null Entrevista Nota 10: Hannah Troccoli e a sintonia entre o cinema e as artes plásticas

Qui, 13 Maio 2021 10:57

Entrevista Nota 10: Hannah Troccoli e a sintonia entre o cinema e as artes plásticas

Educadora do Espaço Cultural Unifor, a estudante do curso de Cinema e Audiovisual pretende se especializar na área de processo artístico


Hannah Troccoli acredita que o curso de Cinema da Unifor dá aos alunos a possibilidade de experimentar e desenvolver interesses e habilidades (Foto: Arquivo pessoal)
Hannah Troccoli acredita que o curso de Cinema da Unifor dá aos alunos a possibilidade de experimentar e desenvolver interesses e habilidades (Foto: Arquivo pessoal)

Da admiração, a coragem. Foi inspirada pelo artista plástico Leonilson que a jovem estudante da Universidade de Fortaleza, Hannah Troccoli, decidiu dar início ao sonho de se tornar pesquisadora na área de artes visuais e trocou a Arquitetura pelo Cinema. 

Educadora do Espaço Cultural Unifor, ela pretende estudar a obra do cearense Sérgio Helle em seu trabalho de conclusão de curso e após o TCC já vislumbra um mestrado fora do país. Com exclusividade ao Entrevista Nota 10, Hannah destaca as possibilidades criativas oriundas da relação entre o cinema e as artes plásticas. Confira na íntegra: 

Entrevista Nota 10 - Hannah, para iniciarmos... poderia falar um pouco sobre a sua trajetória acadêmica? Como se deu a escolha pelo curso de Cinema da Unifor? 
 
Hannah Troccoli - Entrei na Unifor em 2013, como aluna do curso de Arquitetura, fiz alguns semestres, mas o conteúdo não era o que eu estava esperando, pensava que ia estudar muito história da arte e estética, mas o curso foca em projeto. Por conta disso participei de grupos de estudo em história da arte e arte contemporânea na Galeria Multiarte, lá aprendi bastante sobre a área e conheci vários artistas, na mesma época trabalhei no Museu da Cultura Cearense como arte educadora, participei de grupos idealizadores de exposições universitárias no IFCE e depois fui selecionada para ser educadora no Espaço Cultural, durante meu estágio recebemos a exposição do artista Leonilson, que já admirava, mas nos encontros do educativo com o curador e minhas leituras conheci mais sobre a história dele, sua inconstância e  coragem me deram força para largar a Arquitetura, algo que já pensava há muito tempo. Então, em 2017 entrei no curso de Cinema e Audiovisual, estagiei na TV Unifor, aprendi bastante sobre as diversas áreas da produção audiovisual e me encantei pela teoria e pelo processo criativo, meu objetivo é me tornar pesquisadora na área das artes visuais, mas vivenciar e aprender sobre a produção foi e é importantíssimo para a minha formação. 
  
Entrevista Nota 10 - Quais você acredita que sejam os principais diferenciais da graduação?
 
Hannah Troccoli - Acho que a possibilidade de experimentar, temos cadeiras em quase todas as áreas de produção audiovisual, algo que abre portas para desenvolvermos nossos interesses e habilidades.
 
Entrevista Nota 10 - Você também é educadora do Espaço Cultural Unifor. Como tem sido essa experiência? 
 

Hannah Toccoli - Sou educadora pela segunda vez no espaço cultural, ter contato direto com curadores, artistas, obras e montadores é algo que considero muito importante para minha formação, trabalhar em museus é algo que amo fazer, seja na montagem, na concepções de exposições ou mediando para o público, ter essa experiência do dia a dia de um museu só me dá mais certeza que é no meio da arte que eu quero estar.  
 
Entrevista Nota 10 - De que forma você avalia o papel da Universidade em incentivar o contato dos estudantes com a fruição artística? 
 
Hannah Troccoli - A Unifor possui um dos maiores acervos particulares do Brasil, esse investimento é algo que deveria ser mais aproveitado internamente, vejo que alguns professores levam suas turmas e os alunos não parecem tão animadas, mas depois da visita e de entrarem em contato com obras da nossa história, que só havia visto em livros a atitude muda, muitos cursos não fazem essa ponte, acho que as visitas ao espaço e ao primeiro andar da reitoria deveriam ser mais influenciadas. 
 
Entrevista Nota 10 - Seu Trabalho de Conclusão de Curso pretende estudar a obra do artista plástico Sérgio Helle, isso? Poderia nos contar um pouco mais? Qual será a abordagem e por quê escolheu esse tema?
 
Hannah Troccoli - Como tenho interesse em me especializar na área de processo artístico decidi que meu TCC seria sobre isso, falei com alguns amigos meus artistas e Sérgio foi o primeiro a aceitar, eu já conhecia um pouco de seu processo e suas obras, ele é uma pessoa bem aberta e acessível o que torna a pesquisa bem mais simples e prazerosa. Poder trocar com o artista e entrar em seu processo, perceber coisas que talvez nem ele saiba é algo que acho extremamente instigante, por isso além do artigo estou desenvolvendo um filme em VR.  
 
Entrevista Nota 10 - Então, como funciona a relação entre as artes plásticas e o cinema para você? 
 
Hannah Troccoli - As artes visuais inspiram o cinema, os maiores fotógrafos cinematográficos se inspiram em obras de arte para montarem suas cenas, algumas composições em quadros ou esculturas transmitem um sentimento que o diretor quer atingir, como exemplo posso citar o filme "O Corpo que Habito" em que a arte e a fotografia foi toda inspirada na obra da artista Louise Bourgeois.
 
Entrevista Nota 10 - Gostaria de compartilhar conosco obras que têm te acompanhado durante a pandemia?
 
Hannah Troccoli - Durante a pandemia eu tenho comprado mais arte, acho que quero me cercar de coisas belas, emoldurei algumas obras que tinha engavetadas. Mas em questão de audiovisual não tenho assistido nada interessante, só as mesmas sitcoms, acho que a situação nos obriga a entrarmos demais em nós e isso é exaustivo, quando paro para assistir algo tenho buscado comédias. 
 
Entrevista Nota 10 - Hannah, e os planos para a carreira depois do TCC? Já tem algo em vista? 
 
Hannah Troccoli - Pretendo me inscrever para fazer mestrado fora do Brasil, já tenho algumas universidades em vista, espero que dê certo!