null Deu Unifor de novo!! Pelo segundo ano consecutivo, universidade ganha o Prêmio IEL de Inovação

Sex, 18 Agosto 2023 14:04

Deu Unifor de novo!! Pelo segundo ano consecutivo, universidade ganha o Prêmio IEL de Inovação

A premiação do Sistema FIEC/SESI/Senai/IEL é reconhecimento ao estágio na educação para o mercado do trabalho


A Vice-Reitora de Graduação e Pós-Graduação, professora Clara Bugarim, e a gestora da Central de Carreiras, professora Carolina Quixadá receberam a premiação pela Unifor (Foto: George Lucas)
A Vice-Reitora de Graduação e Pós-Graduação, professora Clara Bugarim, e a gestora da Central de Carreiras, professora Carolina Quixadá receberam a premiação pela Unifor (Foto: George Lucas)

Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz, recebeu o Prêmio IEL de Talentos, na categoria Instituição de Ensino Inovadora, iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi, vinculado ao Sistema FIEC/Sesi/Senai, com objetivo de reconhecer e valorizar a importância do estágio na educação para o mercado de trabalho e também o estímulo à qualificação dos talentos para pesquisa em todo o país. A solenidade aconteceu nesta quinta-feira, 17/08, na Casa da Indústria. A Unifor foi representada pela vice-reitora de Graduação e Pós-Graduação, professora Clara Bugarim, e pela gestora da Central de Carreiras, professora Carolina Quixadá.

“O IEL é um grande parceiro. Participar do prêmio é uma oportunidade de mostrarmos nossos feitos. E ganhar o prêmio de primeiro lugar representa um reconhecimento ao trabalho que estamos desenvolvendo na Unifor. Além de envolver os esforços da equipe da Central de Carreiras, abarca todo o ecossistema da Universidade - setores administrativos e acadêmicos. Estamos todos de parabéns!”, ressaltou a professora Carolina Quixadá.

A cerimônia prestigiou profissionais que integram o ciclo de trabalho dos estagiários, cadeia que inclui executivos de instituições de ensino, professores universitários, reitores, além dos estudantes, que desempenham a função de estagiários nas empresas. “Sou um entusiasta desse prêmio, visto que a cerimônia prestigia os nossos talentos. Então, todos nós devemos apostar no crescimento profissional deles, o que é primordial”, disse o diretor administrativo da FIEC, Chico Esteves, que representou o presidente da Federação, Ricardo Cavalcante.

A solenidade contou com a presença da superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes; do superintendente do IEL Nacional, Eduardo Vaz; do superintendente do Sesi Ceará e diretor regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda; do gerente do Instituto Senai de Tecnologia e do Centro de Inovação do Sesi Ceará, Carlos Egberto; da secretária executiva de Ensino Médio e Profissional da Secretaria de Educação do Governo do Estado, Maria Jucineide da Costa Fernandes; do vice-presidente da Escola Superior de Advocacia, Wyllerson Matias, que representou a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seção Ceará, Christianne Leitão; da defensora pública do Estado do Ceará, Camila Nunes, além de empresários, reitores e outros representantes de instituições de ensino.

A superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, agradeceu a presença de todos e reforçou que começou a carreira como estagiária do IEL, há 18 anos. Ao enfatizar os trabalhos desenvolvidos no Instituto, ressaltou o apoio fundamental de sua equipe. “Exercemos uma liderança conjunta, porque nossas decisões são todas compartilhadas. É assim que estamos fazendo o nosso melhor e nos aperfeiçoando para nos tornarmos cada vez melhores. E isso só é possível quando voltamos o nosso olhar para as pessoas”, disse.

“Hoje o diretor do Departamento Nacional do Senai, Gustavo Leal, elogiou essa sinergia entre o Sesi Ceará, Senai Ceará e IEL Ceará. Somos parceiros mesmo e, por isso, temos entregas cada vez mais assertivas para atendermos a indústria da melhor forma”, complementou Paulo André Holanda.

Ao elogiar a união entre as instituições que compõem a FIEC, o superintendente do IEL Nacional, Eduardo Vaz, ressaltou ainda que as instituições acertam quando valorizam o potencial dos estagiários. “As nossas indústrias precisam dos novos talentos para oferecerem serviços de melhor qualidade. Hoje, no Brasil, se tivéssemos uma participação mais efetiva dos jovens no mercado de trabalho, com certeza nosso PIB estaria em condições bem melhores”, disse.

A cerimônia contou com premiações em várias categorias. Uma delas contemplou o “estagiário inovador”, e foi vencida pela estagiária Aiara Barrozo Duarte, que representou o Instituto SENAI de Tecnologia em Eletrometalmecânica. “Apresentamos o Projeto Controlab, de tecnologia aliada ao controle de reagentes e segurança dos colaboradores. De fato, é um dia muito feliz por sabermos que o estudo e a pesquisa garantem um futuro promissor”, disse.

Premiados

Categoria Instituição de Ensino Inovadora
1º lugar: Universidade de Fortaleza

Categoria Artigo Inovador
1º lugar: Empoderamento feminino e microcrédito
Bolsistas: José Maria Cunha Júnior e Alysson Inácio de Oliveira

Categoria Projeto Inovador
1º lugar: Programa PEP ++. Empresa NHR Brasil
Bolsista: Thais de Sousa Leite, a Tutora Aymée Medeiros da Rocha e a Supervisora de Campo Nágila Nathaly Lima Ferreira

Categoria Estagiário Inovador
1º lugar: Projeto Controlab – Tecnologia aliada ao controle de reagentes e segurança dos colaboradores
Estagiária: Aiara Barrozo Duarte, que representou o Instituto Senai de Tecnologia em Eletrometalmecânica

Categoria Micro/Pequena empresa inovadora
1º lugar: Instituto Senai de Tecnologia em Eletrometalmecânica

Categoria Média Empresa Inovadora
1º lugar: Amêndoas do Brasil

Categoria Grande Empresa Inovadora
1º lugar: Grendene S/A