null Ingressantes do curso de Design compartilham expectativas sobre o futuro acadêmico e profissional

Seg, 27 Fevereiro 2023 09:48

Ingressantes do curso de Design compartilham expectativas sobre o futuro acadêmico e profissional

A graduação nasceu em 2023 visando atender às novas demandas do mercado de trabalho 


Recém-criado, o curso disponibiliza estrutura completa e formação integral (Foto: Ares Soares)
Recém-criado, o curso disponibiliza estrutura completa e formação integral (Foto: Ares Soares)

Em 2023, a Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, deu início ao curso Bacharelado em Design. Fazendo parte do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG), a graduação nasceu com objetivo de formar profissionais qualificados frente às novas tendências mercadológicas. 

O curso disponibilizará formação voltada às três áreas de maior interesse do mercado: 

Design gráfico: prepara o aluno para desenvolver projetos como identidade visual, livros, revistas, catálogos, posts, embalagem, sinalização, etc.;
Design de serviços: apresenta as melhores práticas em Experiência do Usuário (UX Design) atrelado à análise sistêmica da jornada do usuário e da pesquisa em design;
Design de interfaces digitais: explora o desenvolvimento, a avaliação e a otimização de interfaces para sites, aplicativos em diferentes sistemas digitais.

A coordenadora do curso de Design da Universidade de Fortaleza, Priscilla Medeiros destaca que a graduação já nasceu com bastante energia e muitas oportunidades. Além de contato próximo com o mercado e todas as representatividades do design de Fortaleza, o curso conta com equipe de docentes que acompanhou a construção do curso e que reconhece a força e o potencial do design.

“Acreditamos muito na força do coletivo e queremos construir um curso que faça sentido e a diferença na vida de cada aluno. Eles são parte relevante nesse processo e queremos torná-los protagonistas da nossa história. Estamos vibrando com o lançamento e ansiosos para vivenciar tudo que o Bacharelado em Design tem para oferecer para a Universidade, Fortaleza e o mundo" Priscilla Medeiros, coordenadora do curso de Design da Unifor

Nesse contexto, conversamos com alguns ingressantes da graduação, que compartilharam suas expectativas sobre o futuro acadêmico e profissional.

Novo ciclo

Uma nova oportunidade na área. Assim enxerga Maria Eduarda Silva, que chega ao curso de Design da Unifor por transferência de outra instituição de ensino. Segundo ela, o motivo da mudança se deu por insatisfação com o antigo curso e, quando soube da nova graduação da Unifor, não exitou em começar um novo ciclo acadêmico. 

“Eu já sabia que a Unifor é uma Universidade muito bem estruturada, e quando abriu o curso de Design, fiquei muito feliz e não pensei duas vezes antes de confirmar minha transferência", declara. 


“Quero conhecer pessoas novas e aprender cada vez mais com os professores. Também espero fazer parte de agências na Universidade, desenvolvendo minha parte profissional”Maria Eduarda Silva, ingressante do curso de Design da Unifor 

Ela ressalta que desde mais jovem tinha interesse pela área, mas não sabia exatamente onde se encaixava, até começar a pesquisar sobre e achar canais no YouTube, como “femingos” e “httpedro”, que são designers que a inspiraram na própria escolha profissional.

Agora, Maria Eduarda terá a oportunidade de realizar a melhor formação em Design de Fortaleza. Para o futuro, a estudante já projeta atuar nas áreas de design editorial e direção de arte.

Sem barreiras para o conhecimento 

Sempre é tempo para aprender. Marivan Ferraro, ingressante do curso de Design da Unifor, é exemplo claro disso. Aos 73 anos, ela retornou à universidade para iniciar um novo ciclo acadêmico. 

Professora por vocação, cargo que exerceu na rede pública até 2009, ela sempre disse para si mesma: “quero estar em sala de aula até os fins dos meus dias, ensinando ou aprendendo”

Sua trajetória no universo do conhecimento é extensa. Ela é graduada em Letras, Português, Inglês e literaturas da língua portuguesa e da língua inglesa, e pós-graduada em ensino de língua portuguesa: leitura, escrita e gramática à luz da linguística. Na Unifor, ela terá a oportunidade de dar um novo passo. Entretanto, seu ingresso na área do Design veio por acaso. 


Marivan Ferraro, ingressante do curso de Design da Unifor (Foto: Ares Soares)

Segundo Marivan, a ideia de estudar Design veio a partir de uma ida à Unifor, na qual acompanhava uma amiga. Na ocasião, conversou com alguns funcionários na Universidade e visualizou a possibilidade de traçar um novo caminho, seguindo uma antiga aptidão, já que sempre apreciou a arte de maneira geral. “Resolvi investir em mim, pois há algum tempo sonhava em voltar a estudar”, pontua. 

A estudante revela que suas expectativas são tímidas, pois deseja, ao decorrer da graduação, descobrir afinidades com o Design e suas possíveis oportunidades de atuação profissional da área. “Terei todas as possibilidades de aprendizagem e confio que a Unifor me possibilitará todos os recursos disponíveis como aluna”, finaliza Marivan.

