null Dia Nacional do Livro: confira algumas publicações de docentes da Unifor

Seg, 31 Outubro 2022 10:47

Dia Nacional do Livro: confira algumas publicações de docentes da Unifor

Professores da Universidade de Fortaleza realizam semestralmente diversas produções acadêmicas, científicas e literárias

Os livros são importantes canais de conhecimento e ferramentas para a construção de uma sociedade informada e crítica (Foto: Getty Images)

O dia 29 de outubro é uma data muito importante e simbólica para a literatura brasileira. Nela, é celebrado o Dia Nacional do Livro, que homenageia um dos principais canais de informação e conhecimento da sociedade: os livros. A escolha da data se deu em representação ao dia em que foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro, em 1810.

Valorizar e estimular este segmento, a partir da produção e leitura, é fundamental para instituições que prezam e buscam a emancipação da sociedade pela educação, como é o caso da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz. A Unifor disponibiliza à comunidade acadêmica, por meio da Biblioteca Central, diversos serviços de acesso a livros, contendo mais de 200 mil títulos, incluindo acervos especiais e cordelteca

Além disso, a instituição conta com corpo docente que  realiza semestralmente diversas publicações acadêmicas, científicas e literárias. E para celebrar o Dia Nacional do Livro, o Unifor Notícias Mobile desta semana lista algumas publicações recentes de professores dos quatro centros da Universidade de Fortaleza: Centro de Comunicação e Gestão (CCG); Centro de Ciências Jurídicas (CCJ); Centro de Ciências da Saúde (CCS); e Centro de Ciências Tecnológicas (CCT).

A Segunda Camada (CCG)

Capa do livro “Segunda Camada”(Foto: Acervo pessoal)

Escrito por Cláudio Sena, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor, o livro “Segunda Camada” foi lançado em outubro deste ano. A obra reúne artigos publicados pelo doutor em Sociologia no projeto Bemdito, com textos que abordam os mais diversos aspectos sociais. “Da influenciadora Rafa Kalimann ao filósofo Immanuel Kant, de Gilberto Gil na Academia Brasileira de Letras à CPI da Covid em Brasília, os assuntos explorados são diversos”, afirma Cláudio.

“A proposta foi descobrir novas e mais profundas camadas daquilo que a sociedade vem vivenciando nos últimos anos, fugindo do senso comum, das prenoções, dos julgamentos primários, do pensamento reducionista e simples. A publicação busca a complexidade, as relações entre campos e o real significados (e significados) das coisas e dos fenômenos, em uma procura pelo que está escondido” - Cláudio Sena, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda

Casa Cearense (CCT)

Capa do livro “Casa Cearense” (Foto: Acervo pessoal)

O livro “Casa Cearense" é de autoria de Ana Cecília, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifor, e do arquiteto e urbanista Marcondes Araújo. A obra trata sobre os valores e princípios presentes na casa cearense, nome que abriga uma diversidade de manifestações culturais, materiais e imateriais. Os autores documentaram formas dignas de morar, viver e habitar, que resistem ao tempo, que conservam valores e qualidades tradicionais, regionais, arquitetônicos, culturais e de identidade.

“Esta é uma reflexão sobre os ambientes formadores e fomentadores dos sentidos e significados para a vida daqueles que habitam a casa cearense, documento vivo, orgânico da história real, direta, vivida e interpretada. Nossa intenção é compartilhar em forma de livro essa rica experiência, e incentivar o interesse, o cuidado e o apreço pelo tema da casa que em nós habita, e suas manifestações” - Ana Cecília, docente do curso de Arquitetura e Urbanismo

Direito das Famílias (CCJ)

Capa do livro “Direito das Famílias” (Foto: Acervo pessoal)

Lançado em junho, o livro “Direito das Famílias por Juristas Brasileiras” reúne escritas de mulheres que contam, nas suas áreas de atuação, uma “nova” história que denuncia e reivindica por igualdade de gênero, atenção às vulnerabilidades e um olhar diferenciado sobre o cuidado, na tentativa de alinhar o Direito Civil aos direitos humanos e fundamentais. São elas, juristas brasileiras comprometidas com a tarefa de analisar criticamente o Direito, em especial, o Direito das Famílias. Estão inclusas na autoria da obra as professoras do curso de Direito da Unifor Hérika Bezerra, Joyceane Bezerra e Beatriz Lima.

“A obra trata sobre questões contemporâneas do direito das famílias tais como: os novos arranjos familiares e o afeto, situações subjetivas patrimoniais, as relações de parentesco e filiação, a proteção dos vulneráveis, aspectos existenciais da conjugalidade. Além disso, simboliza a ciranda das mulheres e, cada qual, no seu campo epistemológico, revela a condição feminina por meio da sua lente de atuação profissional e demonstram que os avanços nessa área, sem desmerecer as lutas e vitórias já travadas, ainda estão longe de ser institucionalizados” - Hérika Bezerra, docente do curso de Direito

Redescobrindo a Cárie (CCS)

Capa do livro “Redescobrindo a Cárie” (Foto: Acervo pessoal)

Escrito por Morgana Pontes, professora do curso de Odontologia da Unifor, o livro “Segunda Camada” trata sobre a conscientização da problemática da cárie. A obra visa fomentar e informar aos pais, às crianças, aos adolescentes, adultos e dentistas, por meio de uma linguagem atual e divertida, sobre a importância da educação como meio de controle e prevenção da doença cárie.

“Sempre tive interesse em escrever sobre esse assunto de forma científica e lúdica simultaneamente. Que fosse de alcance da população, mas com base na literatura científica. Penso que esse primeiro exemplar conseguiu contemplar esse desejo e espero que seja muito útil para a população e possa contribuir um pouco mais para a saúde bucal das crianças e adolescentes” - Morgana Pontes, docente do curso de Odontologia