null Correios lança selo e carimbo em celebração aos 50 anos da Unifor

Qua, 21 Fevereiro 2024 17:38

Correios lança selo e carimbo em celebração aos 50 anos da Unifor

Peças filatélicas foram apresentadas na manhã desta quarta-feira (21), no auditório da Biblioteca Central


O evento reuniu diversos gestores e membros da comunidade acadêmica (Foto: Ares Soares)
O evento reuniu diversos gestores e membros da comunidade acadêmica (Foto: Ares Soares)

Na manhã desta quarta-feira (21), o Correios realizou o lançamento oficial do selo personalizado e do carimbo comemorativo em alusão aos 50 anos da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz. O evento aconteceu no auditório da Biblioteca Central e reuniu diversos gestores e membros da comunidade acadêmica. 

Para compor a mesa da cerimônia, foram convidados: Manoela Queiroz Bacelar, vice-presidente da Fundação Edson Queiroz; Randal Martins Pompeu; reitor da Unifor; Iranilda Rufino, superintendente estadual do Correios; Clara Bugarim, vice-reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação; José Maria Gondim, vice-reitor de Administração; Milton Sousa, vice-reitor de Pesquisa; e Thiago Braga, chefe da Divisão de Arte e Cultura. 

Manoela Queiroz foi a primeira a discursar. Em sua fala, a vice-presidente destacou a importância do momento para encerrar as comemorações de mais de meio século da Universidade. “O lançamento dessas peças é muito simbólico para a gente, ainda mais pelo reconhecimento de uma empresa de excelência e renome nacional, como é o Correios”, disse. 


Vice-presidente da Fundação Edson Queiroz, Manoela Queiroz Bacelar (Foto: Ares Soares)

Posteriormente, aconteceu a obliteração das peças filatélicas, ato que oficializou o lançamento oficial do selo e do carimbo Unifor 50 anos. Em seguida, Randal Pompeu foi convidado a fazer uso da palavra. Ele enfatizou a representatividade social dos produtos, alinhados aos ideais da Universidade. 


O selo comemorativo ajuda a construir e disseminar a identidade nacional como artefato de memória e transmissão de conhecimento. Essa proposta converge com o papel da Universidade de Fortaleza em promover a educação, a ciência e a culturaRandal Pompeu, reitor da Unifor 

Por fim, Iranilda Rufino discursou. Segundo ela, as peças filatélicas conferem um merecido destaque à trajetória de 50 anos da Unifor, por um legado indelével do industrial Edson Queiroz. “Mais do que uma data, celebramos as milhares de vidas transformadas pela educação e a contribuição contínua desta universidade para o desenvolvimento socioeconômico, científico e cultural do Ceará, do Nordeste e do Brasil”, declarou.


Superintendente estadual do Correios no Ceará, Iranilda Rufino (Foto: Ares Soares)

Sobre as peças

Os produtos customizados são produzidos sob demanda. O carimbo comemorativo destina-se a registrar e comemorar eventos importantes, perpetuando a data, o acontecimento e o local em que a emissão é realizada. 

Já o selo personalizado estimula a divulgação de ideias, marcas, fatos ou campanhas promocionais específicas. Pode ser usado para o envio de cartas, para colecionar, presentear e registrar momentos especiais.

O carimbo ficará na Agência Central dos Correios Fortaleza, localizada na rua Senador Alencar, número 38, no Centro, por um período de 30 dias. Durante esse tempo, as correspondências simples postadas na unidade receberão a aposição do carimbo e levarão para o país inteiro as homenagens à Unifor.

Lançamento de livros 

Além do selo e do carimbo, o evento contou com o lançamento da coletânea sobre as áreas de ensino, pesquisa e extensão da Unifor. Intitulados “Ver e Viver a Universidade de Fortaleza”, as três obras resgatam a história da primeira e única universidade particular do Ceará.


Livro "Ver e Viver a Universidade de Fortaleza" (Foto: Ares Saores)

Destacando a forte atuação destes três segmentos da Unifor, discursaram: Candice Graziani, em nome da Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação (VRE); Milton Sousa, em nome da Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP); e Thiago Braga, em nome da Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária (VIREX). 

Candice Graziani destacou a excelência de ensino da Universidade, que já formou mais de 110 mil profissionais e que é reconhecida pelos principais rankings educacionais do mundo. Milton Sousa pontuou algumas iniciativas de fomento à pesquisa desenvolvidas ao longo de 50 anos, como o Encontro de Iniciação à Pesquisa, além de ressaltar o papel de protagonismo da Unifor neste segmento, que também é reconhecido internacionalmente. Já Thiago Braga, reforçou a abrangente atuação da Universidade nos esportes, cultura e arte, e responsabilidade social.