angle-left Projeto “Lives do Conhecimento” já reuniu mais de 10 grandes nomes do pensamento contemporâneo

Qui, 25 Junho 2020 18:39

Projeto “Lives do Conhecimento” já reuniu mais de 10 grandes nomes do pensamento contemporâneo

Projeto contou com a participação personalidades de destaque, como Márcia Castro, Márcia Barbosa, Ailton Krenak, Leandro Karnal, Marcelo Serrado e Contardo Calligaris.


Projeto
Projeto "Lives do Conhecimento" estimula o intercâmbio de conhecimentos nas mais diversas áreas, sempre trazendo grandes nomes do pensamento contemporâneo como convidados. (Foto: Divulgação)

Desde que o isolamento social foi instaurando como medida de proteção à atual pandemia, o projeto “Lives do Conhecimento” realiza a difusão do conhecimento nas plataformas de comunicação oficiais da Universidade de Fortaleza, uma instituição da Fundação Edson Queiroz.

O projeto estimula o intercâmbio de conhecimentos nas mais diversas áreas, sempre trazendo grandes nomes do pensamento contemporâneo, nacionais e internacionais, para os debates virtuais. As “Lives do Conhecimento” reforçam a missão da Universidade de Fortaleza de promover o ensino de qualidade, a pesquisa e a extensão nas mais diversas áreas do conhecimento. 

As novas transmissões ao vivo acontecerão pelos perfis oficiais no Instagram e Youtube da instituição, sendo divulgadas com antecedência nas redes sociais da Unifor.

Confira, a seguir, uma retrospectiva com todos os convidados que já participaram do projeto. Ao longo das próximas semanas, as lives serão adaptadas para o formato podcast, estando disponíveis no perfil da Universidade no Spotify.

SERVIÇO

Projeto Lives do Conhecimento
Transmissão ao vivo
Fique atento às divulgações das novas edições em nossas redes sociais: @uniforcomunica no Instagram e YouTube, @uniforoficial no Twitter e Facebook

Assista às lives anteriores

Ailton Krenak, líder indígena e ambientalista

Principal nome da luta indígena no Brasil, o escritor e ambientalista Ailton Krenak abordou, durante sua participação no projeto, sobre temas como as relações entre o homem, a natureza e os direitos; a cultura dos povos tradicionais e a mudança do ser humano no pós-pandemia. A conversa teve mediação de Gustavo Raposo, professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito da Unifor. Assista na íntegra aqui.

André Lemos, especialista em cultura digital 

Membro fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCIBER), André Lemos conversou sobre o tema “Tecnologias Digitais e Pandemia”. O convidado é também engenheiro, mestre em Política de Ciência e Tecnologia e professor da Faculdade de Comunicação UFBA. A transmissão foi mediada pela professora Alessandra Oliveira, do curso de Publicidade e Propaganda  da Unifor. Assista na íntegra aqui.

Charleston Palmeira, fonoaudiólogo

Docente do curso de Fonoaudiologia da Universidade de Fortaleza, Charleston conversou, durante sua participação no projeto, sobre os cuidados com a voz no âmbito profissional, virtual e social. O professor é especializado em voz, fluência e fonoaudiologia do trabalho pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Assista na íntegra aqui

Contardo Calligaris, o escritor e psicanalista 

O professor italiano Contardo Calligaris, tido como um dos mais importantes nomes da psicanálise contemporânea, participou de uma conversa do projeto “Lives do Conhecimento” com o tema “Jovens e idosos em tempo de quarentena”. O momento foi mediado pela professora Bete Jaguaribe, coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor. Assista na íntegra aqui.

Domenico De Masi, sociólogo

Primeiro participante das “Lives do Conhecimento”, Domenico De Masi se destaca como autor do popular conceito de “ócio criativo”. O italiano debateu sobre o tema “Crise (COVID-19): avaliação, desafios e prognoses”, em transmissão mediada pelo professor José Clerton Martins, que é coordenador do Grupo de Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre da Pós-graduação em Psicologia da Unifor. Assista na íntegra aqui.

Eliane Diógenes, psicóloga 

Docente dos cursos de Psicologia e Cinema e Audiovisual da Unifor, Eliane conversou sobre “A potência da arte em tempos de confinamento”. Na transmissão, a professora trouxe para discussão o pensamento de filósofos e pesquisadores da Psicologia, como Sigmund Freud, Tania Rivera, Jacques Lacan, Suely Rolnik e Friedrich Nietzsche, relacionando-os ao tema. Assista na íntegra aqui.

