null Graduação em Cinema e Audiovisual da Unifor realiza oficina de curta-metragem com Clarissa Nanchery

O curso, que acontece virtualmente de 21 a 25 de junho, é gratuito e voltado para quem deseja dar os primeiros passos no mercado de audiovisual no Brasil. Saiba como se inscrever e participar.

Clarissa Nanchery, realizadora audiovisual e professora de cinema, irá ministrar a oficina virtual em sala exclusiva do Google Meet. (Foto: Arquivo Pessoal)

O curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realizará a oficina “Curta-metragem: da ideia à finalização", ministrada pela realizadora audiovisual e professora de cinema Clarissa Nanchery. Gratuita e aberta ao público, a atividade acontece de 21 a 25 de junho de 2021 pelo Google Meet, no horário de 15h às 17h. As inscrições estão abertas até o dia 19 de junho, próximo sábado.

A oficina consiste em cinco encontros virtuais com o objetivo de introduzir os principais elementos cinematográficos para o desenvolvimento de um curta-metragem, passando pelo roteiro, produção, direção, som e edição. A partir de conceitos e propostas práticas, os participantes poderão conhecer as etapas da realização audiovisual e perceber de que forma cada área atua na criação cinematográfica.

Bete Jaguaribe, coordenadora e professora do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor, explica que a oficina é uma oportunidade para jovens que querem vivenciar as primeiras experiências em cinema. "O setor audiovisual é uma das áreas de maior crescimento no mundo, gerando um amplo campo de possibilidades de trabalho e geração de renda", observa a professora, acentuando a natureza criativa do campo audiovisual e as possibilidades artísticas que essa área traz.

Sobre a convidada

Clarissa Nanchery é realizadora audiovisual e professora de cinema. Possui mestrado em Meios e Processos Audiovisuais (ECA/USP) e é graduada em Comunicação Social (UFF/RJ) e Letras (UERJ). Desde 2007 atua na área de cinema e educação, foi coordenadora acadêmica e é atual professora na Academia Internacional de Cinema. Coordenadora do Projeto Imagens em Movimento, atuou no Projeto Inventar com a Diferença – Cinema e Direitos Humanos, no Projeto CINEAD/UFRJ e na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Como produtora executiva, realizou o filme “Guardiões da Memória”, do qual também é montadora; e a Mostra Maricá Cinema e Memória, da qual é idealizadora e coordenadora. Como diretora, roteirista e montadora, tem realizações de produção independente, dentre as quais a websérie “Magnólia Vai”, e os curtas-metragens “Estado de Desmantelo”, “Atafona, por quê?”, “Burguesia Folclórica”, “Abecedário de Cinema segundo Alain Bergala”. Colaborou na pesquisa dos filmes “Doc.Santeiro” e “O Criador de Imagens: Ensaio sobre o Olhar de Mário Carneiro” e na série de TV “Amanajé, o mensageiro do futuro” – da qual foi também coordenadora da oficina de audiovisual para indígenas da Região Centro-Oeste.

Oficina “Curta-metragem: da ideia à finalização"
Data: 21 a 25 de junho
Local: Sala virtual no Google Meet