astronomia, na física de partículas, nas edificações, nos meios de comunicação e de transporte e nos processos econômicos. projetamos ir a marte nos próximos anos! 

Ao mesmo tempo, ainda vivemos sérios desafios ao desenvolvimento sustentável das sociedades contemporâneas. Entre outros graves problemas, a pobreza, a desigualdade, a marginalização, a fome, a desnutrição infantil, as doenças, a violência e a degradação ambiental ainda são marcas ostensivamente muito presentes no nosso cotidiano e nunca devem ser naturalizadas ou negligenciadas. 

Não devemos, de todo modo, nos resignar diante das adversidades! É importante ressaltar que nenhum desses dilemas é natural ou insuperável e que as soluções para todos eles não estão além do alcance de nossas mãos enquanto seres sencientes, racionais e com disposição de espírito para resistir à injustiça e à opressão e para lutar contra a banalidade do mal. 

Mas, afinal, caros formandos, com os inestimáveis saberes técnicos, científicos e filosóficos que vocês agora portam, que caminhos trilhar na vida diante do quadro que se delineia, com suas oportunidades e inquietações? 

É diante dessa enigmática interrogação que devemos olhar para o céu nesta noite singular e ver como o firmamento de hoje está mais iluminado, repleto de estrelas. 

Que as luzes desses conhecimentos possam contribuir para o sucesso profissional, o crescimento espiritual e a felicidade pessoal de cada um de vocês. Mas que esses saberes também concorram para a obra de desenvolvimento de um mundo mais livre, justo e solidário, ancorado nos elevados valores da dignidade da pessoa humana, da democracia e da paz.

O ideal de um mundo melhor pode parecer utópico. Mas quem disse que a utopia, termo cunhado por Thomas Morus, não tem sentido para a vida? A esse respeito, eu sempre gosto de recordar um primoroso ensinamento do historiador Eduardo Galeano, que metaforicamente associou a utopia ao horizonte: “Ela [a utopia] está no horizonte. Eu ando dois passos, ela se move dois passos. Caminho dez passos e o horizonte se distancia mais dez passos. Por mais que eu caminhe, sinto que não consigo alcançá-la. Então, para que serve a utopia? Serve justamente para isso: para nos fazer caminhar numa dada direção”.

Parabéns pela vitória! Tudo de bom para vocês, muita saúde, muita força de espírito, muito sucesso e boas utopias na vida!