Ernesto Haberkorn, gestor empresarial 

Referência para a América Latina em Gestão Empresarial, Ernesto Haberkon é Mestre em Engenharia da Computação e autor de 14 livros na área de TI. O convidado participou de uma conversa sobre “Perspectivas dos sistemas de gestão (ERPs) em negócios pós-Covid”, mediada pelo professor Júlio César Pereira da Silva, do curso de Administração. Foram debatidos temas como cultura empresarial, sistema de gestão integrado e inteligência de negócios. Assista na íntegra aqui.

João Candido Portinari, escritor e fundador do “Projeto Portinari”

Partindo do tema “A paixão segundo Portinari”, o filho único de Candido Portinari revisitou algumas obras do artista plástico em conversa mediada pela professora Adriana Helena, gestora do Espaço Cultural Unifor. Candido Portinari é um dos nomes de maior destaque no acervo artístico da Fundação Edson Queiroz, que abriga 29 dos mais de 5 mil itens criados pelo artista. Assista na íntegra aqui.

Leandro Karnal, historiador e escritor

Doutor em História Social pela Universidade Federal de São Paulo (USP) e autor de mais de 15 livros, Leandro Karnal trouxe às “Lives do Conhecimento” uma discussão sobre a gestão dos sentimentos em tempos de pandemia e a descoberta da felicidade. A conversa teve mediação da professora Katherinne Mihaliuc, diretora do Centro de Ciências Jurídicas. Assista na íntegra aqui.

Leônia Teixeira, Doutora em Saúde Coletiva e psicanalista 

Professora do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Unifor, Leônia participou das “Lives do Conhecimento” em uma conversa com o tema “Saúde mental em tempos de pandemia”. A convidada trouxe reflexões sobre os efeitos do isolamento social no cotidiano, resgatando momentos históricos e sugerindo formas de como as pessoas podem lidar com a situação. Assista na íntegra aqui.

Marcelo Gleiser, físico e astrônomo 

Pesquisador da Faculdade de Dartmouth, nos Estados Unidos, o astrônomo brasileiro Marcelo Gleiser escreveu oito livros e publicou três coletâneas de artigos, além de ter participado de diversos programas de televisão internacionalmente. Em sua participação na iniciativa “Lives do Conhecimento”, conversou sobre a crise causada pela COVID-19 e seus desafios. Assista na íntegra aqui.

Marcelo Rosenbaum, arquiteto e designer 

Fundador do Instituto A Gente Transforma, Marcelo Rosenbaum trouxe sua expertise em Arquitetura para a live “A arquitetura e o Design como ferramentas de transformação social”, mediada pela professora Milena Baratta, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifor. Rosenbaum ficou nacionalmente conhecido após participar de programas televisivos sobre arquitetura e decoração, conquistando posição de respeito na área por seus projetos sociais. Assista na íntegra aqui.

Marcelo Serrado, ator

Mediada pela professora Hertenha Glauce, coordenadora do Grupo Mirante de Teatro Unifor, a conversa com o renomado ator Marcelo Serrado teve como tema “O papel do ator em contexto de isolamento social”. A live destacou ações de “reinvenção” da classe artística durante a pandemia, assim como a extensa carreira de Serrado no cinema, na TV e no teatro. Assista na íntegra aqui.  

Márcia Barbosa, física e professora

Membro da Academia Brasileira de Ciência (ABC), a professora e física Márcia Barbosa debateu sobre “O mundo pós-pandemia” em transmissão mediada pela professora Normanda Morais, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Unifor. Márcia é pós-doutora em Física e referência dentre as pesquisadoras na sua área de conhecimento, tendo sido mencionada pela ONU Mulheres em 2020 como uma das sete cientistas que moldam o mundo. Assista na íntegra aqui.

Marcia Castro, professora da Universidade de Harvard
Chefe do departamento de Global Health And Population da Universidade de Harvard, a professora Marcia Castro conversou com a Universidade de Fortaleza sobre o tema “COVID-19 no Brasil: desafios e respostas”. PhD em demografia pela Universidade de Princeton, a brasileira pesquisa sobre doenças infecciosas a partir de relações espaciais. A mediação ficou por conta do professor Antonio Silva, do curso de Medicina. Assista na íntegra aqui.