null Conheça os agraciados do Prêmio de Literatura Unifor 2017

Ter, 3 Abril 2018 10:43

Conheça os agraciados do Prêmio de Literatura Unifor 2017

Foram classificados 21 autores, divididos em duas categorias: trabalho inédito e obra inédita. Solenidade aconteceu no dia 28 de março

Alan George Mendonça teve sua poesia publicada na coletânea que reuniu os 20 melhores trabalhos (Foto: Ares Soares/Unifor)

A Universidade de Fortaleza, por meio da Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária, realizou, na noite do último dia 28 de março, a cerimônia de premiação do tradicional Prêmio de Literatura Unifor. O palco da premiação foi o Auditório da Biblioteca da Universidade. A data fez parte das comemorações do aniversário de 45 anos da Instituição.

O gênero literário contemplado nesta edição foi a poesia. Os julgadores dos trabalhos foram os professores Aíla Sampaio, Batista de Lima e Hermínia Lima, que apreciaram mais de 40 livros de poesia, chegando ao consenso de premiar um único livro.

A comissão também avaliou centenas de poemas individuais, cujos 20 melhores fizeram parte de uma coletânea de poesias.

O concurso se dividiu em duas áreas: obra inédita e trabalhos inéditos. Na primeira, foi considerada obra inédita o livro que, com no mínimo 100 páginas de poemas, não tenha sido publicado em meio impresso ou nas redes sociais. Já para os trabalhos inéditos foram considerados poemas que não tenham sido publicados em meio impresso ou nas redes sociais com no máximo 5 páginas.

Duílio Henrique Kuster Cid foi o premiado na categoria obra inédita com o título “O Sobrado” e ganhou uma viagem para São Paulo, com direito a visitar a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, além da publicação de 400 exemplares de sua obra.

Já na categoria trabalhos inéditos, 20 autores foram premiados. André Telucazu Kondo foi o 1º lugar com o título “Sobre sementes e folhas” e ganhou viagem ao Rio de Janeiro, para visitar a Biblioteca Nacional.

Os autores classificados do 2º ao 20º lugar tiveram seus trabalhos publicados em uma coletânea, com tiragem de 20 exemplares para cada premiado. Segue lista abaixo:

• Airton Souza De Oliveira (Pai, mãe e pássaros ausentes dentro de nossos corações)
  • Alan George Felix Mendonça (Escamas)
  • Anderson Vinicius Dell Piagge Piva (Camunhão no outono)
  • Antonio Weimar Gomes Dos Santos (Oceano)
  • Carlos Alberto Brito Texeira (Retratos)
  • Cinthia Greyne Araújo Da Silva (Sob a luz do sinal ou nas ruas da esperança)
  • Dilson Da Solidade Lima (Um violino vermelho para derrubar o sol)
  • Erica Ribeiro Da Costa (Hiatos)
  • Geraldo Trombin (Velório)
  • Ianne Gabrielle Pinto Maciel (Senzala)
  • Isolda Santos Herculano (Solidão)