null Jornalista egressa da Unifor é indicada ao Troféu Mulher Imprensa 2023

Sex, 18 Agosto 2023 15:52

Jornalista egressa da Unifor é indicada ao Troféu Mulher Imprensa 2023

Larissa Carvalho é fundadora do site Negrê e foi indicada à premiação na categoria “Região Nordeste”

A egressa também é autora do livro-reportagem “Mutuê: relatos e vivências de racismo em Fortaleza” (Foto: Larissa Maria)

Na 17ª edição do Troféu Mulher Imprensa, com o tema “Regionalidade”, a jornalista Larissa Carvalho, egressa da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, foi indicada à premiação na categoria "Região Nordeste". A honraria, composta de 15 categorias e promovida pela Revista Imprensa, reconhece o trabalho de mulheres jornalistas, independentes ou de grandes veículos, que se destacaram em suas áreas de atuação e projetos pessoais.

A editora-chefe e fundadora do site Negrê se descobriu negra aos 18 anos durante a graduação em Jornalismo e, desde então, anseia em escrever e refletir a respeito de questões raciais, o que reflete sempre em sua trajetória. Em 18 de julho de 2020, Larissa fundou o Negrê com a jornalista cearense Sara Sousa, visando trazer e ampliar vozes de narrativas negras e nordestinas por meio de um portal direcionado a esse universo.

"Quem é jornalista independente e trabalha por conta própria sabe a importância de ter um reconhecimento dessa forma. Isso muito me motiva a continuar meu trabalho e meus projetos, além de continuar sonhando!", afirma Carvalho.

Em 2022, a egressa foi indicada à 16ª edição do Troféu Mulher Imprensa com o tema “Pertencimento e Inovação”, sendo finalista na categoria “Jornalista Revelação – início de carreira”. Ainda no ano passado, a jornalista cearense foi selecionada para participar da Jornada Galápagos 2022 em São Paulo (SP) e do Programa de Liderança para Visitantes Estrangeiros Internacionais (IVLP), a convite da Embaixada Americana no Brasil.

Premiação

A indicação de Larissa ao prêmio Troféu Mulher Imprensa, especialmente nesta edição de 2023, que abrange a temática dos direitos humanos e da diversidade por meio do título “Regionalidade”, representa o direcionamento profissional da jornalista. Uma mulher jovem, negra e nordestina, que luta pela voz de sua comunidade a partir de uma iniciativa independente personifica o significado de pertencimento e inovação.

As indicações para a edição do Troféu Mulher Imprensa 2023 foram feitas por meio de escolha popular e a votação online segue até o dia 21 de agosto (segunda-feira). O anúncio das vencedoras e a premiação estão previstos para ocorrerem no dia 16 de setembro, em São Paulo (SP).

Sobre Larissa Carvalho

Jornalista profissional preocupada com questões raciais e graduada pela Universidade de Fortaleza. É fundadora e editora-chefe do Negrê, o primeiro portal de mídia negra nordestina do Brasil. É autora do livro-reportagem “Mutuê: relatos e vivências de racismo em Fortaleza” (2021) e foi coordenadora de Jornalismo na TV Unifor entre 2021 e 2022.

Larissa soma experiências internacionais na Argentina, África do Sul e Estados Unidos. Em 2022, foi indicada ao 16º Troféu Mulher Imprensa na categoria “Jornalista revelação – início de carreira”.