null Curadora da “50 Duetos” destaca acervo “excepcional” da Fundação Edson Queiroz em live nesta quinta

O público é convidado a formar novas duplas de artistas e compartilhar pelas redes sociais com a hashtag #meudueto

Exposição traz conexões entre mais de 100 obras de arte na mostra que entra em cartaz em 23 de março, com abertura virtual. Na parede à esquerda, os cearenses Vicente Leite e Chico Albuquerque formam uma das duplas (Foto: Ares Soares)

Meio século de história guiado pelos caminhos da educação, da pesquisa e da arte. Para marcar os 50 anos da Fundação Edson Queiroz (FEQ), o Espaço Cultural Unifor realiza nesta terça-feira, 23 de março, a abertura da exposição “50 Duetos”, na qual são feitas conexões de mais de 100 obras do acervo da Fundação. A curadora da mostra, Denise Mattar, participa também de live para falar sobre a “50 Duetos”. A conversa cujo tema é Um passeio virtual pela arte em "50 Duetos" acontece nesta quinta-feira (25), às 10h, com mediação da jornalista Taís Lopes.

“A amplitude da coleção da Fundação Edson Queiroz é absolutamente excepcional. Os cearenses devem ficar felizes por saberem que têm aqui, na sua terra, uma coleção dessa qualidade e dessa abrangência”, destaca Denise Mattar.  Referência nacional na curadoria de artes plásticas, ela já trabalhou em instituições como o Museu de Arte Moderna de São Paulo e o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Uma composição sobre a construção do imaginário cearense forma um dos pares. As jangadas de “Secando a Vela” (1926) do óleo sobre tela de Vicente Leite são atualizadas na série “Mucuripe” (1952-2011), do fotógrafo Chico Albuquerque, ambos do Ceará

Denise Mattar também esteve à frente das duas edições da exposição “Da Terra Brasilis à Aldeia Global”, que trouxeram o acervo da Fundação com um objetivo didático. Agora, a “50 Duetos” abre caminho para novos raciocínios e instiga o público à reflexão sobre os diálogos que podem ser estabelecidos entre as obras. O público é convidado, inclusive, a formar novas duplas de artistas e compartilhar pelas redes sociais com a hashtag #meudueto.

UniforCast com a curadora da "50 Duetos"

Abertura online

A presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz, explica que no aniversário de 50 anos da FEQ, as obras de arte do acervo particular formaram pares, de uma maneira ao mesmo tempo lúdica e reflexiva. “Duplamente desafiadora, a montagem dá seu recado: liberta a história clássica da arte de enquadramentos formais ou conceitos fechados, padrões artísticos e gostos estéticos de diferentes épocas onde se enamoram, e revela o quão elástico e múltiplo é o potencial artístico em seu modus operandi de esculpir o belo para fazer pensar”, destaca a presidente da Fundação Edson Queiroz. A abertura da “50 Duetos” tem transmissão da abertura online, às 19h, pela TV Unifor (14 da Multiplay e 181 da NET) e canais da Unifor nas redes sociais.

Lives do Conhecimento

O projeto “Lives do Conhecimento” difunde o conhecimento nas plataformas de comunicação da Universidade de Fortaleza. A iniciativa reforça a missão de promover o ensino de qualidade, a pesquisa e a extensão nas mais diversas áreas do conhecimento. A Unifor também estimula o diálogo com grandes nomes do pensamento contemporâneo, nacionais e internacionais. Dessa forma, contribui para o intercâmbio de ideias também em ambientes virtuais para ampliar os horizontes de alunos, professores e do público em geral.

+CONFIRA AQUI EDIÇÕES ANTERIORES DO PROJETO.

Lives do Conhecimento

Data: 25 de março de 2021
Tema: Um passeio virtual pela arte em "50 Duetos".
Convidada: Denise Mattar
Mediação: Taís Lopes, jornalista e apresentadora
Transmissão: Redes sociais da Universidade de Fortaleza (YouTube, Instagram e Facebook) e TV Unifor (YouTube e canal 181 da NET)