Aprendizagem contínua

“O Design se apresenta para mim como o início de um novo ciclo acadêmico e como extensão do que aprendi no decorrer do meu primeiro curso”, afirma Marjorie Menescal, que vai realizar nova graduação, após se formar em Publicidade e Propaganda pela Unifor. 

Segundo ela, o desejo de se aprofundar na área surgiu durante a primeira graduação, quando percebeu a afinidade com a linguagem visual.   No Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ela realizou análise cromática do filme Midsommar, que veio como um “abrir de olhos” para essa vocação, fazendo com que ela se debruçasse de forma aprofundada não só no âmbito da comunicação visual, mas também da iniciação científica durante a construção da monografia.

“Somado a todas as outras experiências adquiridas ao longo da minha primeira graduação, junto às minhas vivências no mercado de trabalho após a conquista do meu diploma, senti o chamado de me aprofundar na área do design”, declara Marjorie. 


“Me sinto realizada e feliz de estar tendo novamente a oportunidade de ser aluna do curso que eu queria, na Universidade que eu queria. Acredito que minha segunda graduação vem como uma abertura de inúmeros caminhos e possibilidades que posso não ter aproveitado inteiramente noutro momento da minha vida”Marjorie Menescal, ingressante do curso de Design 

A estudante ressalta a alegria de iniciar novo ciclo acadêmico e reforça que planeja vivenciar essa nova fase intensamente, participando de projetos, oficinas, palestras e até, quem sabe, de intercâmbio. “Quero realmente tirar proveito de tudo o que for ofertado, porque o ambiente universitário é riquíssimo e estar numa faculdade que permite ao aluno tantas possibilidades de extensão, é um grande privilégio”. 

Para o futuro, Marjorie quer dar continuidade a um projeto como designer de uma marca própria, atrelando seu interesse ao design com a moda, que também se mostrou como uma grande paixão de sua vida.
 
Além disso, ela ressalta que quer deixar a própria marca nesse universo e mostrar ao mundo que a cor importa, que a forma importa, que a beleza importa.” O mundo pode ser muito mais bonito e acredito na potência do design como canal de comunicação e na força da sua função social como instrumento de mudança”, finaliza.

Quer estudar Design?

Na Universidade de Fortaleza, o curso de Design disponibiliza estrutura de ponta, com equipamentos e laboratórios de última geração, e corpo docente de excelência, composto por profissionais de renome no mercado de trabalho local e nacional. Além disso, também oferta projetos, como monitoria, estágio e iniciação científica, que viabilizam uma formação profissional completa.  

Confira os diferenciais do curso de Design da Unifor:

Adobe Creative Cloud para cada aluno

Cada aluno do curso de Design da Unifor recebe acesso pessoal por meio de uma conta de e-mail institucional ao Adobe Creative Cloud, para acessar nos laboratórios e em casa, sempre que precisar, os principais softwares do mercado: Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, Adobe InDesign, Adobe XD, Adobe Premiere, Adobe After Effects e muitos outros.

Uma formação prática e acesso aos melhores laboratórios e máquinas

Os laboratórios de informática do curso de design contam com novos computadores para formação prática, voltada para o desenvolvimento de projetos em softwares de mercado. O curso conta ainda com o Laboratório de Impressão, com diferentes máquinas para experimentação gráfica como impressoras de risografia, serigrafia, tampografia, além de contar com o apoio da Gráfica Unifor para impressões digitais em plotter e laser. Para as disciplinas de fotografia, também são disponíveis estúdios e laboratórios de fotografia, que contam com técnicos e materiais para apoio das atividades letivas.

Flexibilidade na formação: as trilhas formativas do curso de Design

A matriz do curso conta com 16 créditos, o equivalente a quatro disciplinas optativas para quem quer cursar uma das trilhas formativas do curso. As trilhas são: humanidades, marketing, produção audiovisual, publicidade e moda. O discente que concluir a trilha recebe certificação própria, que destaca a escolha formativa em relação à área escolhida.

Design com responsabilidade: Liga do Design Social

As disciplinas de Design Research, Design de Serviços, Economia Criativa e Design Social fazem parte do projeto Liga do Design Social com ações extensionistas voltadas para a responsabilidade socioambiental por meio de projetos em design. O egresso demonstra sensibilidade às necessidades dos indivíduos, dos grupos sociais e da comunidade em seu fazer profissional, estando comprometido com a busca, a construção e o compartilhamento do conhecimento relacionado à própria atuação profissional.

Estágio supervisionado: de designer para designer 

No último ano de formação, o estudante cursa a disciplina Estágio Supervisionado, que visa a inserção do discente no mercado de trabalho. A disciplina conta a formação em competências socioemocionais necessárias para o mundo do trabalho hoje, bem como especializa a atuação a partir da preparação do portfólio de trabalho e na para os desafios do mundo como freelancer.