null Egressos de Direito são aprovados em Concurso de Juiz do Estado do Ceará

Ter, 27 Agosto 2019 14:20

Egressos de Direito são aprovados em Concurso de Juiz do Estado do Ceará

Ramon Beserra, Eduardo Girão e Anita Araruna ressaltam a importância dos conhecimentos adquiridos durante a graduação em suas respectivas trajetórias

Ramon Beserra, Anita Araruna e Eduardo Girão. Foto: Ares Soares.

O concurso para o cargo de Juiz Substituto do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), executado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), objetivou selecionar candidatos para os 50 cargos vagos de Juiz Substituto.

De acordo com o edital, publicado em fevereiro de 2018, das 50, 38 vagas foram destinadas  para ampla concorrência. Entre as 38 vagas ofertadas, Ramon Beserra, Eduardo Girão e Anita Araruna, egressos do curso de Direito da Universidade de Fortaleza foram selecionados. O concurso foi homologado nesta quinta-feira (22), no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.

Ramon Beserra, concluiu o curso em 2013.1 e ocupou o 21º lugar. Quando questionado sobre sua experiência na Universidade, Ramon destaca a atuação como monitor na disciplina Direito Administrativo. “Participar do projeto de monitoria, me aproximou muito da docência, me acrescentou oratória, o que foi fundamental para as aprovações nas fases orais dos concursos jurídicos que logrei êxito, inclusive o concurso de Juiz de Direito do Estado do Ceará”, completa.

O advogado acrescenta sua experiência no Escritório de Prática Jurídica (EPJ) localizado no bloco Z da Universidade. “Grande parte dos ensinamentos que adquiri não aprendi em livros jurídicos, mas sim com os professores que tive na Unifor, principalmente no EPJ, período que fui orientado pela professora Cilana de Moraes”, enfatiza. Atualmente, ele atua como advogado e pretende investir com mais afinco na última fase do certame da Magistratura do Estado do Ceará.

Francisco Eduardo Girão Braga, formou-se em 2008.1 e ocupou o 23º lugar. É juiz de direito do Estado do Maranhão e professor no Virtus Concursos, preparatório para concurso de Magistratura no Ministério Público, Defensoria Pública do Estado (DPE) e Delegado de Polícia.

Eduardo ressalta que os estágios realizados durante sua graduação foram essenciais para agregar experiência no mercado. “Durante o curso realizei estágios supervisionados por professores, e fui estagiário na defensoria pública do estado. O estágio na Universidade é importante por trazer a prática em um curso teórico. O professor Konrad Saraiva Mota foi excepcional em meu aprendizado” destaca o juiz.

Já Anita Araruna, ocupou o 32º lugar e é aluna concludente de 2012.2. É promotora de Justiça do estado da Bahia. Ela destaca que optou pela Unifor devido sua referência dentro e fora do Estado do Ceará. “A universidade é reconhecida como um local que estimula não só o ensino, como a pesquisa e diversas atividades. Sempre soube que ingressando na Unifor, iria abrir várias portas para mim no mercado de trabalho”, enfatiza Araruna.

A atual promotora ressalta a importância dos professores em sua formação profissional. “Fui monitora de Direito das Obrigações com a professora Beatriz de Castro Rosa, que sem dúvidas, direcionou em meus estudos. Também fui bolsista de iniciação científica, com bolsas remuneradas e participei de diversos encontros de pesquisa, além de publicar artigos”, destaca.

Direito na Unifor

O curso de Direito da Unifor é reconhecido pela sua excelência, com a nota máxima (5) na avaliação do Ministério da Educação, principal indicador de qualidade do Ensino Superior. Oferece uma formação humanista com foco na ética, responsabilidade social e fortalecimento dos valores constitucionais, preparando você para o exercício profissional nos mais diversos campos de atuação.

Criado em 1976, o primeiro da região Nordeste em uma instituição particular de ensino superior, destaca-se no cenário educacional, integrando teoria e aprimoramento técnico, o que garante uma educação jurídica atenta às demandas globais e às peculiaridades regionais.

Contato: (85) 3477.3125
Local: Bloco K | Sala 3