null Espaço Cultural Unifor realiza encontros com os artistas das exposições autorais em cartaz

Espaço Cultural Unifor realiza encontros com os artistas das exposições autorais em cartaz

Da esquerda para a direita: Wilson Neto e Daniel Chastinet, idealizadores de “Macedônia”, e Mario Sanders, criador de “O Céu como Limite”, durante evento de lançamento das exposições no Espaço Cultural Unifor (Foto: Ares Soares)
Da esquerda para a direita: Wilson Neto e Daniel Chastinet, idealizadores de “Macedônia”, e Mario Sanders, criador de “O Céu como Limite”, durante evento de lançamento das exposições no Espaço Cultural Unifor (Foto: Ares Soares)

Na próxima semana, o Espaço Cultural Unifor realiza seus primeiros encontros públicos com os artistas após a abertura das exposições “O Céu como Limite”, de Mario Sanders, e “Macedônia”, de Wilson Neto e Daniel Chastinet. As conversas acontecerão no próprio Espaço Cultural e contarão com a participação dos autores e curadores da mostra.

Programação

Na Macedônia: Conversa com o curador Aldonso Palácio e os artistas Wilson Neto e Daniel Chastinet
Data: 19 de abril de 2022 (terça-feira)
Horário: 18h
Local: Espaço Cultural Unifor

Linhas Cruzadas: Conversa com o artista Mario Sanders e a curadora Izabel Gurgel
Data: 23 de abril de 2022 (sábado)
Horário: 16h
Local: Espaço Cultural Unifor

“O Céu como Limite”

 

Mario Sanders expõe desenhos, bordados, objetos e pinturas em “O Céu como Limite”, uma realização da Fundação Edson Queiroz.

O artista nascido em Aquiraz, cidade litorânea a cerca de 40 km de Fortaleza, apresenta em “O Céu como Limite”, pela primeira vez, uma significativa produção de bordados. É a linguagem artística de uso mais recente por parte do artista, que começou a bordar há cerca de sete anos.

“Macedônia”

 

Um mergulho em outra cultura trouxe à tona novos horizontes criativos. A residência artística na República da Macedônia do Norte, em 2019, foi a gênese da exposição “Macedônia”, dos artistas Daniel Chastinet e Wilson Neto.

As 23 telas em técnica mista sobre tecido também contam sobre expandir olhares e viajar no cotidiano, tudo em dupla. Por meio das pinturas e dos relatos de viagem, eles reduzem a distância geográfica e cultural entre o Ceará e o país do sudeste europeu, localizado a cerca de oito mil quilômetros de Fortaleza, cidade natal de ambos.

Além das duas exposições, o Espaço Cultural Unifor apresenta a mostra “100 anos da Semana de Arte Moderna em acervos do Ceará”, em celebração ao centenário do movimento que teve papel fundamental na consolidação do modernismo no Brasil.

Com curadoria de Regina Teixeira de Barros e consultoria de Aracy Amaral, a mostra ficará em cartaz no Espaço Cultural Unifor, com acesso grátis a toda a população. É mais uma ação da FEQ para compartilhar conhecimento neste momento em que comemora também 50 anos de fundação.

Serviço

Espaço Cultural Unifor
Exposições  “100 anos da Semana de Arte Moderna em acervos do Ceará”, “Macedônia” e “O Céu como Limite”
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 19h – sábados e domingos, das 10h às 18h
Mais informações: (85) 3477.3319 
https://www.unifor.br/espaco-cultural-unifor/em-cartaz